Torta de frango com cenoura – Aproveite as sobras
Na minha opinião, essa torta de frango com cenoura traduz perfeitamente o que eu entendo como aproveitamento de sobras, pois eu acho que evitar desperdício pode ir muito além de requentar aquela comida do almoço, mas passa por renovar o alimento, levando ele para a mesa com uma nova roupagem.
Aqui em casa raramente compramos comida, mas em um domingo de preguiça, resolvemos comprar um daqueles frangos assados feito nas máquinas giratórias, carinhosamente chamadas de televisão de cachorro. Almoçamos e mais de meio frango foi para a geladeira, então me surgiu a ideia de fazer essa receita inspirada em uma torta do Jamie Oliver, do livro Economize com Jamie. A receita não é a dele, mas ele me inspirou fortemente.
O resultado é uma torta cheia de sabor, úmida na medida certa, com aquela massa quebradiça e deliciosamente amanteigada. Ela fica linda, saborosa e você só precisa preparar uma boa salada para levar esse prato para a mesa e ninguém vai acreditar que foi feito com sobras de frango assado.
Torta de frango com cenoura
Veja outras duas ideias para aproveitar sobras de frango Rolinhos de abobrinha recheados com frango e Sanduíche de salpicão de frango agridoce.
- Para a massa
- 125 g de manteiga gelada
- 250 g de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de água
- Sal
- Para o recheio
- ½ xícara de bacon em cubinhos
- Azeite
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 4 xícaras de frango cozido (desfiado)
- 2 cenouras grandes em cubos
- ¼ de xícara de vinho branco seco
- 4 tomates pelados amassados
- 1 e ½ xícara de caldo de carne (caseiro)
- ½ colher (chá) de páprica picante
- 1 folha de louro
- Tomilho a gosto
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de farinha de trigo
- Pimenta preta
- Sal
- 1 ovo (para pincelar)
- Massa No processador coloque todos os ingredientes e bata para obter uma bola de massa uniforme.
- Envolva com um plástico e leve para a geladeira por no mínimo 30 minutos. Se preferir, você pode deixar a massa pronta na véspera.
- Recheio Em uma panela coloque o bacon com um fio de azeite e deixe fritar até que esteja começando a ficar corado.
- Acrescente a cebola, refogue até ficar transparente, acrescente o alho, o frango, a cenoura e refogue bem.
- Deixe começar a grudar no fundo da panela, então adicione o vinho, mexa e deixa secar completamente para evaporar o álcool e começar dar aquela grudadinha novamente.
- Então coloque os tomates, o caldo, a páprica, o louro, o tomilho e o sal. Mexa e deixe cozinhar em fogo médio com a panela destampada, até reduzir bem os líquidos e incorporar os sabores. No meu caso levou 15 minutos.
- Enquanto isso, leve ao fogo uma pequena frigideira com a manteiga, assim que ela derreter, adicione a farinha, deixe a farinha cozinhando até ficar corada e mexendo sempre.
- Adicione a farinha refogada ao molho e mexa, ajuste sal e pimenta, desligue o fogo, o frango ficará sequinho e o pouco líquido que tem nele ficará delicadamente cremoso.
- Coloque o recheio em um refratário redondo de aproximadamente 25 de diâmetro.
- Pegue a massa na geladeira, polvilhe a bancada com um pouco de farinha e abra a massa com um rolo para obter um disco que tenha uns 2 cm a mais do que o tamanho da forma.
- Use o rolo para transferir a massa para a forma, deite-a delicadamente sobre o recheio, com a ponta dos dedos vire para dentro o excesso de massa, e pressione contra as paredes da travessa. Assim a torta ficará bem fechada e com uma borda mais grossinha de massa.
- Bata o ovo com um pouco de água, pincele a superfície, com uma faca, faça um furo o centro.
- Leve para assar em forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 40 minutos.
Estamos em época de isolamento, tenho tentando compartilhar receitas práticas e versáteis. O recheio dessa torta, por exemplo, eu fui fazendo com o que eu tinha em casa, por isso:
- Se você não tem tomates pelados, use passata de tomate ou dois tomates médios sem pele;
- Você não tem algum tempero? Pode fazer com os que você tem em casa e gosta de usar;
- O caldo! Não pode fazer um caseiro? Use água, mas nunca aqueles cubinhos;
- Não tem frango assado, mas tem peito de frango ou outro corte? Aproveite, também vai ficar uma delícia.
Na foto acima você pode ver como o recheio é úmido, mas não é encharcado, a cenoura foi cortada em cubos graúdos para se manter firme e ser encontrada na torta. Eu optei por desfiar o frango de forma mais rústica, assim o recheio fica com uma textura mais interessante.
Você vai olhar a foto acima e pensar que a minha massa queimou, mas isso não aconteceu, essa parte escura são respingos do recheio, que escureceram, mas ela ficou assada perfeitamente, crocante, amanteigada e deliciosa.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Nossa, a foto desse recheio e dessa torta deveriam ser proibidos!! kkkk
Os tomates pelados veem com um pouco de molho na lata, posso adicionar eles com o molho e diminuir a quantidade de caldo/água?? Só pra não desperdiçar.
Bjos, Eline 😉
Oi Maria Eduarda!
Hahaha, que bom que você gostou.
Claro, pode usar o caldo da lata de tomates sim.
Depois vou querer saber se você gostou.
Um beijo!