Pasta indiana de lentilha e ervilha
Pasta indiana de lentilha e ervilha, aprendi a fazer essa receita no site da Rita Lobo e é claro que é uma delícia.
Essa pasta de origem indiana é daquelas que tem o poder de deixar todos que a experimentam com muita dúvida, é totalmente intrigante, é difícil de identificar os sabores. Por mais que leve uma grande quantidade de coentro ele se mistura aos outros ingredientes e vira um delicado coadjuvante.
O sabor marcante da lentilha e ervilha com todos os outros temperos deixa essa pastinha com sabor único e diferenciado. Ela é perfeita para servir de entrada com pão sírio, em sanduíches e assim por diante.
Pasta indiana de lentilha e ervilha
- 1 xícara (chá) de ervilhas partidas
- 1 xícara (chá) de lentilhas
- ⅓ xícara (chá) de óleo de oliva
- 1 xícara (chá) de cebola roxa picada
- 2 colheres (sopa) de alho picado
- 2 colheres (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de noz-moscada
- 1 xícara (chá) de coentro fresco (somente as folhas)
- 5 colheres (sopa) de suco de limão siciliano ou 4 do limão thaiti
- 1 pimenta dedo-de-moça picada (a gosto)
- 1 pitada de sal e pimenta do reino, a gosto
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Leve ao fogo uma panela grande com a lentilha e as ervilhas cobertas por água, coloque um pouco de sal e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora, até que fiquem macias.
- Escorra os grãos, lembre-se de evitar o desperdício. Eu aproveitei o rico líquido do cozimento para fazer uma sopa no dia seguinte.
- Aqueça bem uma frigideira grande, coloque o ⅓ de azeite de oliva e a cebola e refogue por três minutos, até a cebola ficar transparente, acrescente o alho e refogue por mais um minuto, coloque o cominho e a noz-moscada e deixe no fogo mais um minuto.
- Assim que os grãos e a cebola já estiverem mornos, coloque-os no processador e bata com o coentro, o limão, o restante do azeite e a pimenta. Bata até obter uma mistura lisa e homogênea, ajuste o sal e a pimenta moída na nora, se achar necessário acrescente um pouco mais de limão e pronto.
- Guarde na geladeira e retire uma hora antes de servir.
Você fez a receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Acompanho as receitas da Rita Lobo, mas ainda não tinha feito esta pasta. Fiz hoje e adorei! Obrigado por postar no teu blog. Abraços. Rosana.
Oi Rosana
Eu acho que essa receita nem está no site dela, pelo que me lembro ela deve ter feito para um Jornal de SP, foi por lá que encontrei a receita.
Essa pastinha é uma delícia né e nos próximos dias vou postar uma que leva cogumelos, lentilha e castanhas… É de chorar, kkkk.
Um grande beijo e fico muito feliz em saber que as minhas receitas estão indo para a mesa da sua família.
Adorei esta pasta indiana de lentilha e ervilha,sempre acompanho as postagens e estara no meu proximo jantar no http://www.dinneer.com.
Olá
Que legal fico feliz em saber que você acompanha o blog e que essa receita vai entrar no seu cardápio do Dinneer. Aonde você mora? Sabe que tenho vontade de aderir aos jantares do Dinneer.
Beijo