Pães e Pizzas, Salgadas

Receita de focaccia tradicional – Fácil e deliciosa

Uma receita de focaccia tradicional feita com ervas, sal e muito azeite para você preparar na sua casa.

Há tempos que eu queria preparar uma focaccia bem tradicional para compartilhar com vocês. E agora, essa receita chega para marcar um momento muito especial para o Mel e Pimenta. Essa é a primeira das quatro receitas que vou criar especialmente para a Lyoh, marca que nos presenteia com sua hortinha em casa.

As quatro receitas serão criadas com muito carinho e sempre usando produtos da Lyoh que tem tudo a ver com o Mel e Pimenta, pois aqui se faz comida de verdade com ingredientes simples, mas de qualidade e sem ultraprocessados.

Eu sempre falo para vocês sobre a importância de usar bons ingredientes nas receitas, por mais simples que uma receita seja, a escolha dos ingredientes que usamos faz toda a diferença. Quando falamos em temperos, sabemos o quão maravilhoso é ter uma hortinha em casa com temperos frescos, mas essa realidade nem sempre é possível por falta de tempo, lugar e outros fatores.

Então, eu quero apresentar para vocês a Lyoh, uma empresa criada pela Bruna que é Nutricionista, junto com a Daiana que é Engenheira de Alimentos. Me lembro bem do dia que a Bruna me chamou para tomar um café, isso já faz alguns anos. Quando ela colocou um kit de temperos sobre eu fiquei boquiaberta ao ver a cor intensa deles e ao abrir o primeiro vidro, fiquei muito surpresa com o aroma incrível.

 

Estamos acostumados com aqueles temperos desidratados tradicionais que são sem cor, sem aroma e, muitas vezes, com pouco sabor, mas acredite, podemos sim ter temperos desidratados de qualidade.

A liofilização é um processo de desidratação premium, que envolve congelamento a temperaturas muito baixas e sublimação. Este processo permite que as características de aroma, sabor, cor e propriedades nutricionais permaneçam idênticas ao produto fresco, recém colhido da horta. Por isso, a linha recebe o nome “Hortinha em Casa”

Para garantir qualidade e frescor, a Lyoh usa temperos de fornecedores que são pequenos produtores. Eles entregam temperos frescos, recém-colhidos. Depois disso, eles são selecionados manualmente, higienizados e liofilizados.

Te convido a conhecer todos os detalhes sobre os produtos Lyoh clicando nesse link.  Assim você pode ver a gama completa de produtos que além de saborosos e aromáticos, são lindos e são uma bela ideia para presentear.

 

Receita de focaccia tradicional

 

Receita de focaccia tradicional

Para fazer essa receita pesquisei em vários dos meus livros e escolhi a receita do Luiz Américo Camargo do seu livro Direto ao Pão.

Receita de focaccia tradicional

Receita de focaccia tradicional - Fácil e deliciosa
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Prepare essa focaccia tradicional e deliciosa
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Italiana
Rende: 1 focaccia de 600g
Palavras-Chave:
como fazer focaccia, focaccia, focaccia caseira, focaccia com sal grosso, focaccia de alecrim, focaccia simples, receita de focaccia, receita de focaccia tradicional,
Ingredientes:
  • 400g de farinha de trigo (3 e ¼ xic)
  • 240ml de água (1 xic + 3 csp)
  • 30ml de azeite de oliva (2 csp)
  • 6g de sal (1 cc)
  • 5g de fermento biológico seco (1/2 csp)
  • Azeite para untar a tigela

  • Finalização
  • Sal de parilla com alecrim
  • Folhas de alecrim
  • Folhas de tomilho
  • Azeite para finalizar
  • Azeite para untar a forma
Modo de fazer:
  1. Na batedeira coloque a água, o fermento, acrescente a farinha, de uma só vez, coloque o sal e bata em velocidade baixa para integrar os ingredientes.
  2. Então, adicione o azeite e volte a bater para misturar bem.
  3. Siga batendo a massa por 5 minutos na batedeira em velocidade baixa para sovar bem a massa.
  4. Pegue outra tigela e unte bem, transfira a massa para essa tigela, cubra com filme plástico ou pano e leve para crescer em lugar livre do vento por 1h.
  5. Unte generosamente com azeite uma forma de aproximadamente 36x26cm, transfira a massa para a forma.
  6. Besunte as mãos levemente com azeite, aplaine a massa para que ela fique uniformemente distribuída na assadeira. Cubra e deixe crescer por 20 minutos.
  7. O forno precisa ser preaquecido 30 minutos antes de levar a focaccia para assar, então lembre de colocar para aquecer a 220°C.
  8. Passado o descanso, unte os dedos com azeite e afunde a ponta dos dedos na massa por toda a superfície, cuide para não tocar o fundo da assadeira.
  9. Então, espalhe o sal de parilla, o alecrim, o tomilho e regue generosamente com azeite.
  10. Cubra a massa e deixe descansar por mais 20 minutos.
  11. Leve ao forno e asse por 10 minutos a 220°C, depois baixe para 200°C e asse por mais 15 a 20 minutos ou até ficar bem dourada.
  12. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar e cortar.
Notas:
csp = colher de sopa
cc = colher de chá
 

 

Dicas para a receita de focaccia

  • Posso fazer sem batedeira? Pode sim! Você pode fazer em uma tigela, usando uma espátula, mas como a massa é mole você vai ter um pouco de trabalho para sovar. Nesse caso, faça todo o processo usando espátula ou colher de pau.
  • O tamanho da forma: Eu sei uma forma que tem exatamente 36cm x26cm. Se você quer uma focaccia mais alta, use uma forma um pouco menor.
  • Unte as mãos: Para espalhar a massa na forma e também ao pressionar a massa com os dedos, é essencial que untar bem.
  • O tempo de fermentação: Pode variar um pouco de acordo com a temperatura.

 

A finalização

Eu usei o Sal de Parilla da Lyoh que leva alecrim, ele é entrefino. Então, fica com uma textura agradável e delicada ao paladar. Para complementar, espalhei muito alecrim e um pouco de tomilho para dar aquele aroma especial.

E lembre que para uma boa focaccia, também é essencial usar um azeite de ótima qualidade.

Receita de focaccia tradicional

 

Um clássico da culinária italiana.

 

Receita de focaccia tradicional

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Receita de focaccia tradicional

 

Receita de focaccia tradicional

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: