Mousse é sempre uma opção fácil e deliciosa de sobremesa. Na minha opinião, uma mousse incrível deve ser leve, aveludada e muito aerada. A receita de hoje é exatamente assim, delicadeza em forma de sobremesa, ela tem a presença do chocolate amargo e o toque delicado do café que dá todo o charme.
E a sobremesa que já fica perfeita ainda ganhou uma divertida cobertura de avelãs douradas que conferem crocância e um sabor espetacular.
Mousse de chocolate com avelãs douradas
Ingredientes para a mousse:
200 g de chocolate meio amargo
100 g de manteiga
4 ovos (separe as gemas das claras)
4 colheres (sopa) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de café frio
1/2 colher (sopa) de conhaque
Ingredientes para as avelãs:100 g de avelãs
15 g de açúcar
20 ml de água
1/2 colher (sopa) de mel
Modo de fazer:
Aqueça uma panela com um pouco de água para fazer o banho-maria.
Pique o chocolate, e coloque-o em uma panela menor, acrescente a manteiga e o café. Leve a panela para o banho-maria e mexa até derreter os ingredientes. Desligue o fogo e reserve.
Na tigela da batedeira coloque as gemas e o açúcar e bata até chegar a um creme esbranquiçado. Adicione o creme de chocolate e bata bem, acrescente o conhaque e bata mais um pouco e reserve.
Coloque as claras em uma tigela da batedeira completamente seca, bata as claras até que estejam bem firmes.
Agora acrescente 1/3 das claras à mistura de gemas e chocolate e mexa bem, em seguida adicione o restante das claras e mexa delicadamente, de baixo para cima para que a mousse fique leve e aerada.
Transfira a mousse para tigelas ou uma travessa e leve para gelar por pelo menos 6 horas.
Para as avelãs – Preaqueça o forno a 200ºC, coloque as avelãs em uma forma e leve ao forno por 8 minutos.
Em uma panela coloque o açúcar, a água e o mel, leve ao para ferver e desligue o fogo assim que o açúcar estiver dissolvido. Acrescente as avelãs e misture bem.
Transfira as avelãs para uma forma untada com óleo e leve para assar por 12 minutos em forno preaquecido a 180ºC até que ligeiramente douradas.
Retire do forno deixe esfriar, solte as avelãs que ficaram grudadas.
Na hora de servir decore sua sobremesa com as avelãs.
A receita da mousse vem do site
Panelinha e a dica das avelãs vem do
ICKFD.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Oi Eline ! !! Adorei! Sabe qtas porções rende? Pra fazer em um refratário sabe qtas receitas seriam?
Olá Fabiane
Que bom que você gostou. A receita rende bastante, aqui fiz duas taças e mais uma travessa. Rende de 6 a 8 porções.
Depois me conta se gostou. Beijo
Olá Eline!!!
Nossa, fiquei com água na boca só de ver as fotos!!
Costumo fazer esta receita de mousse, mas nunca pensei em dar esse toque especial com as avelãs, amei a sugestão!!
Beijos e ótima semana pra ti! =)
http://www.deliciasdavodeo.com.br