Nhoque de batata-doce com ragu de ossobuco
Você gosta de nhoque? E de ragu? Se você também ama esses dois pratos, precisa fazer a minha receita de nhoque de batata-doce com ragu de ossobuco, o sabor desse prato completíssimo é maravilhoso, equilibrado e perfeitos para dias mais frios.
O ragu de ossobuco é um molho de sabor intenso, marcante, aveludado que harmoniza perfeitamente com a delicadeza da batata-doce, prepare essa receita cheia de personalidade e elegância na sua casa também.
Você também adora de receitas com batata-doce? Então confira uma pequena seleção.
Bolinhos de abóbora com batata-doce grelhados
Como fazer batata-doce caramelada
Bolo de batata-doce e castanhas
Nhoque de batata-doce com ragu de ossobuco
- Para o nhoque
- 800g de batata-doce sem casca
- 1 cabeça de alho inteira
- 1 gema de ovo
- ¼ xícara de queijo ralado
- Noz-moscada ralada na hora
- 1 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
- Azeite de oliva
- Sal
- Ragu de ossobuco
- 1k de ossobuco
- 1 cebola grande picada
- 1 cenoura grande picada
- 2 talos de salsão picado
- 1 folha de louro
- 3 tomates grandes picados
- 3 dentes de alho picados
- 3 colheres (sopa) azeite de oliva
- ½ xícara de vinho branco seco
- Pimenta preta
- Sal
- Nhoque Descasque as batatas, corte em pedaços, regue com um fio generoso de azeite, adicione sal.
- Pegue o alho, com uma faca grande e sobre uma tábua, coloque a cabeça de lado e com um corte único, retire a ponta de todos os dentes.
- Coloque o alho dentro da forma e leve, regue com azeite, adicione sal, cubra com alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 200°C até que a batata esteja macia e o alho cremoso por dentro. Aqui levou uns 45 minutos.
- Assim que estiverem prontos, coloque a batata quente em uma tigela, com a mão aperte a cabela de alho forçando para extrair todo o purê que tem dentro dele. (cuide para não se queimar)
- Amasse a batata e o alho até obter um purê uniforme e bem liso, adicione o queijo, tempere com sal e noz-moscada ralada. Reserve.
- Assim que a mistura estiver completamente fria, adicione a gema, misture e comece a adicionar farinha mexendo com uma espátula, coloque aos poucos e o mínimo possível.
- Eu usei meia xícara e o restante para modelar os nhoques na bancada.
- Polvilhe farinha na bancada, pegue um pedaço da massa, faça rolinhos e corte os nhoques.
- Acomode-os em uma forma levemente enfarinhada e repita o processo até ter todos os nhoques prontos.
- Ragu Pode ser feito na panela de pressão ou na panela normal. Eu vou ensinar na pressão, pois foi assim que fiz.
- Na panela de pressão coloque o azeite, a cebola, a cenoura o salsão, o louro e refogue até que a cebola fique transparente .
- Então adicione o alho e os tomates e refogue até que o tomate comece a desmanchar.
- Adicione o vinho, acomode os pedaços de ossobuco na panela, adicione sal e pimenta.
- O ossobuco vai cozinhar por uma hora, então adicione a quantidade de água necessária para o seu tipo de panela, como eu faço na elétrica, coloquei apenas ½ xícara, pois ela precisa de menos água.
- Depois que finalizar, tomando os cuidados para liberar o vapor, abra a sua panela, retire os pedaços de carne e acomode-os em um prato.
- Coloque o molho em uma panela larga, leve ao fogo para voltar a ferver. Desfie a carne, coloque na panela, ajuste o sal e a pimenta e deixe ferver para incorporar os sabores.
- Se necessário adicione um pouco de caldo para esse tempo de cozimento final e molho de tomate se achar que precisa de mais cor. Eu deixei ferver por mais 15 minutos.
- Finalização Prepare o nhoque grelhado ou cozido em água e sirva com molho. (Veja abaixo as sugestões de preparo).
- Sirva com o molho e queijo ralado, se quiser decore com folhinhas de agrião.
Essas são as peças de ossobuco que usei, um dos cortes mais saborosos das carnes bovinas.
Dicas para um nhoque perfeito:
- Para que o nhoque fique leve é importante usar a quantidade certa de farinha, apenas o suficiente para dar liga e modelar.
- Use as mãos somente para modelar os nhoques, pois elas fazem com que os ingredientes liberem água que é inimiga de um bom nhoque.
- Um bom nhoque é feito com ingredientes mais secos, então opte por assar ou preparar no microondas para que eles fiquem menos úmidos.
Cozimento e congelamento do nhoque:
Cozimento em água
Coloque bastante água em uma panela, adicione sal e aguarde ferver. Coloque os nhoques, não todos de uma só vez, faça aos poucos. Assim que os nhoques boiarem, retire-os com uma escumadeira e reserve em uma panela fechada para que eles fiquem quentinhos. Repita o processo até que todos estejam cozidos. Então é só servir com o molho que você desejar. Eu servi com um molho rústico de tomates delicioso e queijo parmesão.
Cozimento na frigideira
Aqueça uma frigideira larga, e se possível, de fundo grosso, adicione manteiga e um fio de azeite de oliva e algumas folhas de sálvia. Então, coloque os nhoques, evitando sobreposição, deixe dourar de um lado e vire, a fim de deixar os o nhoque grelhado por fora e ainda macio por dentro. Finalize com sal, noz-moscada e pimenta! Se necessário, retire da frigideira e repita o processo com o restante.
Como congelar o nhoques?
Modele e coloque os nhoque em uma forma enfarinhada, leve para o congelador e assim que eles estiverem completamente firmes, coloque em um saco plástico e leve de volta ao congelador.
Como preparar os nhoques congelados?
Retire os nhoques do congelador apenas na hora de preparar e inicie o cozimento imediatamente, seja na água ou grelhado na frigideira, eles não devem ser descongelados, a fim de mantê-los íntegros.
Gostou da receita ? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.