Quiche de espinafre com tomates-secos
Quiche é o tipo de receita prática e muito versátil e fazendo a minha receita, você vai conhecer uma massa incrível e muito mais fácil do que as massas tradicionais. Para essa receita de quiche de espinafre com tomates-secos eu preparei uma massa sem glúten, mas você também pode fazer com farinha de trigo, se preferir.
A minha massa de quiche é totalmente diferente das bases tradicionais, ela é feita na panela, rapidamente, dispensa descanso na geladeira e rolo para abrir. É pura praticidade, fica super crocante e saborosa.
Os ingredientes principais dessa receita são o tomate-seco e o espinafre, mas eu também acrescentei algumas bolinhas de mussarela de búfala que tinha na geladeira. Elas combinam incrivelmente com os sabores da quiche, por isso, vou colocar na lista de ingredientes da receitas, mas você pode fazer sem a mussarela de búfala, pois sei que esse é um ingrediente difícil de se encontrar em cidades menores e também tem um preço um pouco elevado.
Veja também a receita dessa Quiche de linguiça com pinhão e essa Quiche de gorgonzola com alho poró.
Quiche de espinafre com tomates-secos
- Para a base:
- 90 g de manteiga
- 5 colheres (sopa) de água
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de óleo
- Uma pitada grande de sal
- 1 e ¾ xícara de mix de farinhas sem glúten OU 1 e ½ xícara de farinha de trigo
- Recheio
- 3 ovos
- 1 pote de iogurte natural (170g)
- 1 caixinha de creme de leite (200g)
- 12 tomates-secos escorridos e picados
- 1 maço de espinafre (somente as folhas) 120g
- 1 xícara de queijo mussarela ralado grosso
- 10 bolinhas de mussarela de búfala (opcional)
- Noz-moscada ralada
- Sal
- Feijões para assar a torta (veja nota)
- Massa: Aqueça o forno a 180°C.
- em uma panela coloque a manteiga, a água, o açúcar, o óleo, o sal e leve ao fogo baixo.
- No momento que manteiga estiver derretida e o líquido fervendo, desligue o fogo e misture o mix de farinhas OU a farinha de trigo e mexa com uma espátula apenas o suficiente para formar uma bola de massa uniforme.
- Coloque a massa dentro de uma forma de fundo removível ou refratário de aproximadamente 26cm, assim que a massa amornar um pouco, espalhe-a com a ponta dos dedos, forrando o fundo e subindo para as laterais para ficar com uns 2cm.
- Corte um pedaço de papel manteiga, o papel deve ser um pouco maior do que o fundo da forma.
- Coloque sobre a massa, cubra com uma camada de feijões e leve para assar por aproximadamente 20 minutos ou até que as bordas da massa comecem a dourar.
- Quando a massa estiver no ponto retire-a do forno, descarte o papel e os feijões* (veja nota).
- Recheio Aqueça uma panela de água, assim que ferver coloque o espinafre, deixe no fogo por um minuto, desligue e escorra, passe por água fria. Esprema o espinafre com as duas mãos, para que fique bem seco, aperte bem e reserve.
- Em uma tigela coloque os ovos e bata ligeiramente, adicione o iogurte, o creme de leite, os tomates-secos o espinafre, o queijo mussarela, rale noz-moscada, adicione sal e misture bem.
- Delicadamente derrame o creme sobre a massa e insira as bolinhas de mussarela de búfala.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 50 minutos.
- A superfície deve ficar bem douradinha.
- Deixe a sua quiche de espinafre com tomates-secos amornar antes de servir.
Dicas para a sua quiche
- A escolha é sua, você pode fazer a massa sem glúten ou com farinha de trigo, as duas são igualmente deliciosas, fiquei surpresa com o sabor e crocância da massa sem glúten. A minha receita sem glúten foi testada com o mix de farinhas da Urbano. Dependendo da marca, o resultado pode variar um pouco, mas o importante é obter uma massa como a da foto, uniforme e macia, mas praticamente não gruda nas mãos.
- Como falei lá no início da receita, o queijo mussarela de búfala confere um toque todo especial, mas se você não tem, prepare essa receita deliciosa sem ele.
- Se preferir, você pode picar o espinafre. Eu optei por deixar as folhas inteiras e adorei o resultado.
Nota: Sei que usar feijões que serão descartados depois é um desperdício, mas essa etapa é essencial para que a massa não quebre, não infle e não encolha, você pode guardar os feijões em um vidro para usar em outras quiches.
Eu uso bolinhas de cerâmica que são específicas para assar, elas substituem os feijões.
O espinafre tem ficar assim, murcho e bem sequinho.
Você fez a minha quiche de espinafre com tomates-secos?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece.
A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita do quiche de espinafre com tomates-secos? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Olá Eline,
Essa massa me lembra a massa choux base p profiteroles. Achei interessante você assá-la como quiche. Vou testar pq é muito mais prática do que a patê brisse, como vc bem falou no seu post.
Apesar de pouca quantidade, mas daria para trocar o óleo por manteiga ou por banha, ou gema de ovo ? . Vou fazer os testes e comparar.
( imagino que o óleo entra para dar mais firmeza à massa. – será isso ?)
Forte abraço
Oi Jorge!
Essa massa é diferente e lembra mesmo a massa choux.
Eu nunca fiz substituições, pois amo o resultado dessa receita exatamente como ela é, mas acredito que as suas sugestões funcionem bem sim.
Sim, ele ajuda da dar firmeza.
Quando puder experimente, pois é uma delícia.
Fiz esta Quiche no Réveillon e foi sucesso garantido: uma receita fácil de fazer e de grande presença na mesa! Uma delícia! Adoramos as receitas saudáveis – e com tomate seco, então… Sensacional!
Bom dia Adri!
Que legal que vocês fizeram e aprovaram essa receita.
Obrigada por confiar na minha receita e levá-la para a mesa de Réveillon de vocês.
Um beijo e boa semana!