Acompanhamentos, Entradas, Salgadas, Vegetarianas

Berinjela com lentilha, tomate-cereja e iogurte

Vem aprender a fazer essa receita deliciosa de berinjela com lentilha, tomate-cereja e iogurte!

Na semana passada, chegou mais um livro de gastronomia para fazer parte da minha biblioteca. Fazia tempo que eu queria comprar o livro Simples – 130 receitas fáceis e rápidas do Yotam Ottolenghi, eu já tinha outro livro dele, o Jerusalém: Sabores e receitas é maravilhoso e cheio de receitas inspiradoras.

Assim que o livro chegou, tive tempo de folhear rapidamente, mas não deu para olhar com calma. Hoje, eu estava com várias berinjelas na geladeira e sem ideias, na mesma hora pensei que no meu novo livro poderia ter algo e acertei. Receita escolhida, tinha todos os ingredientes e fui para a cozinha para fazer esse acompanhamento para o almoço.

O resultado é delicioso, um prato para se consumir em temperatura ambiente ou levemente morno! Perfeito para servir como acompanhamento dos mais variados pratos, mas também fica uma delícia para servir com pães, como uma pastinha. Ele tem sabores intensos que ficam perfeitamente equilibrados com a leveza e delicadeza do iogurte.

 

Berinjela com lentilha, tomate-cereja e iogurte

Você quer mais ideias feitas com berinjela? Então, confira essa receitas que selecionei para você: Fatias de berinjela com queijo e molho de tomates, Escondidinho de carne moída com aipim e berinjelaBabaganoush.

 

Berinjela com lentilha, tomate-cereja e iogurte

Berinjela com lentilha, tomate-cereja e iogurte

5.0 from 1 reviews
Berinjela com lentilha, tomate-cereja e iogurte
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Prepare esse delicioso acompanhamento
Autor:
Categoria: Acompanhamento
Cozinha: Árabe
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Acompanhamento, Berinjela, berinjela assada, Berinjela com lentilha, Lentilha, Pasta de berinjela, Receita com berinjela,
Ingredientes:
  • 2 berinjelas (500g)
  • 200g de tomates-cereja
  • ⅓ xícara de lentilhas (60g)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de suco de limão siciliano ou cravo
  • 2 colheres (chá) de orégano desidratado
  • 1 dente de alho pequeno finamente picado
  • ¼ xícara iogurte natural (grego, se possível)
  • Sal e pimenta do reino
  • Folhas de manjericão
  • Azeite para regar
Modo de fazer:
  1. A berinjela pode ser feita no forno ou na boca do fogão, aqui eu vou ensinar a fazer no forno. Veja abaixo da receita como fazer na boca do fogão.
  2. Aqueça o forno na temperatura máxima.
  3. Berinjelas: Pegue as berinjelas e espete-as algumas vezes com um garfo. Coloque-as em uma forma e leve ao forno preaquecido.
  4. Asse por aproximadamente 1 hora. Lembre-se de virar pelo menos uma vez.
  5. Espere esfriar um pouco, faça um corte nas berinjelas.
  6. Remova a polpa delas e descarte a casca. Deixe a polpa sobre uma peneira para escorrer por 15 a 30 minutos.
  7. Tomate-cereja: Aproveite o forno para preparar os tomates. Em outra forma, coloque os tomates-cereja, leve ao forno para assar até que eles comecem a estourar e murchar. Leva aproximadamente 20 minutos. Reserve.
  8. Lentilha: Enquanto a berinjela assa, faça a lentilha.
  9. Coloque as lentilhas em uma panela com bastante água e uma pitada de sal.
  10. Cozinhe até que elas estejam macias, mas ainda inteiras, leva aproximadamente 20 minutos. Escorra as lentilhas e deixe-as descansando sobre uma peneira para secar um pouco mais.
  11. Finalização: Em uma tigela coloque a polpa de berinjela, as lentilhas, o azeite, o suco de limão, o alho, o orégano, sal e pimenta. Misture bem para envolver.
  12. Transfira a mistura para um o prato para servir.
  13. Distribua os tomate-cereja por cima.
  14. Espalhe colheradas de iogurte, mexendo delicadamente para espalhar um pouco, mas deixando porções maiores concentradas.
  15. Finalize com azeite e folhas de manjericão.
 

Dicas para a receita:

  • O preparo da berinjela: Eu fiz ela assada! Se preferir, você pode forrar o fogão com papel alumínio, espetar a berinjela com um garfo e levá-la diretamente sobre a chama do fogão, girando até que ela fique totalmente tostada e bem macia por dentro. Leva em média 20 minutos.
  • O iogurte: O iogurte grego tem a textura ideal, pois é mais espesso, mas você pode usar tranquilamente o iogurte natural normal, se preferir, também pode usar coalhada seca.
  • Faça na véspera: Se preferir, você pode fazer esse prato com até dois dias de antecedência. Só deixe para colocar o iogurte e na hora de servir.
  • O limão: Eu usei limão cravo (rosa, capeta), pois era o que eu tinha em casa e eu amo o sabor dele.

 

 

Finalize com um bom azeite e folhas de manjericão.

 

Berinjela com lentilha, tomate-cereja e iogurte

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Berinjela com lentilha, tomate-cereja e iogurte

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: