As nossas melhores receitas de pão
A cozinha do Mel e Pimenta é simples, caseira, é afetiva! As receitas que são publicadas por aqui refletem a minha rotina, o alimento que vai para a minha mesa. São muitas receitas de salgados, sobremesas, bolos e pães. Os pães sempre se fazem presentes por aqui, são mais de 100 receitas que já foram publicadas por aqui e por isso, hoje eu compartilho com você uma seleção com as nossas melhores receitas de pão.
Fazer pães requer dedicação, é um aprendizado constante e eu insisto, todos podem fazer pães ótimos, a experiência vem. E a cada novo pão, os resultados vão ficando melhores. Eu cresci vendo e ajudando a minha mãe a fazer pães, mas quando comecei a fazer meus próprios pães, eles eram ficavam bem mais ou menos e aos poucos eu fui melhorando, praticando e hoje em dia, gosto muito do resultado dos meus pães e sei que ainda existe um universo de informações e técnicas que posso aprender.
Quando penso em panificação, sei que sou uma mera aprendiz, mas fico imensamente feliz, por ver tantas pessoas reproduzindo as minhas receitas de pão e ainda mais feliz, por ver que muitas pessoas que achavam que não tinham “mão boa para pão” fazendo pães lindos.
Acompanhe o meu perfil no Instagram e sempre que preparar uma receita do blog, lembre de marcar o perfil @blog_melepimenta.
Escolha a sua receita e coloque a mão na massa!
Pães rápidos e sem sova
Os pães de liquidificador estão entre as receitas mais reproduzidas aqui do blog. Eles são fáceis, ficam prontos em pouco tempo e são simplesmente deliciosos. Nessa seleção tem o pão tradicional, a versão integral que é super macia e até feito com milho verde.
Pães tradicionais
Essa seleção de receitas tem de tudo um pouco, são os pães que fazem mais sucesso na minha casa e no blog. Com destaque para o Pão Petrópolis que tem uma legião de fãs, assim como o fofíssimo Pão Japonês Hokkaido feito com a técnica tangzhong e a minha última receita de Pão de Banana que é de uma maciez e delicadeza incrível.
Pães de massa doce
Agora quero falar dos pães de massa doce, são aqueles de massa amanteigada, muito macios e com aquele sabor delicadamente adocicado. O tempo de fermentação deles é um pouco maior do que um pão tradicional, mas o resultado compensa a espera. Dentre essas receitas, o destaque fica para o delicioso Pão doce de maçã com canela e açúcar mascavo, também para a delicadeza do Pão de massa doce trançado e os Shoreeks, que apaixonantes rolinhos de massa doce com toque de canela.
Pequenos pães
Esses pãezinhos fazem sucesso aqui no blog e na minha casa. Os pães modelados assim são super práticos e duram bastante, pois eu gosto de congelar e na hora de comer, só descongelo os pães que vou consumir, assim sempre tem pão fresquinho em casa. Dentre tantas receitas, os pequenos pães mais que mais fazem sucesso são o Pãozinho de cenoura e mel que é colorido e super saboroso, tem o Pão de mandioquinha que tanta gente faz e todos amam a sua maciez e também os Pãezinhos de farinha de milho e iogurte que são pura fofura.
Gostou da seleção com as nossas melhores receitas de pão? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.
por problema de saúde na família tive que me enveredar pelo universo dos pães e estou apaixonada, e mais ainda quando conheci suas receitas. Obrigada por dividir suas receitas.
Oi Marly!
Espero que as minhas receitas te ajudem nessa descoberta e espero que elas possam te ajudar.
Aproveite!!
Beijo
Vou fazer, parece ser muito bom
Vale experimentar Zilei
Boa tarde,
Acho que nessa pandemia é a quarta vez que tento fazer um pão, e estamos muito feliz pois dessa vez deu certo, fizemos o pão de Ricota nozes e cebola , ficou divino, absolutamente divino.
Agora não vou comprar mais pães industrializados vou testar todas as suas receitas, parabéns pelo ótimo trabalho.
Oi Nilma!!
Você não imagina o quanto eu fico feliz por receber seu retorno.
Cada receita do Mel e Pimenta é testada com muito cuidado, pois elas tem que funcionar na casa de vocês.
Espero que você ainda faça muitas receitas aqui do meu blog.
Oi, Eline. Tudo bem?
Já fiz muitos pães do seu site. Maravilhosos! Alguns estão na seleção, outros não. Esse post me incentivou a fazer certas receitas antes, como o pão de mandioquinha que está fermentando no momento.
Vai ser a primeira receita que eu faço com rendimento de 20 pãezinhos. Como aqui são só 2 pessoas acho que vou ter que congelar uma parte, né?
Você poderia me explicar passo a passo como você congela? Sou super leiga quanto a isso. Devo congelar quantos em cada saquinho? E no congelador, quanto tempo dura? E pães grandes? Dá pra congelar em fatias?
Muito obrigada.
Oi Andreia!
Antes de qualquer coisa, me desculpe pela demora no retorno.
Obrigada pelo carinho, fico feliz que já tenha aprovado muitas receitas.
Aqui em casa também somos só duas pessoas, eu faço o pão e congelo depois de assados e frios.
Quando são pequenos pães, você pode colocar eles em um saco próprio para alimentos e levar ao congelador, você pode dar uma movimentada nos pães uma vez até que estejam congelados para evitar que eles grudem. Também gosto de congelar os pães espalhados em uma forma e depois ensacar.
Os pães grandes, eu gosto de fatiar e para ter mais praticidade, costumo fatiar o pão e colocar entre cada fatia um pedaço de saco ou filme plástico, assim você só retira as fatias que vai consumir.
Para descongelar tem várias formas, você pode retirar do congelador e deixar em temperatura ambiente, também pode colocar por alguns segundos no microondas, também pode fazer na airfryer e um dos jeitos que eu mais gosto, é levar ao fogo baixo uma frigideira com tampa, o pão fica fofinho e levemente tostado.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, é só me chamar.