Massas, Salgadas, Vegetarianas

Nhoque alla Sorrentina – Uma receita italiana e deliciosa

O nhoque alla sorrentina ou nhoque sorrentino, é um prato napolitano, que se originou na região de Sorrento e hoje eu estou trazendo essa receita maravilhosa para compartilhar com vocês.

Eu já fiz muitas receitas de nhoque, mas confesso que agora eu tenho a minha eleita e ela deixa para trás qualquer concorrente.

Começando pelo nhoque de batata tradicional, leve e muito macio. Depois vem o molho, que é o meu preferido, ele é simples, tem sabor marcante de alho, de azeite de oliva, tomates e nada mais. A parte mais incrível da receita está na junção de um nhoque bem feito, um molho simples e gostoso, muçarela de búfala, um pouco de provolone e forno.

O forno tem um papel essencial, ele integra os todos os sabores , derrete os queijos e transforma completamente esse prato. Acredite, cada garfada é um verdadeiro deleite.

Faça esse nhoque na sua casa e me conte o que achou do resultado.

Se você também gosta de receitas feitas com batatas, precisa conferir essas receitas que selecionei para inspirar você: Batatas gratinadas com manteiga dourada, Batata recheada com alho assado e iogurte e Purê de batatas com cebolas douradas.

 

Nhoque alla Sorrentina

Nos parágrafos abaixo, compartilho com vocês um pouco da história desse prato. Afinal de contas, os pratos que consumimos hoje tem uma longa história. O texto vem do site Vesuvio Live.

A Europa do século XVII foi dominada pelos fluxos de mercadores do Novo Mund0. A batata foi uma das curiosidades desconhecidas oriundas do continente americano.

Diz a tradição que, em 1600, numa antiga taberna da Piazza Tasso, em Sorrento, as batatas eram utilizadas de uma forma completamente nova. O cozinheiro ficou muito intrigado com o tubérculo e decidiu estudar suas características.

Então, ele decidiu fervê-los, amassá-los e fazer uma massa adicionando uma pitada de farinha e água. Ele ficou surpreso com a maleabilidade e maciez do composto que, no entanto, teve que ser cortado em pedaços arredondados, para evitar que tudo se desintegrasse.

Apesar da intuição, as bolas permaneciam muito moles e, uma vez cortadas, corriam o risco de se misturarem em um único bloco. O cozinheiro teve a ideia de jogar as bolas na água fervente e, com isso, resolveu o problema.

Agora o nhoque precisava de molho e foi outra “curiosidade botânica” da América que veio em seu socorro: o tomate. O prato foi completado com a adição de mussarela, manjericão fresco e provolone ralado.

O cheiro da nova invenção culinária espalhou-se por Sorrento, Alguns homens levados à taverna por seu sutil olfato foram os primeiros a saborear a iguaria recém-criada. Nasceu assim o gnocco alla sorrentina, prato destinado a fazer a história da cozinha italiana e muito mais.

 

Nhoque alla Sorrentina

Nhoque alla Sorrentina

5.0 from 1 reviews
Nhoque alla Sorrentina
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça esse nhoque alla sorrentina na sua casa. Ele [e prático e muito saboroso.
Autor:
Categoria: Massas
Cozinha: Italiana
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Batata, Como fazer nhoque, como fazer nhoque de batata, Nhoque, Nhoque alla sorrentina, Nhoque de batata, Nhoque tradicional, Receita de nhoque de batata,
Ingredientes:
  • Nhoque
  • 650g de batatas (sem casca)
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão
  • 200g de farinha de trigo (aprox)
  • 1 gema de ovo
  • Noz-moscada
  • Sal

  • Molho
  • 600g de tomates pelados (esmagados)
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo
  • 3 dentes de alho picados
  • 50ml de azeite de oliva
  • Sal e pimenta preta

  • Finalização:
  • 100g de queijo provolone ou parmesão ralado grosso
  • 300g de muçarela de búfala (bolinhas)
  • Manjericão (opcional)
Modo de fazer:
  1. Molho: Aqueça uma frigideira, adicione o azeite e acrescente o alho.
  2. Refogue ligeiramente para aromatizar o azeite, sem dourar o alho. Então, acrescente os tomates, o açúcar, o sal e misture.
  3. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até reduzir.
  4. Finalize com pimenta e reserve.
  5. Nhoque: Em uma panela coloque as batatas para cozinhar. Se possível, cozinhe no vapor, caso contrário, faça o cozimento em água.
  6. Assim que elas estiverem macias, escorra muito bem e coloque-as em uma tigela e amasse-as ainda quentes e reserve para esfriar.
  7. Adicione o queijo, a gema, sal a gosto e rale noz-moscada. Misture bem para integrar os ingredientes.
  8. Então, comece a acrescentar a farinha gradualmente, até obter uma passa modelável, a quantidade de farinha varia, então coloque aos poucos.(veja dicas abaixo da receita)
  9. Para testar o ponto, lave as mãos e seque. Então, tente enrolar um nhoque com as mãos levemente enfarinhadas. Se conseguir modelar, a massa está no ponto.
  10. Então, sobre a bancada generosamente enfarinhada, pegue um pedaço de massa, abra um rolinho e corte os nhoques no tamanho desejado.
  11. Repita o processo com toda a massa e vá colocando os nhoque em uma forma polvilhada com farinha.
  12. Leve ao fogo uma panela grande com água.
  13. Assim que ferver, adicione o sal e coloque uma parte dos nhoques, cuidando para que eles não se sobreponham.
  14. Mexa delicadamente e assim que os nhoque subirem para a superfície, retire com uma escumadeira e vá colocando em uma panela com tampa, para que se mantenham quentes.
  15. Repita o processo até que todos estejam cozidos.
  16. Finalização: Na frigideira ou em uma panela, misture os nhoques com o molho.
  17. Coloque metade dos nhoques dentro de uma travessa. Cubra com metade do queijo provolone e metade das bolinhas de muçarela de búfala.
  18. Espalhe o restante dos nhoques com molho, finalize com os queijos na mesma ordem.
  19. Leve ao forno preaquecido a 250°C por 10 a 15 minutos.
  20. Espalhe folhas de manjericão para servir.
 

Dicas para a receita:

  • Tomates pelados: Você pode substituí-los por passata de tomate (purê) e até fazer um bom molho de tomates frescos, nesse caso, retire a pele deles.
  • Muçarela de búfala: Eu tinha esse ingrediente em casa, mas raramente costumo ter esse queijo na geladeira. A receita original é feita do jeito que eu preparei, mas você pode substituir as bolinhas por 200g de muçarela tradicional ralada.
  • O queijo provolone: A receita autêntica é feita com esse queijo, mas você pode substituir por um bom parmesão ralado.
  • O tipo de batata: Se puder, use a batata asterix (rosa), essa é a melhor opção, pois é mais seca. Os meus foram feitos com a batata branca, tradicional, pois era o que eu tinha em casa.
  • A farinha: A quantidade de farinha varia bastante, muda de acordo com a batata, com a forma de cozimento delas. O importante é colocar apenas o necessário para conseguir modelar, assim você terá nhoques incrivelmente leves.

 

Um nhoque delicado e com sabor incrível.

 

Nhoque alla Sorrentina

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Nhoque alla Sorrentina

A inspiração vem do site Sonia Peronaci.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Nhoque alla Sorrentina

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: