Pizza de cebola caramelizada – Faça em casa
Hoje tem receita de uma pizza de cebola caramelizada, de sabor intenso, equilibrado, a massa é crocante e fácil de fazer, ela é versátil, legal para ser servida em pedaços, para comer com a mão mesmo.
Aprenda a preparar essa pizza caseira deliciosa e fácil de fazer, ela é perfeita para petiscar! Varie os queijos, o formato, faça pizza em casa e divirta-se! Veja essa receita de Mostarda em grãos caseira – “Dijon” que combina muito com pizza.
Confira também a receita dessas deliciosas cebolas caramelizadas para servir como acompanhamento.
Veja também o post completo que te ensina a fazer pizza caseira.
Pizza de cebola caramelizada
Conheci essa receita no site da Cleo Buterra e fiz adaptações.
- Massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo | 250g
- 4 colheres (sopa) de leite em pó | 28g
- 1 colher (sopa) de açúcar | 12g
- ½ colher (sopa) de fermento biológico seco | 5g
- 1 colher de (chá) de sal | 5g
- 3 colheres (sopa) de óleo | 30g
- ¾ xícara de água morna | 180ml
- Cobertura de cebolas
- 5 cebolas grandes | 800g
- ½ colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ½ xícara de água quente (aprox)
- 3 colheres (chá) de vinagre balsâmico
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 2 ramos de alecrim pequeno
- Finalização
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 1 dente de alho finamente picado
- 1 xícara de queijo gruyere ralado grosso
- ½ xícara de queijo mussarela ralado grosso
- Queijo parmesão ralado na hora
- Cebola caramelizada: Corte a cebola ao meio e depois corte cada metade em três, em formato de pétalas largas.
- Coloque a cebola em uma frigideira grande ou em uma panela, adicione o sal e a manteiga e leve ao fogo. (veja abaixo da receita a opção para adiantar o processo no microondas).
- Comece cozinhando as cebolas em fogo médio ou alto, mexendo ocasionalmente com uma colher de pau até elas começarem a ficar bem murchas, raspe sempre as laterais. Se começar a dourar muito rápido, baixe o fogo.
- Quando as cebolas estiverem delicadamente douradas, adicione 3 colheres (sopa) de água, esfregue com a colher para remover todo o dourado da frigideira e deixe secar novamente e começar a corar o fundo da frigideira, repita o processo mais 2 ou 3 vezes. Essa etapa dará muito sabor às cebolas.
- Então adicione alecrim e o vinagre balsâmico e aguarde até evaporar.
- Acrescente o açúcar gradualmente, experimentando e para agradar ao seu paladar e também pode variar de acordo com a acidez do vinagre.
- Ajuste o sal e desligue.
- Deixe as cebolas esfriando.
- Massa: Em uma tigela média coloque uma xícara e meia de farinha, adicione o leite em pó, o açúcar o fermento e misture bem, então coloque o sal e volte a misturar.
- Adicione o óleo e a água e comece a misturar envolvendo os ingredientes, então passe a adicionar mais farinha, a quantidade pode variar, a massa gruda levemente nas mãos.
- Unte com óleo delicadamente a bancada, coloque a massa sobre ela e amasse ligeiramente, não precisa sovar e forme uma bola.
- Coloque a massa em uma tigela untada, cubra com filme plástico e leve para crescer por 45 minutos a 1 hora.
- Comece a preaquecer o forno em temperatura máxima de 30 minutos antes de levar a pizza ao forno.
- Finalização: Em uma tigela pequena misture a manteiga com o alho e reserve.
- Polvilhe levemente a bancada com farinha, coloque a massa crescida sobre ela e divida em duas partes iguais.
- Abra as massas para que fiquem retangulares e meio ovaladas, elas ficarão com aproximadamente 28 cm x 13 cm, acomode-as duas formas ou sobre um pedaço de papel manteiga polvilhado com farinha.
- Espalhe a pasta de manteiga com alho sobre os dois pedaços, então espalhe o queijo gruyere sobre elas, disponha as cebolas e finalize as duas com o queijo mussarela.
- Leve as duas pizzas ao forno, se usar papel manteiga não use forma e asse até as bordas ficarem douradas e o queijo derretido, leva uns 10 minutos.
- Retire do forno, polvilhe com parmesão ralado e sirva.
Quer acelerar e etapa da caramelização?
Coloque as cebolas em uma tigela que possa ir ao microondas, tempere com sal, cubra com filme plástico, faça alguns furos e leve ao microondas por 20 minutos em potência alta. Na metade do tempo abra e mexa. Tenha muito cuidado com o vapor, com a temperatura da tigela e da própria cebola.
Ao fim dessa etapa, escorra muito bem as cebolas, coloque manteiga na frigideira, adicione a cebola e siga com o processo de caramelização.
Pizza montada e pronta para ir ao forno.
Sobre os queijos…
Se você não tem queijo gruyere, substitua por outro, você pode usar gorgonzola que vai ficar incrível, pois combina perfeitamente com cebola caramelada, mas também pode fazer somente com mussarela. O parmesão da finalização confere um sabor especial, mas não use queijo de pacotinhos, pois ele é bastante ressecado, use parmesão ralado na hora e se você não tem, pule essa etapa.
A temperatura do forno
Asse as pizzas em temperatura máxima, não economize no aquecimento dele. Eu costumo fazer no forno elétrico, ligo os dois aquecedores 30 minutos antes, assim a pizza assará no tempo correto para uma pizza caseira.
Corte em pedaços e aproveite essa pizza deliciosa!
Fez a nossa pizza de cebola caramelizada?
Então me conte o que achou do resultado!! A sua opinião é essencial para a qualidade do meu trabalho.
Gostou da receita ? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Essa receita é incrível!!! Ótima pedida para um sábado à noite. Perfeita com uma taça de vinho. Sempre faço um pouco mais da cebola caramelizada. Vai bem na salada, bruschettas….
Oi Ana!
Te agradeço de coração por colocar tantas receitas do Mel e Pimenta na mesa da tua família.
E realmente, a pizza é uma delícia, mas essa cebola vai bem com quase tudo.
Beijo
Fiz a cobertura de cebola caramelizada com uma massa pizza que costumo preparar. Ficou deliciosa. A melhor receita de cebola caramelizada que encontrei.
Oi Rosane!
Que coisa boa receber a tua mensagem.
Fico muito feliz que tenha gostado. Essa cebola fica realmente diferente.
Beijo!!