Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de soro de leite | Whey Protein

Hoje estou trazendo uma receita de um delicioso Pão de soro de leite | Whey Protein, pois tenho falado muito por aqui em evitar o consumo de alimentos industrializados e também sobre o aproveitamento do alimento por completo.

Com um pouco de dedicação podemos fazer vários produtos em casa e assim garantir uma alimentação mais saudável e cheia de afeto.

Eu já fazia o iogurte grego em casa e agora estou fazendo queijo cottage e o queijo de iogurte chamado de Labneh, todas essas receitas eliminam uma quantidade considerável de soro, por isso eu tenho buscado formas de aproveitar esse líquido super nutritivo e tão valioso. Afinal de contas soro de leite é o famoso e muito consumido whey protein natural.

O resultado desse pão é surpreendente, é de uma maciez incrível e muito saboroso. Encontrei essa receita no blog Ora Pitangas, Ângela sabe muito sobre pães e tem inúmeras variações o blog.

 

Pão de soro de leite

Ingredientes:

4 xícaras de farinha de trigo*
2 colheres (sopa) de fermento granulado
1/3 de xícara de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1/3 de xícara de óleo
1 ovo grande (ligeiramente batido)
200 ml de soro

*A versão integral também fica ótima, para fazer é só usar metade de farinha de trigo e outra metade de farinha integral.

Modo de fazer:

Em um recipiente coloque todos os ingredientes secos, misture e forme uma cova no centro. Despeje os ingredientes líquidos e misture até obter uma massa homogênea e lisa.
Amasse bem acrescentando um pouco de farinha se necessário. Coloque a massa na tigela, cubra com um pano e deixe crescer por uma hora ou até dobrar de volume.
Com a massa crescida molde dois pães e leve para crescer por 30 minutos. Leve os pães ao forno médio e asse por aproximadamente 30 minutos.
Nesse vídeo você pode conferir como eu faço o processo de sova.