Risoto de alho poró com gorgonzola
Risotos são sempre uma delícia, preparei esse para um jantar, ficou muito gostoso. A suavidade do alho poró com o sabor marcante do gorgonzola criou uma harmonia perfeita. Servi esse prato com esse Filé de frango ao molho de cerveja preta, a combinação ficou ótima.
Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco seco
100g de queijo gorgonzola
1 litro de caldo de legumes
1 talo de alho poró
1 cebola pequena picada
2 colheres de manteiga
Queijo parmesão
Azeite de oliva
Sal e pimenta
Para um bom risoto o ideal é preparar um caldo caseiro, preparei com um pedaço de frango, tomilho, cenoura, batata, folhas de alho poró, salsa, cebola, couve e alho. Leve ao fogo com água e ferva por no mínimo 40 minutos, coe e reserve.
Modo de fazer:
Em uma frigideira coloque um fio de azeite e o alho poró cortado em rodelas bem finas, refogue até murchar e reserve.
Em uma penela com fundo largo, coloque uma colher de manteiga e a cebola, refogue até ficar transparente, adicione o arroz e refogue rapidamente, adicione o vinho branco mexendo até evaporar. Em seguida comece a adicionar conchas de caldo sempre aguardando a evaporação para adicionar mais líquido, lembre-se de mexer o tempo todo para que o arroz liberar o amido.
O ponto ideal do risoto é “al dente” e deve ficar cremoso, quando o arroz estiver no ponto ideal, adicione o alho poró, o queijo gorgonzola em cubinhos, a colher de manteiga e misture bem. Ajuste o sal e pimenta, polvilhe queijo parmesão a gosto e sirva.

Eline Prando
Sou a Eline, uma designer que ama cozinhar, fotografar e compartilhar experiências. Encontrei no Mel & Pimenta, uma forma dividir o que aprendo na cozinha, compartilhando receitas simples, mas cheias de afeto. Chegue de mansinho, passeie pelo M&P e aproveite esse conteúdo que é pensado, testado e escrito com muito carinho e cuidado.
Amei a receita, obrigado por compartilhar!
Fiquei com água na boca desse arroz pretendo fazer!!mas sou um fracasso na cozinha,mas vou fazer adoro arroz com alho poró,bjo bjus
Olá Rosana!
Sugiro que você teste e não pense que vc é ruim na cozinha, não desista, pois cozinhar é experimentar, é praticar.
Espero que você me conte se gostou.
Um beijo!
Ficou maravilhoso. Não foi necessário acrescentar sal e nem a manteiga.
Só tinha vinho tinto então usei o sumo de 2 laranjas no lugar do vinho branco e ficou delicioso gosto de fazer como acompanhamento tomates cereja assados com bastante azeite, alecrim, alho, sal e pimenta. Fica ótimo!Obrigada por compartilhar
Olá Karine!
É isso mesmo, temos que usar a criatividade e fazer as adaptações.
Que bom que você gostou e adorei a dica do seu acompanhamento.
Um beijo e obrigada por me contar a sua experiência.
Beijo!