Arroz doce cremoso com amêndoas – Risalamande
Hoje estou trazendo uma receita de arroz doce cremoso diferente e delicioso, ele é finalizado com amêndoas e tem mais alguns segredinhos que deixam essa sobremesa sofisticada e única.
O nome dessa sobremesa é Risalamande vem do francês “riz l’amande” que significa arroz com amêndoas.
Essa é a sobremesa mais tradicional do no Natal Dinamarquês, esse doce não pode faltar nas ceias natalinas, mas está presente em qualquer data do ano, tanto na Dinamarca quanto em outros países nórdicos, como a Noruega.
Falando em Noruega, dias depois de ter feito essa sobremesa pela primeira vez, eu estava assistindo na Netflix a série norueguesa Namorado de Natal, que por sinal, recomendo fortemente, pois é maravilhosa. Em um dos episódios, a atriz principal que não tem muita intimidade com a cozinha, resolve preparar a ceia de Natal para a família. A sobremesa que ela prepara para receber é o risalamande e o drama acontece quando ela percebe que não comprou as amêndoas, já que elas são essenciais para esse prato.
A combinação de arroz arbóreo, com as amêndoas picadas e o creme de leite batido resultam em uma sobremesa cremosa, com crocância e toque super aveludado. Simplesmente maravilhoso e de sabores sofisticados.
Você quer outras ideias de sobremesa? Eu selecionei algumas ideias gostosas para te inspirar: Cheesecake de ricota com iogurte e geleia de frutas, Torta de chocolate com grão-de-bico, Pudim de ricota com calda de goiabada e Duo de queijos com molho de frutas vermelhas.
Arroz doce cremoso com amêndoas
- 1 xícara de arroz arbóreo (200g)
- 1¼ xícara de água (300ml)
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (chá) de raspas de limão
- 1,2l de leite integral
- 100g de amêndoas sem pele
- Para a finalização
- 400g xícaras de creme de leite ou nata (veja dicas)
- ¼ xícara de açúcar
- Extrato de baunilha a gosto
- Geleia de cereja ou frutas vermelhas
- Hortelã para decorar
- Raspas de limão
- Pique ou processe as amêndoas grosseiramente e reserve.
- Em uma panela coloque o arroz, a água, o açúcar, o sal, as raspas de limão e leve ao fogo, até ferver.
- Deixe fervendo por 3 minutos, adicione o leite e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos (aproximadamente) mexendo ocasionalmente.
- Nos últimos 10 minutos, passe a mexer com frequência maior, para evitar que o arroz grude no fundo da panela.
- Assim que o arroz estiver cozido, e "al dente", desligue o fogo e adicione as amêndoas picadas. Misture e deixe esfriar.
- Coloque em uma tigela e leve para a geladeira e deixe esfriar completamente, se preferir, prepare na véspera.
- Finalização: Na batedeira ou com o fouet, bata o creme de leite até começar a ficar firme.
- Então, adicione o açúcar e o extrato de baunilha, e bata até firmar um pouco mais.
- Pegue a tigela com o arroz, ele deve estar bem espesso, mexa ligeiramente com uma colher.
- Em seguida, adicione o creme de leite batido e envolva bem, mexendo para desfazer qualquer grumo que ainda tenha restado.
- Leve para a geladeira até a hora de servir.
- Na hora de servir, coloque em tigelas individuais, raspas de limão, no centro coloque uma colherada generosa de geleia e finalize com hortelã.
Dicas para o preparo da receita
- Limão: As raspas de limão são essenciais, eu já fiz com taiti e siciliano e as duas opções ficam deliciosas.
- Creme de leite: Eu já fiz com creme de leite de lata (dessorado) e também com nata, é importante bater com cuidado para não passar do ponto para não virar manteiga.
- O ponto do arroz: Eu esqueci de fotografar o arroz cozido, mas é só desligar na hora que estiver cozido e levar para gelar. No meu caso levou exatamente 25 minutos.
- A cremosidade: Esse arroz doce é um pouco mais espesso do que a maioria das receitas.
- As amêndoas: Para economizar eu compro amêndoas com pele, levo uma panela com água ao fogo, assim que ferve coloco as amêndoas e deixo por 40 segundos. Escorro, passo por água frio e retiro a pele pressionando um extremidade. Veja aqui como fazer.
- O arroz arbóreo: Para obter o mesmo resultado de cremosidade, essa receita precisa ser feita com arroz de risoto (arbóreo ou carnaroli). Se você quiser, pode testar com arroz comum, também deve ficar gostoso.
- A geleia: Tradicionalmente a receita é servida com geleia de cerejas, mas você pode usar outra, pode ser de amoras, morangos e assim por diante.
- Finalização: a hortelã e as raspas de limão da finalização são totalmente opcionais.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Escreva o seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Gosto muito de suas receitas. Sim é uma sobremesa típica do natal da Dinamarca. Mas quero acrescentar que eles colocam a sobremesa nas taças e em uma delas é colocada uma amêndoa inteira que deve ser escondida no meio do arroz. Então qdo a sobremesa é servida que pega a taça com a amêndoa deve disfarçar. E no final todos devem adivinhar quem pegou e quem acerta ganha um presente assim como quem pegou a amêndoa.
Oi Regina!
Que incrível receber esse comentário complementar, adorei saber desse detalhes.
É uma sobremesa linda, gostosa e cheia de tradição.