Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Tortas, Vegetarianas

Torta de mandioquinha com couve

Ao falar em mandioquinha, eu sou super suspeita, esse ingrediente é um dos melhores sabores que já experimentei, essa torta ou escondidinho é um espetáculo, daquelas de comer rezando. Conheci essa receita em um dos meus blogs prediletos, o Panelaterapia.

Ingredientes base:

500g de mandioquinha (batata baroa)
1/3 xícara de parmesão ralado
1/2 xícara de leite
1/3 da embalagem de creme de ricota Tirolez ou 100g de creme de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1 ovo batido

Sal

Ingredientes do recheio:
1 xícara (chá) de bacon magro
1 dente de alho 
4 xícaras (chá) de couve fatiada 
Modo de fazer:
Coloque 500g de mandioquinha em rodelas para cozinhar em água fervente. Enquanto isso prepare o recheio: Em uma frigideira frite o bacon em cubinhos (não precisa óleo), quando estiver quase dourado adicione 1 dente de alho picado e refogue um pouco. Desligue o fogo e junte a couve finamente fatiada e desligue o fogo, ela vai murchar só com o calor. Reserve.

Escorra a mandioquinha e amasse bem. Junte a manteiga, misture e reserve para esfriar. Assim que estiver fria acrescente o parmesão ralado, o leite, o creme de ricota, misture bem, adicione sal a gosto, acescente o ovo e a farinha.

Unte com manteiga uma forma de aro removível ou um refratário (caso não queira desenformar), eu usei mini panelinhas de cerâmica, ficaram lindas. Coloque metade da massa, em seguida o recheio de bacon com couve e cubra com resto da massa. Por cima coloque parmesão ralado (o quanto desejar). Leve para assar até que o parmesão esteja dourado.