Doces, Geleias

Geleia de tamarilho ou tomate de árvore

Você conhece o tomate de árvore? Se trata de um fruto que cresce naturalmente na região do andes, mas também é plantado em vários lugares da América do Sul. Ele também é conhecido como tamarillho, tomate japonês, tomate morango e vários outros nomes. Ele é uma fruta ácida e levemente adocicada, sua casca é amarga, por isso costuma ser descartada. Como agora é época desse fruto, nós preparamos uma Geleia de tamarilho ou tomate de árvore deliciosa.

Tamarillo, tomate de árvore

Essas frutas não são tão fáceis de encontrar, mas algumas pessoas costumam ter árvores de tamarillo em casa, as minhas foram trazidas da casa da Evandra, minha irmã que mora em Nova Bassano, não faz muito tempo que alguém deu sementes dessa árvore para ela e ainda não sabíamos muito como consumir os frutos. Essa semana experimentei uma geleia deliciosa feita por ela e então eu trouxe as frutas para Porto Alegre para fazer também.

Você gosta de preparar geleias? Então confira outras receitas que vão servir de inspiração, Geleia de amora caseira, Geleia de laranja, Geleia de laranjinha kinkanGeleia de pimenta biquinho com abacaxi.

 

 Geleia de tamarilho ou tomate de árvore

Geleia de tamarilho ou tomate de árvore

Geleia de tamarilho ou tomate de árvore
 
Autor:
Ingredientes:
  • 2 k de tamarilhos
  • 900 g de açúcar
  • Suco de meio limão
Modo de fazer:
  1. Prepare uma tigela com água e pedras de gelo.
  2. Leve ao fogo uma panela grande com bastante água, assim que a água ferver coloque tamarilhos dentro da água fervente, essa etapa é muito rápida, não é preciso contar o tempo, mas aproximadamente 15 segundos é suficiente.
  3. Como uma escumadeira retire os tamarilhos da água fervente e coloque na água gelada.
  4. Repita o processo até que todos tenham passado pela água fervente, você pode colocar vários por vez.
  5. Usando uma faca, puxe a pele do tamarilho começando pela parte próxima ao talo e a pele vai sair inteira. Descarte a pele e reserve os frutos.
  6. Coloque alguns frutos no liquidificador, adicione um pouco de água, o suficiente para bater até obter uma mistura homogênea.
  7. Acomode uma peneira sobre uma tigela grande e coe as frutas liquidificadas.
  8. Repita o processo de bater as frutas e coar até usar toda a polpa.
  9. Descarte as sementes que ficaram na peneira e coloque os líquidos em uma panela.
  10. Leve ao fogo e deixe cozinhando em fogo baixo por 1h, mexendo com frequência.
  11. Adicione o açúcar e o suco de limão, mexa bem e deixe cozinhando até ficar com ponto de geleia. Lembre que ela ficará um pouco mais firme depois de fria.
  12. Coloque a geleia ainda quente em vidros esterilizados, vire de cabeça para baixo e deixe-os assim até que que eles estejam em temperatura ambiente.
Siga o nosso perfil no Pinterest.

Tomates sem pele

 

Geleia de tamarilho ou tomate de árvore

 

 

 

 Geleia de tamarilho ou tomate de árvore Geleia de tamarilho ou tomate de árvore