Como fazer molho à bolonhesa – Receita italiana
Bolonhesa é um molho clássico originário da cidade de Bolonha que se espalhou pelo mundo e atualmente é um prato presente em muitas mesas, mas ao se proliferar, a receita original também foi se perdendo. A principal informação que se perdeu é o tempo de cozimento, um bom molho à bolonhesa é cozido por aproximadamente três horas, outra dica importantíssima é a finalização dele com leite, que vai suavizar o molho e dar um toque aveludado. Confira as receitas descubra como fazer molho à bolonhesa de verdade!
O ideal é fazer uma boa quantidade para aproveitar o tempo de preparo e o gás ou eletricidade, o molho pode ser congelado em porções para usar sempre que necessário.

Como fazer molho à bolonhesa
Veja receitas de nhoque que ficarão deliciosas com esse molho Nhoque de aipim sem glúten, Nhoque de batata-doce com abóbora e Nhoque de batata-doce com espinafre.


Ingredientes
- 1 k de carne bovina moída
 - 500 g de carne suína moída
 - Azeite de oliva ou banha
 - 2 cebolas médias picadas
 - 1 cenoura grande picada
 - 2 dentes de alho picados
 - ½ xícara de vinho branco seco
 - 2 latas de tomates pelados
 - 1 xícara de leite
 - Ramos de manjerona e tomilho
 - Pimenta preta moída na hora
 - Sal
 - Água quente
 
Instruções
- Em uma panela de fundo largo coloque a cebola, a cenoura e a banha e leve ao fogo.
 - Refogue até que a cebola esteja transparente, então adicione o alho picado e refogue rapidamente.
 - Acrescente a carne e deixe refogando, mexendo ocasionalmente. Ela vai soltar líquidos, deixe nesse processo até que ela seque bem e comece a grudar na panela.
 - Adicione o vinho branco e cozinhe até o vinho evaporar e começar a grudar novamente.
 - Então adicione sal, os tomates pelados, adicione água para cobrir a carne, misture e deixe cozinhando em fogo baixo com a panela semitampada.
 - Esse processo de cozimento é muito importante, então não tenha pressa, deixe o molho no fogo por 2h30 a 3h sempre em fogo baixo.
 - Deixe uma chaleira com água quente por perto para acrescentar sempre que necessário.
 - No últimos 30 minutos de cozimento, amarre com um cordão de algodão, um pequeno buquê com manjerona e tomilho e coloque dentro da panela.
 - Depois do tempo de cozimento, retire o buquê de ervas e descarte, adicione o leite, misture bem e deixe ferver em fogo baixo até que os ingredientes estejam bem integrados e seu molho com a umidade desejada.
 - Ajuste sal, pimenta e sirva.
 


Na foto abaixo o nosso molho à bolonhesa servido com Kluski Śląskie, essa massa caseira de origem polonesa. Acompanhe o nosso Instagram e veja antes as receitas que irão entrar no blog.

Eline Prando
Sou a Eline, uma designer que ama cozinhar, fotografar e compartilhar experiências. Encontrei no Mel & Pimenta, uma forma dividir o que aprendo na cozinha, compartilhando receitas simples, mas cheias de afeto. Chegue de mansinho, passeie pelo M&P e aproveite esse conteúdo que é pensado, testado e escrito com muito carinho e cuidado.








Hoje é a segunda vez que faço esse molho, a primeira vez servi com nhoque dessa vez farei uma macarronada com massa caseira. Ele é bem demorado mas vale cada minuto gasto na preparação, depois de provar acho difícil querer preparar uma massa especial com o molho rápido que estamos acostumados.
Parabéns Eline, por esse blog tão maravilhoso e de partilhar conosco receitas tão especiais.
Oi Vanessa!
É isso mesmo, depois que se experimenta um bolonhesa feito lentamente, não dá para tolerar aquele molhinho feito em pouco temo.
Obrigada por confiar e se dispor a fazer uma receita assim, mais demorada. Realmente, vale cada minuto de dedicação.
Te agradeço por dedicar um tempo para me deixar teu retorno.