Pão de funghi secchi | Cogumelos secos
Você já pensou em fazer um pão caseiro de funghi secchi? Há dias essa ideia me rondava e decidi ir para a cozinha para transformar uma inspiração em pão.
Para começar, hidratei os cogumelos secos. Então, achei que esse pão combinaria com uma textura mais rústica, separei farinha de centeio, farinha integral, os outros ingredientes e fui criando a minha receita.
Depois disso, o pão fermenta, é modelado, vai para o forno e um aroma incrível toma conta da casa. E o resultado? Um pão delicioso, com cor intensa, com rusticidade, mas macio e de sabores sofisticados.
Ele vai bem para servir salgados, como queijos, frios e pastinhas, e é uma bela opção para montar um sanduíche caprichado, mas também provei ele combinando Coalhada seca e Geleia de pera com laranja e gengibre e ficou uma delícia.
Eu selecionei algumas ideias gostosas para montar uma “tábua” ou piquenique e que vão combinar super bem com esse pão de funghi: Manteiga temperada, Pasta de beterraba crua com iogurte, Pasta de sementes de girassol, Queijo brie assado com mel, alecrim e nozes, Patê de cogumelos e Pasta de gorgonzola com damasco e nozes.
Pão de funghi secchi | Cogumelos secos
- Etapa 1
- 30g de funghi secchi (1/2 xíc)
- 300ml de água fervente (1¼ xíc)
- Etapa 2
- Funghis hidratados e picados (da etapa 1)
- 180ml de água dos cogumelos (3/4 xic)
- 120ml de água fria (1/2 xic)
- 5g de fermento biológico seco (1/2 col sopa)
- 40g de açúcar (2 col sopa rasa)
- 45ml de azeite ou óleo (3 col sopa)
- 60g de farinha de trigo integral (1/2 xic)
- 60g de farinha de centeio ou farinha integral (1/2 xic)
- 360g de farinha de trigo (3 xíc)
- 10g de sal (1/2 col sopa)
- Etapa 1 Comece lavando os cogumelos em água corrente para retirar qualquer resíduo.
- Em uma tigela coloque os funghis, adicione a água fervente, tampe e deixe descansar por 30 min ou até chegar a temperatura ambiente.
- Acomode uma peneira sobre uma tigela, e despeje sobre a peneira os cogumelos e todo o líquido. Com as mãos, aperte bem os cogumelos para retirar todo o líquido. Coloque-os sobre uma tábua, pique e reserve.
- Meça a água da hidratação dos cogumelos, você vai usar apenas 180ml.
- Etapa 2 Em uma bacia coloque o líquido dos cogumelos (180ml), a água, o fermento, o açúcar, o azeite, os cogumelos e misture.
- Adicione a farinha integral, a farinha de centeio e misture. Então, acrescente o sal e volte a misturar.
- Passe adicionar a farinha de trigo gradualmente, até obter uma massa que grude um pouco nas mãos, a quantidade de farinha varia.
- Coloque a massa na bancada enfarinhada e comece a sovar polvilhando farinha quando necessário, mas sem exageros. Sove por 10 a 15 minutos.
- Leve a massa de volta para a tigela, cubra com filme plástico ou pano de prato e leve para crescer por 1h a 1h30. A massa deve dobrar de volume Deixe crescendo em local fechado, sugiro forno (desligado) ou micro-ondas.
- Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada, pressione-a ligeiramente para expulsar o excesso de ar.
- Modele 2 pães pequenos ou 1 pão grande e coloque em uma forma untada. Deixe crescer por 30 a 40 minutos, coberto por um pano. (veja nota sobre os cortes abaixo)
- Leve para assar em forno preaquecido a180°C por 30 minutos.
- Retire da forma e deixe esfriar sobre uma grade.
Dicas para o preparo da receita
- Centeio: Sei que nem sempre se tem farinha de centeio em casa. Não tem? Substitua pela mesma quantidade de farinha de trigo integral.
- O tipo de funghi: Eu usei o chileno, mas você pode usar a variedade que preferir. O importante é que sejam cogumelos desidratados e não frescos.
- Devo lavar cogumelos? Os cogumelos frescos não devem ser lavados, mas os secos sim para remover resíduos de terra.
- Os cortes no pão: Eles devem ser feitos com muita delicadeza e com uma ferramenta muito cortante. Eu uso uma lâmina (gilette). Para cortar, na hora de levar ao forno, polvilhe farinha de trigo e então faça os cortes delicadamente e sem pressionar a massa.
- Nozes: Eu não tinha nozes em casa, mas quando experimentei esse pão, tive certeza que elas ficariam ótimas nessa massa. Se quiser, acrescente nozes picadas, eu colocaria 1/4 a 1/2 xícara.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Olá!
Tenho dúvidas em relação ao fermento. 01 envelope de fermento possui 10 g.
Suas receitas indicam quantidades menores (1/2 cs) . Como armazenar o restante? É possível usar em outra receita?
Outra pergunta: Estou começando a usar fermentação natural. É possível usar nesta receita: Ideia de quantidade?
Agradeço!
Abraços!!
Olá Neida!
Eu já tinha respondido a sua pergunta em outra receita, mas você não deve ter visto. Então, segue a resposta novamente.
Que bom que você gosta das minhas receitas.
Sim, para essa quantidade de farinha é bom usar 5g, pois se colocar mais do que o necessário o pão fica mesmo com aquele cheiro de fermento.
Você pode guardar o restante em um potinho na geladeira para usar em outra receita. Se possível, guarde em um vidro com tampa para que fique bem armazenado.
Quanto à fermentação natural, vc pode sim usar, mas eu não sei a proporção, pois não tenho experiência com esse tipo de fermento.
Obrigada e um abraço
Droga!!!
Lá vou eu de novo…
Essas Bruxas e seus caldeirões maravilhosos.
hahahah, sem sossego Syd!
Já imagino esse pão fermentado lentamente.
Abraço
Pode sovar na batedeira?
Oi Tamyres!
Pode sovar na batedeira sim!! Eu faço sempre na mão mesmo, pois nem todos tem batedeira de gancho, mas quem tem, precisa aproveitar mesmo.
Depois me diz o que achou.