Patê de fígado caseiro – Fácil, saudável e delicioso
Hoje vou ensinar você a preparar um delicioso patê de fígado caseiro. Depois de experimentar, você nunca mais vai comprar pronto.
O fígado, seja ele bovino ou de galinha, é o alimento mais rico em vitaminas que poderíamos consumir, além de seus diversos minerais como: cálcio, zinco e fósforo. Porém, de nada adianta consumir o fígado que passa ultraprocessamento, pois as propriedades se perdem e são substituídas por conservantes e outros produtos nocivos à nossa saúde.
Quando eu falo em alimentar-se de forma mais saudável, eu não falo em alimentação restritiva e muito menos em contar calorias. Podemos nos alimentar melhor substituindo, dentro do possível, os industrializados ultraprocessados por produtos caseiros, eles são muito mais saborosos e conhecemos cada ingrediente usado no preparo.
Além do quesito saúde, vem o sabor, que é inigualável. Prepare esse patê de fígado caseiro e você vai entender do que eu estou falando, esse patê fica com um sabor intenso, sabor de comida de verdade e de temperos frescos.
Prepare e delicie-se!!
Patê de fígado caseiro
Eu selecionei algumas ideias de pães que combinam muito com essa receita Pão caseiro de castanhas com nozes, Pão integral de centeio com aveia e sementes, Pão de ervas com toque de laranja e Pão rápido e amanteigado.
- 300g de fígado de galinha
- 1 cebola média picada
- 4 dentes de alho picado
- 50ml de conhaque
- 50g de manteiga
- Tomilho
- Pimenta preta
- Sal
- Limpe o fígado de galinha, corte cada fígado em dois e reserve.
- Aqueça uma frigideira, coloque a manteiga, adicione a cebola e refogue ate ficar transparente. Adicione o alho e em seguida o fígado. refogue em fogo alto por uns 5 minutos, até que pare se sangrar.
- Adicione o tomilho, sal e a pimenta preta, coloque o conhaque, misture, tampe a panela e cozinhe e fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.
- Retire a tampa, deixe reduzir um pouquinho, desligue o fogo, deixe amornar, coloque tudo no processador e bata muito bem até obter um patê cremoso e liso.
- Coloque em um pote e guarde na geladeira.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Olá Eline,
podemos usar essa receita para fazer uma terrine, que vai ao forno com a forma forrada de fatias de bacon?
Olá Flávia!
Nunca fiz dessa forma, mas estou imaginando aqui que deve ficar uma delícia.
Depois me conta se gostou.
Acabei de fazer e ficou delicioso! Foi a primeira vez que fiz patê e fiquei muito emocionada de cozinhar do zero algo que na infância só comia comprado em latinhas ou vidrinhos. Muito obrigada por compartilhar essa receita tão gostosa e prática! Um abraço!
Oi Morgana!
Quem experimenta um patê caseiro abandona qualquer desejo por patê pronto.
Que bom que você fez e aprovou.
Um abraço
Ótimo mesmo esta receita, faz meses que faço patê caseiro muito semelhante a sua, o que difere é que por vezes substituo a manteiga pelo azeite de oliva.
Oi André
Que bom que você conhece essa receita.
Uma hora vou tentar com azeite de oliva, deve ficar uma delícia.
Abraço e obrigada pela contribuição
Bom dia.
Agradeço imensamente.
Farei e postarei aqui o que ele achou.
Muita paz e saúde em sua vida.
Bom dia.
Gostaria de saber se tem como substituir o conhaque na receita, por algo sem álcool. Eu faria esse paté para meu irmão, que está com deficiência de vir B12, mas ele tem histórico de alcoolismo e transtorno mental.
Obrigada..
Oi Marta!!
Com certeza, mesmo que o álcool evapore, nesse tipo de situação, é melhor evitar mesmo.
Eu sugiro que você faça sem, não precisa substituir e mesmo assim vai ficar uma delícia.
Depois me conta como ficou e espero que o seu irmão aprove.
Um beijo!
Eline, parabéns pela linha que você segue. Comida boa é comida “verdade”, feita com métodos artesanais e ingredientes o mais naturais que for possível. Repleta de nutrientes e sem aditivos (que visam maquiar a comida) nocivos à saúde. O pessoal obcecado com calorias acaba muitas vezes consumindo química pesada, apenas porque é “magra”, considerando isso saudável. Absurdo. Parece que não aprenderam nada com a disputa manteiga x margarina. O natural sempre prova ser mais saudável.
Fora as receitas (em livros muitas vezes patrocinados pela indústria ou em duvidosos sites exibindo “praticidade”…) que induzem ao uso de produtos ultraprocessados. Cubos de “caldo” e pacotes de sopa em pó usados como tempero são os piores e mais comuns…
E no campo dos doces, o famigerado e invasivo leite condensado, tornado praticamente obrigatório. Não sei se você conhece a dissertação de mestrado que estuda (entre outros temas) como a filial brasileira da multinacional suíça criou a leite-condensado-dependência no país, depois que esse produto foi substituído pelo leite em pó na lactação de crianças e caiu em desuso no mundo todo (menos aqui). O nome da dissertação (defendida na USP) é ‘A transmissão do conhecimento culinário no Brasil urbano do século XX’. A autora, Débora Santos de Souza Oliveira. Está disponível em pdf na internet. Vale a pena ler.
Parabéns!
Olá Arnaldo!
Desculpe pela demora!
Fico muito feliz por perceber que você entendeu e fez uma leitura perfeita da essência do Mel e Pimenta.
Concordo com você que muitas vezes, programas de tv e livros são visivelmente comprados pela indústria.
Vou pesquisar sobre o conteúdo que você indicou.
Agradeço imensamente que você tenha doado um pouco do seu tempo para falar sobre comida de verdade e agradeço, por perceber tão perfeitamente a nossa linha de trabalho.
Um grande abraço
Dá pra fazer essa receita com fígado de boi?
Oi Tatiana!
Eles são bem diferentes, não tenho certeza de como seria o resultado. Deve ficar ótimo, mas tem que testar.
Beijo
Por quanto tempo ele pode ficar na geladeira? Pode ser congelado?
Olá
A durabilidade varia muito de acordo com muito fatores, mas considere aproximadamente 5 dias na geladeira.
Sim, você pode congelar, divida em pequenas porções, para descongelar apenas o necessário.
Beijo!