Pão Integral de Banana – Saudável e delicioso
Pão integral de banana é a receita que eu quero compartilhar com vocês hoje.
Fazer pães em casa é uma algo incrível, é simplesmente viciante e nos inspira, por aqui a cada dia eu quero testar um sabor novo, quero fazer um pão diferente e as possibilidades são infinitas.
Eu tenho testado muitos sabores aqui em casa e esse pão de banana é mais uma das minhas deliciosas descobertas nesse mundo de sabores. Imagine um pão quentinho, aromático delicioso que foi devorado com o queijo cottage cremoso.
Pão Integral de Banana
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 e ½ xícaras de farinha de trigo integral
- ¼ xícaras de farinha de linhaça
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
- 2 colheres (sopa) de sementes de girassol
- 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- ½ colher (sopa) de sal
- ¼ de xícara de azeite de oliva
- 2 bananas bem maduras e amassadas
- 200 ml de água morna
- Farinha de trigo para chegar ao ponto.
- Eu uma tigela grande misture as três farinhas, o açúcar mascavo, sal, o fermento e as sementes de linhaça e girassol.
- Faça uma cavidade no centro, adicione a banana, o azeite de oliva, a água morna e comece a integrar os ingredientes até que eles estejam integrados.
- Adicione a quantidade de farinha necessária para que a massa não grude nas mãos.
- Coloque a massa na bancada e sove, polvilhando um pouquinho de farinha, até obter uma massa lisa, homogênea e elástica.
- Coloque massa de volta na tigela, cubra com filme plástico ou um pano e deixe crescer por aproximadamente 1h30 ou até dobrar de volume.
- Assim que a massa dobrar de volume, coloque-a sobre a bancada novamente e modele um pão grande ou dois médios. Cubra com um pano e deixe fermentar por 30 minutos ou até dobrar de volume.
- Enquanto o pão cresce ligue o forno a 220C.
- Assim que o pão estiver no ponto, polvilhe um pouquinho de farinha e faça delicados cortes na superfície e coloque no forno.
- Asse a 200C por 30 a 40 minutos.
- Em função da variação do tamanho da banana pode será necessário acrescentar farinha para chegar ao ponto.
Nesse videozinho de 30 segundos eu mostro a beleza da fermentação.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Fiz a receita. Gostei muito. O tempo estava frio. Coloquei dentro do forno pre aquecido e desligado para crescer. Funcionou.
Oi Edezia!
Que bom que você deixou crescer em lugar quentinho, ajuda muito a obter um bom resultado.
Obrigada pelo retorno.
Receitas maravilhosas, sendo que eu e família todos diabéticos. Posso substituir o açúcar mascado por adoçante eritritol? E as receitas com farinha de trigo posso substituir por farinha saudáveis, tipo oleaginosas?
Oi Azeir!
Que bom que você gostou das receitas!
O açúcar pode sim ser substituído, mas a farinha não. O glúten é essencial para a maciez e elasticidade do pão. Infelizmente, a substituição de farinha não é algo tão simples.
Já tentei vários pães com essas farinhas e não ficaram nem parecidos com um pão de verdade.
Abraço
Adorei, ficou uma delícia! Adoro teu blog, bj, Marília
Oi Marília
Que bom que você gostou.
Obrigada por me falar da tua experiência.
Beijo e boa semana
Oi Eline, obrigada pela atenção. Já fiz suas receitas sim. Eu também vou variando as receitas, e próxima será sua receita de pão australiano Na verdade, você falou a palavra certa “denso”, não fica duro…fica mais denso que os feito só com farinha branca. Mas ficam ótimos e suas receitas são fabulosas 🙂
Muito grata por você compartilhar conosco tanta coisa maravilhosa. Beijos
Bom dia Eline, se dependesse de mim faria uma receita nova a cada dia, mas meu filho tem lá suas preferencias e a cada pão diferente que faço, tenho que voltar ao tradicional em seguida, rs…como ele aprecia muito mais o pão caseiro, não posso deixar de atendê-lo.Suas receitas estão lindas e vou quero provar esse com banana, vi um de laranja que tbm parece incrível. Depois volto pra te contar.
Abraços e boa semana.
Oi Cris
Fiquei feliz em te ver por aqui.
É verdade, quando temos alguém que prefere o pão caseiro tradicional temos que ceder, ainda mais quando é o filho, heheh.
Aqui em casa nós estamos sempre inventando um sabor novo, amo isso.
Sim, aquele pão de laranja é uma delícia e ontem eu fiz um pão de café bem forte, ficou uma delícia.
Beijo!!!
Oi Eline, tudo bem? Adoro suas receitas e adoro fazer pão. Na verdade comecei a fazer devido a uma reeducação alimentar…prefiro comida natural. Contudo, meus pães integrais ficam um pouco duro. Será que colo farinha integral demais? Qual seria a proporção ideal? E tenho uma dúvida…eu sovo o pão por uns 10 minutos e deixo a massa crescer, e depois eu sovo novamente e modelo. Está correto? Desculpe fazer tantas perguntas,rs. Beijos!
Oi Teresa
Tudo bem?
Na minha opinião a melhor maneira se alimentar bem é fazendo a nossa comida em casa e evitando os ultraprocessados
Eu vario bastante a proporção de farinhas, já fiz o pão de soro até com 100% de farinha integral e ficou denso, mas muito macio. Normalmente eu uso 50 a 60% de farinha integral, mas mesmo aumentando consigo bons resultados. O processo é esse mesmo, sova por 10 1 15 minutos, deixa crescer até dobrar de volume, sovo novamente, modelo, deixo dobrar de volume novamente e aí vai para o forno.
É difícil descobrir exatamente aonde está acontecendo o problema sem ver a receita ou o processo completo.
Você já testou alguma das minhas receitas de pão? Se puder escolha alguma para ver se funciona e me conta.
Beijo!!