Bolinhos salgados de batata-doce | Recheados
Esses bolinhos salgados de batata-doce são uma delícia, tanto que eu estava ansiosa para compartilhar com vocês e o mais legal é que eles também podem ser feitos no formato de pastel. E o recheio? Você escolhe!
A massa é delicada, muito macia e saborosa. Você pode preparar esses bolinhos de batata-doce no tamanho e formato que preferir. A massa é sem glúten, fácil de fazer e super gostosa de trabalhar.
Uma receita saudável, prática e feita com poucos e simples ingredientes. Para o preparo da massa, você precisa apenas de batata-doce, polvilho doce, sal e noz-moscada. Depois é só usar a criatividade para rechear com seu sabores preferidos, os bolinhos podem ser vegetarianos ou com carne.
Esses bolinhos salgados de batata-doce caem super bem na hora do lanche e também nas refeições, são saudáveis e simplesmente deliciosos. Eu adoro servir com coalhada seca e azeite de oliva.
Quer mais ideias gostosas para a hora do lanche? Então confira essas receitas que eu selecionei para você.
- Chips de batata-doce assados
- Biscoitos salgados com ervas
- Empanadas Dominicanas Assadas
- Pãozinho de banana-da-terra e polvilho
Bolinhos salgados de batata-doce | Recheados
- 2 xícaras de batata-doce cozida e amassada (450g)
- ½ xícara de polvilho doce (75g) aprox
- Noz-moscada ralada
- Sal
- Opções de recheio
- Carne moída
- Frango desfiado
- Espinafre e outros
- Descasque as batatas, corte em pedaços e cozinhe: pode ser no vapor, com água ou assadas com papel alumínio.
- Amasse as batatas ainda quentes, tempere com sal, noz-moscada ralada e deixe esfriar.
- Coloque o purê em uma tigela, comece a acrescentar o polvilho doce aos poucos e vá misturando com a mão.
- Lave a mão e teste para ver se a massa não está grudando, se preciso, coloque um pouco mais, no meu caso, usei apenas 50g do polvilho.
- Coloque a massa sobre a bancada polvilhada com polvilho e abra com um rolo. (leia dicas abaixo da receita)
- A massa deve ficar com aproximadamente 5mm de espessura.
- Usando um cortador ou um copo, corte discos redondos no tamanho desejado.
- Acomode o recheio no centro deixando as bordas livres, coloque outro disco sobre o recheio e comece a pressionar as bordas com as pontas dos dedos umedecidas.
- Acomode os discos em uma forma.
- Prepare os bolinhos no forno, na frigideira ou na airfryer (veja a diferença abaixo da receita).
- Na frigideira: aqueça uma frigideira, unte delicadamente com azeite e coloque os bolinhos. Assim que eles estiverem dourados, vire e deixe dourar do outro lado.
- Na airfryer: Preaqueça a 180ºC, unte levemente a grade/cesto, pincele delicadamente com azeite os dois lados do bolinho e deixe por aproximadamente 15 minutos, até dourar.
Dicas para a receita
- O polvilho: Eu testei a receita apenas com polvilho doce e o resultado foi ótimo. A quantidade vai variar de acordo com a umidade da batata-doce. Coloque ao poucos e lave as mãos para testar o ponto e saber se a massa não está mais grudando.
- O cozimento das batatas: Eu fiz na panela de vapor, você também pode assar ou cozinhar em água, mas escorra muito bem.
- O ponto da massa: É muito simples e a massa é bem fácil de trabalhar. Ela fica com uma textura que lembra a massa de modelar, não gruda nas mãos limpas e tem uma textura bem modelável.
- O recheio: As opções são infinitas, o importante é que seja um recheio bem sequinho. Pode ser carne moída, frango desfiado, espinafre, cebola caramelizada, queijo e muito mais. A massa tem sabor neutro, acredito que até um recheio doce fique bom.
- Como abrir a massa: Ela pode ser aberta diretamente na bancada espalhando um pouco de polvilho, também pode ser aberta sobre papel manteiga ou filme plástico. Evite colocar muito polvilho para abrir, para conseguir fechar os bolinhos com facilidade. A massa deve ser grossinha mesmo, para evitar que ela quebre ao ser manipulada.
- Como selar as bordas: É bem simples, umedeça delicadamente a ponta dos dedos para fechar a massa. Se a massa rachar na superfície, você também pode passar o dedo úmido para consertar.
- Para amassar a batata-doce: A massa para essas fotos, foi feita amassando as batatas com esmagador tradicional, mas no dia seguinte, fiz um segundo teste passando as batatas pelo processador até obter uma massa homogênea. A massa ficou linda, ainda mais lisa e bem fácil de trabalhar. Então você pode escolher.
- O formato: Você pode fazer nos mais variados tamanhos, até em formato de pastel. Além desses bolinhos, eu fiz pastéis grandes e ficaram uma delícia na aifryer.
Qual a diferença dos bolinhos na aifryer e na frigideira?
As duas versões ficam diferentes, mas ambas são deliciosas. A massa dos bolinhos na frigideira fica delicadamente úmida, mas bem tostadinha e saborosa. Já na airfryer, a massa fica um pouco mais sequinha. Pelas fotos vocês podem ver o quanto o resultado é diferente com cada modo de cozimento, mas sinceramente, eu tive dificuldade de escolher o meu preferido.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Faça esses bolinhos de batata-doce fáceis e saudáveis.
A inspiração para essa receita vem do site Heal Me Ddelicious.
Gostou da receita desse bolinhos salgados de batata-doce? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Vc sempre arrasando nas receitas!!!
Esse bolinho é mto especial e saboroso, super fácil de fazer.
Fiz na frigideira e no forno. Aqui em casa preferimos a versão de frigideira ficou mais macia .
Obrigada por compartilhar essas delícias!!!
Oi Mary!
Que bom que você fez mais uma receita e aprovou!
Eu confesso que tenho dificuldade de saber qual das duas versões mais gosto.
Um beijo e obrigada pelo retorno.
Olá! E no forno, dá certo também? Caso sim, qual temperatura e tempo de forno? É preciso untar ou pincelar ovo? Obrigada! 🙂 beijos
Oi Fernanda!
No forno dá certo também, alguns leitores já me disseram que ficaram ótimos.
Eu não testei, mas trabalharei com 180°C. É importante untar a forma. Se quiser pincelar com uma gema vai ser legal, a cor vai ficar bonita.
Os meus feitos na airfryer e na frigideira não foram pincelados com gema.
Muito obrigada pela resposta! ❤
Que delícia!! Deu água na boca, vou ter que testar…hehehe
Quando você diz que passou a batata-doce pelo processador, foi só essa parte de processar a batata ou fez a massa toda ali? Usou a lâmina de plástico?
Muito obrigada pelo conteúdo que compartilha!! Sou fã 🙂
Beijos
Oi Carol!
Que bom que você gostou da ideia.
Usei a lâmina de corte a metálica mesmo, pois a massa é bem pesada.
Processei apenas a batata para deixar bem lisinha, a parte do polvilho eu fiz na mão para sentir a massa.
Beijo e obrigada pelo carinho.
Olá! Obrigada pela receita! Me salvou. Minha filha de 17 meses anda recusando comida. Aí me deparei com essa receita e resolvi fazer. Porém, não encontrei batata doce aqui onde moro. Talvez não seja a época e é um pouco diferente do Brasil onde difícil encontrar produtos fora de época ou são muito caros. Fiz com batata comum, carne moída e couve lombarda, rabano e cenoura refogados com alho e azeite. Fiz só dois bolinhos como você mostrou. Tenho pouco espaço de bancada. Resolvi misturar tudo, massa e recheio. E moldei com as mãos as panquequinha. Ficaram deliciosos!!! Acho que foi com você que vi e fiz outra receita de panquequinha de espinafre que acabei fazendo com os legumes acima, espinafre e corgete. Beijos e continue aqui salvando mães
Oi Thais
Você não imagina como fico feliz com a tua mensagem. Me alegra saber que posso de alguma forma te ajudar com a alimentação da tua pequena.
Adorei saber que você fez com batata comum e que deu certo. Também curti muito o recheio que você fez.
Obrigada por dedicar um tempinho para me deixar essa mensagem.
Beijos
Amei, quero fazer
Espero que tu faça e goste RAfa!!