Especiais, Variedades

Como montar uma mesa posta para o café da manhã?

A primeira refeição do dia precisa ser inspiradora para que você possa começar o dia bem. Então, além de preparar um cardápio com as comidas que você mais gosta, não se esqueça de escolher os melhores utensílios de mesa posta.

mesa de café

Louças bonitas e talheres leves e de fácil manuseio são alguns dos acessórios de mesa posta que precisam fazer parte de uma mesa de café da manhã. Sem dúvidas, você precisa optar por peças que unam beleza à funcionalidade para a refeição ocorrer da melhor maneira possível.

 

Além disso, os têxteis de mesa também contam muito na hora de elaborar a composição da mesa, já que eles ficam responsáveis por oferecer conforto tátil e trazer vida à refeição.

 

Na dúvida de por onde começar a montar a mesa posta para café da manhã? Nós criamos um pequeno guia para te ajudar e inspirar!

 

1.   Escolha um estilo

Assim como todos os assuntos que se relacionam com casa e decoração, nada melhor do que escolher um estilo de décor para ser o seu norte. A partir dessa escolha fica muito mais fácil selecionar todos os itens que irão compor a mesa.

 

Aqui, listamos algumas opções que você pode escolher.

 

  • Mesa Posta Clássica: utensílios elegantes e normalmente feitos em porcelana. Paleta de cores sóbrias, normalmente tendo o branco como base ou tonalidades neutras.
  • Mesa Posta Moderna: neste caso, as tonalidades tendem a variar bastante e os utensílios assumem características mais contemporâneas e dinâmicas.
  • Mesa Posta Tropical: cores vivas, como amarelo e laranja. Louças e têxteis de mesa com estampas floridas.

 

2.   Tenha um cardápio em mente

Antes de começar a selecionar qual a melhor xícara de café para a ocasião, entenda qual será o cardápio servido durante a refeição. Não adianta adicionar louças bonitas à mesa que não serão utilizadas, lembre-se que a objetividade é um fator importante para as composições.

 

Então, se você for servir cafés e sucos, por exemplo, é essencial que a mesa posta seja composta por jarras e copos de suco, e também por bules e xícaras de café.

 

Ou seja, o estilo dita quais serão as características estéticas dos itens que irão compor a mesa e o cardápio dita quais serão as peças indispensáveis para a composição.

3.   Selecione os utensílios de mesa posta

Depois de escolher um estilo e montar o cardápio, selecione os utensílios de mesa posta. Xícaras, pires, toalhas de mesa, copos, talheres e jarras costumam ser itens indispensáveis para esse tipo de refeição, mas, como citado anteriormente, tudo depende do cardápio.

 

Aqui é importante se atentar também ao tamanho da mesa, ou seja, optar por peças que possibilitam a construção de décor aconchegante. Afinal, é essencial que as pessoas se sintam confortáveis na hora de comer.

 

Não se esqueça de  também acrescentar guardanapos de tecido à composição, esse tipo de elemento traz mais elegância e beleza à mesa.

 

4.   Ordenação dos itens de mesa posta

  • Primeiro, coloque uma toalha de mesa e em seguida um sousplat.
  • O prato de lanche ocupa o centro do lugar em que a pessoa se senta. E sobre ele encontram-se o pires e a xícara de café ou chá.
  • No lado direito, faca e colher de sobremesa.
  • No esquerdo, um garfo e o guardanapo.
  • No topo do lado esquerdo é possível acrescentar copos ou taças.

 

5.   Não se esqueça dos detalhes

As mesas postas podem ser enfeitadas, ou seja, dê um toque extra adicionando pequenos detalhes. Adornos decorativos, como vasos de flores ou um belo centro de mesa deixam a composição ainda mais bonita.

 

Sem contar que são esses pequenos detalhes que trazem a personalidade do morador para a composição.

 

E agora que você sabe tudo sobre como montar a mesa posta de café da manhã, que tal deixar as suas manhãs mais inspiradoras?

 

 

como montar uma mesa posta

 

Quer ideias de gostosas para a mesa de café da manhã?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *