Sobremesa de laranjinha kinkan em calda
A receita de hoje é essa deliciosa sobremesa de laranjinha kinkan, preparo é simples e o resultado maravilhoso, mas antes vou contar um pouco do que aprendi sobre essa fruta.
As laranjinhas kinkan são originárias da China e se espalharam por toda a Ásia, elas são muito populares no Japão, são consumidas em sobremesa e in natura. Pesquisas indicam que a chegou ao Brasil com os primeiro imigrantes japoneses, por isso, é muito cultivada em São Paulo.
Seu nome kinkan significa “laranja de ouro” e os japoneses acreditam que cultivo e o consumo dessa laranjinha tragam felicidade plena. Como felicidade nunca é demais vamos aproveitar e preparar essa compota deliciosa, cheia de cor, luz e muito sabor.
As frutas dessa sobremesa se mantém íntegras e sem sementes, logo abaixo eu ensino como fazer isso, assim você terá uma sobremesa linda, muito saborosa e sem aquele amargor excessivo.
Eu amo doces bem tradicionais, compotas e doces com jeito de sobremesa de avó, então separei algumas ideias para inspirar você.
Sobremesa de laranjinha kinkan
- 500 g de laranjinhas kinkan
- 2 xícaras de açúcar
- 3 fatias de gengibre sem casca (1/2 cm)
- 2 e ½ xícaras de água
- Leve ao fogo uma panela com água até ferver.
- Enquanto isso, lave e seque as laranjinhas. Agora vamos fazer um processo importante para obter uma compota bonita, com frutas inteiras, mas sem sementes.
- Usando uma faca afiada, faça de 5 a 8 cortes verticais em cada fruta. (Veja a foto).
- Coloque as laranjinhas na água fervente, ferva por 3 minutos, em seguida escorra e coloque-as as uma tigela de água gelada.
- Escorra muito bem as frutas, sem pressionar para não deformar.
- Agora pegue cada laranjinha, pressione levemente para abrir um pouco e assim conseguir a extrair as sementes usando um palito ou faca pequena.
- Leve ao fogo uma panela larga, de preferência com fundo grosso com 2 e ½ xícaras de água e o açúcar, assim que o açúcar estiver dissolvido, acrescente as laranjinhas e o gengibre.
- Assim que começar a ferver você pode baixar o fogo, sempre que se formar uma espuma na superfície use uma colher para retirar.
- Deixe ferver assim até que as laranjinhas estejam macias e brilhantes, a calda também ficará bem brilhosa, mas ainda líquida.
- No meu caso a compota ficou pronta com 25 minutos de fogo.
- Coloque a sobremesa em uma compoteira ou vidros esterilizados e guarde na geladeira.
- Experimente servir essa delícia com queijo cottage, queijo branco. Também fica incrível com um sorvete com sabores suaves.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
ganhei um sacola com bastante laranjinhas , nunca tinha visto . Obrigada pela receita vou fazer! acredito que ficará uma delicia!
Oi Anne!
Que bom que você encontrou uma forma de aproveitar as laranjinhas.
Espero que você tenha feito e gostado do resultado.
Receita deliciosa e as frutinhas ficaram lindas.
Deu um aspecto sofisticado e delicioso a minha sobremesa.
Olá Miriam!
Que ótimo, fico muito feliz com sei retorno
Abraço
Maravilhosa a receita! Fez sucesso aqui em casa.. minha família não sabia direito como aproveitar as frutas e agora virou uma sobremesa gourmet! Muito obrigada, e parabéns pelo blog!
Oi Daniane!
fico tão feliz por receber esse retorno. Essa sobremesa fica mesmo sofisticada e deliciosa.
Obrigada por dedicar um tempinho para me contar o que achou da receita.
Espero que vocês aproveitem também outras receitas do blog.
Beijo!
Amei!!!
Amanhã mesmo vou procurar as laranjinha para fazer a compota.
Depois de prontas posso por nós potes esterilizados e deixar fora da geladeira? Duram qto tempo?
Obrigada pela receita.
Bjs
Olá Meyre,
Para deixar fora da geladeira eu acredito que tenha que se fazer um banho-maria, mas não tenho certeza, o meu teste foi feito para guardar na geladeira e consumir mesmo.
Beijo e depois me conta!
Faço sempre compota e geleia pois tenho um pé aqui no meu quintal que da o ano inteiro ja colhi até o momento 1.100 laranjinhas .Todas as manhãs vou comprimentar o meu amado pézinho acho que é esse amor que tenho é que faz dar tantas laranjinhas.Adorei entrar na sua pagina sempre temos que aprender coisas novas.
Olá Jacyra
Que legal, essas árvores produz muitas laranjinhas mesmo, na casa da minha mãe também é assim. Tem que tratá-la com muito carinho mesmo.
Que bom que você gostou da receita, ela é muito saborosa e eu espero que você possa fazer.
Um beijo!!!
Oi Eline!
Acho que nunca comi a Kinkan, mas depois dessa receita fiquei com água na boca e vou ter que procurar por aqui!
Bjos!
Hummm, também adoro Kinkans! Faço uma compota parecida e sirvo com Cheesecake! Parabéns, seu blog é lindíssimo e as receitas ótimas! Beijos!
Olá Verena
É incrível como essa frutinha é deliciosa. Nossa, com um cheesecake deve ficar incrível.
Obrigada pelo carinho e por passar por aqui.
Beijo