Sanduíche de focaccia com tomates assados
Aprenda como fazer esse sanduíche de focaccia com tomates assados, é uma receita fácil e simplesmente deliciosa.
Essa semana eu preparei essa receita de focaccia de longa fermentação, já tinha feito ela para o Ano Novo e fiquei louca para transformar essa delícia em um sanduíche. Então, no último sábado misturei os ingredientes, coloquei a massa na geladeira para fermentar e no domingo de manhã, foi só deixar crescer e depois assar.
Enquanto isso, preparei um pesto caseiro de manjericão e coloquei uma assadeira cheia de tomates no forno, pensei que eles teriam uma papel fundamental para conferir umidade, acidez e doçura ao meu sanduíche. Falando em doçura, para caramelizar e equilibrar os sabores, polvilhei um pouco de açúcar mascavo sobre eles. Ficou maravilhoso.
Focaccia pronta e esfriando, tomates assando com um bom azeite de oliva e um pesto fresquinho pronto. Logo depois, foi só ir montando meus sanduíches intuitivamente.
Esse post é um convite para que você se inspire e crie seu sanduíche, mas capriche, faça uma focaccia caseira, aposte nos tomates assados, pois eles são o diferencial desse “sanduba”. Fique totalmente livre para criar seu sanduíche, use os frios e os queijos de sua preferência.
Como fazer um sanduíche de focaccia e tomates assados
- Tomates assados
- 4 a 5 tomates maduros
- 2 colheres (chá) de açúcar mascavo
- 2 dentes de alho laminados
- Azeite de oliva
- Alecrim
- Sal
- Montagem
- Focaccia caseira
- Creme de ricota
- Pesto de manjericão
- Queijo provolone
- Presunto cru
- Mel
- Veja abaixo dicas de substituições
- Tomates assados Aqueça o forno a 350°C.
- Corte os tomates em fatias de aproximadamente 1cm, acomode em uma forma, polvilhe com açúcar mascavo, sal e azeite de oliva.
- Corte os dentes de alho em lâminas e espalhe pela forma.
- Leve a forma ao forno e coloque na parte mais baixa possível, pode ser no fundo do forno.
- Deixe assar até começar a dourar um a base dos tomates. Então, delicadamente vire cada fatia de tomate, espalhe alguns ramos de alecrim e leve ao forno novamente até dourar o outro lado.
- Montagem: Corte a focaccia ao meio, passe uma camada de creme de ricota.
- Então, espalhe os tomates assados a gosto, regue generosamente com pesto, acomode o queijo, o presunto cru e regue com um fio de mel.
- Pincele a outra metade de pão com creme de ricota, um pouco de pesto e acomode sobre o sanduíche.
- Corte em pedaços e sirva com um bom azeite de oliva.
Dicas para seu sanduíche e substituições
- Creme de ricota: Use algo para fazer uma base de cremosidade, pode ser coalhada, creem cheese ou outra opção de sua preferência.
- Presunto cru: Eu usei essa opção, mas você pode escolher seus frios preferidos o importante é agradar seu paladar.
- Queijo provolone: Escolha o queijo de sua preferência, pode ser queijo mussarela e também ficaria incrível com mussarela de bufala ou burrata.
- Pesto: Eu fiz com o tradicional pesto de manjericão, mas você pode também pode fazer com o molho pesto de salsinha e até com esse delicioso pesto de rúcula
- A focaccia: Use a focaccia de sua preferência, pode ser a minha ou outra receita, mas ela tem um peso enorme no resultado. Então, escolha uma opção de ótima qualidade.
- Tomates: Use tomates maduros, mas ainda firmes e evite aqueles tomates longa vida, pois normalmente eles são duros e sem sabor. Aqui eu usei alguns saladete e uma outra variedade que é plantada na casa da minha família.
Você fez a receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.