Doces, Sobremesas

Gelado crocante – Uma sobremesa fácil e deliciosa

Hoje estou trazendo uma sobremesa que é sinônimo de afeto para mim, por muitos anos, preparamos essa receita na nossa família, mas depois ela acabou sendo deixada de lado. Sempre que vou para a casa dos meus pais, gosto de dar aquela mexida nas receitas antigas e resgatar lembranças. Então aqui está o Gelado Crocante, uma sobremesa afetiva, fácil de fazer e econômica.

O gelado crocante é assim, para começar ele leva uma camada de um creme de chocolate de sabor delicado, depois de frio, ele é coberto por uma segunda camada de merengue italiano e por fim, é só espalhar o coco deliciosamente tostado, levar para gelar e pronto!

Acompanhe o meu perfil no Instagram e sempre que preparar uma receita do blog, lembre de marcar o perfil @blog_melepimenta.

Gelado crocante

Gelado crocante

Você também gosta de receitas com coco? Aqui em casa, ele é um dos nossos ingredientes preferidos, então confira uma pequena e inspiradora seleção Bolo de fubá com coco e cobertura de banana, Pão doce de coco e creme, Bolo de chocolate e coco com ameixa e Sequilhos de coco.

 

Gelado crocante

Gelado crocante
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Essa sobremesa de travessa é montada em camadas, a primeira é feita com um creme de chocolate, depois com merengue italiano e finalizada com coco tostado. É deliciosa!!
Autor:
Categoria: Sobremesas
Cozinha: Brasileira
Rende: 8 porções
Palavras-Chave:
gelado crocante, Receita de sobremesa, receitas doces, sobremesa, Sobremesa com coco, Sobremesa de chocolate com coco, sobremesa de travessa,
Ingredientes:
  • Creme
  • 5 gemas
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite integral
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho

  • Cobertura crocante
  • 1 e ½ xícara de coco em flocos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 4 colheres (sopa) de açúcar

  • Merengue italiano
  • 3 claras de ovo
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de água
Modo de fazer:
  1. Creme: Pegue uma tigela média, coloque as gemas e bata ligeiramente, então coloque o amido, misture bem e reserve.
  2. Em uma panela coloque o leite condensando, o leite, o cacau e misture bem.
  3. Leve a panela ao fogo médio, comece a cozinhar mexendo sempre.
  4. Assim que o líquido ferver, retire uma conchada dele e despeje na tigela com ovos, mexa imediatamente e bem para evitar grumos.
  5. Então coloque a mistura da tigela dentro da panela, mexendo com o fouet e continue cozinhando, agora em fogo baixo, até obter consistência cremosa e sem parar de mexer.
  6. Coloque o creme em uma travessa de aproximadamente 25 cm x 15 cm.
  7. Espalhe bem e cubra com filme plástico, acomode o filme tocando no creme, assim não se formará uma película na superfície. Coloque na geladeira para esfriar.
  8. Cobertura crocante Em uma frigideira coloque o coco, o açúcar e a manteiga. Misture e leve ao fogo médio.
  9. Depois que começar a dourar levemente, baixe o fogo e continue mexendo para tostar o coco uniformemente. Cuide para não queimar.
  10. Coloque o coco tostado em um prato para esfriar e pausar o cozimento.
  11. Merengue italiano Na batedeira coloque as claras e comece a bater.
  12. Em uma pequena panela coloque o açúcar e a água e misture bem, então leve a panela ao fogo baixo e deixe ferver, até obter uma clara levemente bronzeada, mas bem de leve.
  13. Nesse momento as claras já devem estar firmes, então sem parar de bater, vá adicionando a calda aos poucos.
  14. Quando toda a calda tiver sido usada, continue batendo por aproximadamente 10 minutos, até que a tigela da batedeira esteja fria.
  15. Então espalhe o merengue sobre o creme frio, cubra com o coco crocante que já deve estar frio e leve para a geladeira. Deixe gelar por aproximadamente 4 horas antes de servir.
 

 

Gelado crocante Baixa 8

 

 

Gelado crocante

 

Gelado crocante

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Gelado crocante 1

 

 

 

Gelado crocante 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: