Lanches e Petiscos, Pães e Pizzas, Salgadas

Receita Pão de Queijo Fácil e Delicioso

Pão de queijo tradicional, fácil e delicioso. Essa é a receita que estava faltando por aqui, pão de queijo é um símbolo da nossa culinária e chegou a hora de publicar essa receita.

São tantas receitas a serem feitas, as minhas anotações só aumentam, mas já estava mais do que na hora de postar uma receita de pão de queijo tradicional e hoje, finalmente, trago uma receita deliciosa para compartilhar com vocês.

Esse pão de queijo é simples, tradicional e delicioso, para fazer você precisa de queijo, polvilho, leite, óleo, ovos e mais alguns ingredientes. Em pouco tempo o aroma de queijo e polvilho vai se espalhar para casa.

A receita vem do canal da Cozinhando com a Lyela sempre compartilha receitas ótimas, uma delas é a Broa de fubá que faz o maior sucesso dentre os leitores do Mel e Pimenta.

 

Como fazer pão de queijo tradicional e fácil

 

Você ama receitas com queijo? Então aproveite e confira algumas ideias que selecionei para você.

Como fazer pão de queijo tradicional e fácil

 

Receita Pão de queijo | Tradicional, fácil e delicioso

Como fazer pão de queijo tradicional e fácil

 

4.9 from 15 reviews
Pão de queijo | Tradicional, fácil e delicioso
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça o clássico pão de queijo
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Brasileira
Rende: 38
Palavras-Chave:
como fazer pão de queijo, Pão de queijo, pão de queijo caseiro, pão de queijo tradicional, receita de pão de queijo,
Ingredientes:
  • 150ml de óleo
  • 150ml de água
  • 150ml de leite
  • 500g de polvilho azedo
  • 13g de sal (1 csb)
  • 3 ovos
  • 200g de queijo meia cura ralado
  • 25g de queijo parmesão ralado
Modo de fazer:
  1. Em uma panela coloque o óleo, a água, o leite e leve ao fogo para ferver.
  2. Coloque o polvilho e o sal em uma tigela grande.
  3. Assim que o líquido estiver fervendo, despeje-o sobre o polvilho e misture bem com uma colher de pau. Deixe a mistura amornar. (veja dicas)
  4. Adicione os ovos e misture com a mão para envolver bem os ingredientes.
  5. Acrescente os dois queijos e misture bem com a mão.
  6. Lave as mãos e comece a modelar os pães, se a massa estiver grudando, unte as mãos com óleo. Cada pão de queijo ficou com 34g.
  7. Coloque em uma forma e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 35 minutos.
Notas:
csb - colher de sobremesa
 

 

Dicas para a receita:

  • Escalde o polvilho: Na hora de hidratar o polvilho é essencial que os líquidos estejam fervendo. Misture sempre com a colher de pau para evitar queimaduras.
  • Espere amornar: Assim que você colocar os ovos, você vai ter que misturar com a mão, então, depois de escaldar o polvilho, aguarde amornar até que você consiga colocar a mão na massa sem se queimar.
  • O ponto da massa: Ela gruda um pouco nas mãos, mas é assim mesmo, unte as mãos e modele. A massa da receita original ficou um pouco mais úmida que a minha, deve ser por causa do tamanho do ovo, mas os meus pães de queijo ficaram perfeitos.
  • Queijo meia-cura: Eu usei esse queijo que é perfeito para pães de queijo, mas você pode fazer com muçarela e outros queijos.
  • Pode rechear? Claro que pode! A minha sugestão é que você coloque pedaços de goiabada no centro da massa na hora de modelar.

 

 

Como congelar pão de queijo?

Modele os pães de queijo, coloque em um tabuleiro ou forma, cubra com plástico e leve para o freezer. Assim que eles estiverem completamente congelados, coloque em um saco próprio para congelamento.

 

 

Como assar  pão de queijo congelado?

Preaqueça o forno a 180°C. Coloque os pães de queijo em uma forma sem descongelar, direto do freezer para a forma e leve para assar até que fiquem dourados. Os pães de queijo congelados crescem um pouco menos do que quando são assados com a massa recém preparada.

 

Um pão de queijo tradicional e delicioso.

 

Como fazer pão de queijo tradicional e fácil

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Como fazer pão de queijo tradicional e fácil

 

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

36 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: