Chutneys / Geleias, Salgadas

Receita de geleia de cebola caramelizada

Essa receita de geleia de cebola caramelizada caseira vai conquistar você? Uma geleia fácil de fazer, de sabor marcante e simplesmente deliciosa para preparar em casa.

Á geleia de cebola é doce na medida para servir com hambúrgueres, sanduíches, carnes e aperitivos de entrada. Por sua doçura, ela combina com ingredientes salgados e de sabor intenso. Fica incrível com gorgonzola, presunto parma, copa, carnes assadas.

A ideia das fotos abaixo é perfeita para as festas de fim de ano, eu preparei fatias de pão italiano, com uma camada de geleia de cebola caseira, um pedaço de presunto parma enrolado e pronto. Depois é só decorar e servir! Fica uma delícia, inspire-se e faça a sua versão.

 

Receita de geleia de cebola caramelizada

 

A geleia de cebola caseira pode ser usada em vários preparos, um deles é rechear pizza em caseira, em hambúrgueres e aqui eu te ensino a fazer Pão de hambúrguer caseiro e para servir carnes suínas como esse Filé mignon suíno envolto em bacon.

 

Receita de geleia de cebola caramelizada

 

Como fazer geleia caseira de cebola caramelizada

Receita de geleia de cebola caramelizada

Receita de geleia de cebola caramelizada
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Prepare essa geleia
Autor:
Categoria: Geleias e Chutneys
Cozinha: Caseira
Rende: 2 vidros
Palavras-Chave:
como fazer geleia de cebola, geleia de cebola, geleia de cebola caramelizada, receita com cebola, receita de geleia de cebola,
Ingredientes:
  • 4 cebolas grandes picadas (750g)
  • ¼ xícara de azeite de oliva (60ml)
  • 1 xícara de açúcar (200g)
  • ¾ xícara de vinagre de maçã (180ml) aprox
  • Alecrim, salsa e louro
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Descasque as cebolas e pique.
  2. Coloque a cebola e o azeite em uma panela e leve ao fogo refogue até a cebola ficar transparente. Depois baixe o fogo e siga refogando até que ela comece a ficar dourada.
  3. Então, amarre os temperos com um fio de algodão (se possível), coloque na panela.
  4. Adicione o açúcar, aumente o fogo e cozinhe sem mexer até formar um caramelo marrom escuro, no meu fogão levou uns 8 minutos.
  5. Então adicione o vinagre (veja dicas), mexa e cozinhe até reduzir, mexendo de vez em quando.
  6. Adicione sal e experimente.
  7. Coloque a geleia ainda quente em vidros esterilizados, tampe e vire de cabeça para baixo para lacrar.

Dicas para a receita:

  • Cebola: Ao cortar a cebola, pique em pedaços de aproximadamente 1m, evita picar a cebola fina para que a textura fique mais interessante.
  • Açúcar: A geleia é bem docinha, mas fica equilibrada com o vinagre.
  • Vinagre: Se preferir, use outro vinagre que seja branco. É importante usar vinagres de boa qualidade. Sugiro que você coloque metade do vinagre e experimente para adicionar mais, pois eles podem ter variação considerável de acidez.
  • Tempo de cozimento: Ele pode variar de acordo com a panela, temperatura do fogão.
  • As ervas: Se você não tem uma delas, não deixe de fazer a receita. Se puder, amarre com cordão de algodão para facilitar na hora de descartar.
  • Medindo os ingredientes: A minha receita foi feita pesando os ingredientes com balança de cozinha, se puder faça dessa forma para ter maior precisão.
  • Esterilize os vidros:  É importante que eles sejam bem lavados e depois fervidos em água. Coloque a geleia ainda quente nos vidros, tampe vire de cabeça para baixo para fazer a vedação a vácuo.

Receita de geleia de cebola caramelizada

 

Uma geleia brilhante e saborosa.

 

Receita de geleia de cebola caramelizada

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Receita de geleia de cebola caramelizada

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: