Doces, Faça em casa, Geleias, Para Presentear

Geleia de pera com laranja e gengibre

Fazer geleia em casa é fácil e elas podem ser maravilhosas! Assim, podemos escolher os ingredientes que iremos usar, dosar a quantidade de açúcar ideal! Isso significa, ter o controle sobre a nossa alimentação. Então, hoje estou trazendo essa deliciosa geleia de pera com laranja e gengibre, fiz para aproveitar as frutas que estavam lindas, mas nada gostosas.

O resultado foi uma geleia maravilhosa, com pedaços de frutas, ótima para comer com pães, mas que fica uma delícia com queijos e até para acompanhar uma carne de pouco assada.

Geleia de pera com laranja e gengibre

 

Geleia de pera com laranja e gengibre

Aqui no blog já testamos muitas receitas de geleias e eu selecionei algumas que podem te servir de inspiração Geleia de physalis, Geleia de caqui caseiraGeleia de amora caseiraGeleia de laranja.

e

 

Geleia de pera com laranja e gengibre
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Aprenda a fazer essa geleia de pera com laranja e gengibre deliciosa
Autor:
Categoria: Geleias e Chutneys
Cozinha: Caseira
Rende: 4 vidros pequenos
Palavras-Chave:
Como fazer geleia em casa, Geleia, geleia caseira, Geleia de pera, Pera, pera com laranja,
Ingredientes:
  • 1,2 k de pera
  • 2 colheres (sopa) de suco limão
  • 1 pedaço de gengibre (5 cm aprox)
  • 500 ml de suco de laranja
  • 500 g açúcar
Modo de fazer:
  1. Esprema o suco das laranjas até obter 500ml, coloque em uma panela grande, adicione o suco de limão.
  2. Lave muito bem as peras, corte em cubos de aproximadamente 1cm, mantendo a casca. Descarte as sementes e a parte rígida bem do centro.
  3. Conforme for cortando, vá colocando os cubinhos de pera na tigela na panela.
  4. Adicione o pedaço de gengibre sem casca e apenas 400 g do açúcar.
  5. Leve a panela ao fogo e mexa para dissolver, depois que ferver, baixe o fogo e deixe a geleia cozinhando com a panela destampada.
  6. Quando as frutas estiverem bem macias, desmanchando e com tom dourado.
  7. Retire a panela do fogo e usando um grafo ou amassador de batatas, esmague grosseiramente as frutas.
  8. Coloque a panela de volta no fogo, experimente a geleia e se necessário, adicione o restante do açúcar.
  9. Continue cozinhando em fogo baixo até reduzir e ficar com um tom laranja escuro.
  10. Coloque a geleia ainda quente em vidros esterilizados, tampe e vire os vidros de cabeça para baixo e deixe-os assim até esfriar para cria vácuo. (veja as notas)
 

Detalhes importantes

  • A quantidade de açúcar pode varias. Fiz essa geleia, pois as minhas peras estavam “incomíveis” de tão ácidas e com certa adstringência, o suco de laranja também não era nada doce. Então, na hora de fazer, lembre-se de avaliar esses detalhes e pense que você precisa agradar o seu paladar.
  • A durabilidade varia muito, pois depende da quantidade de açúcar usado. Geleias que são feitas para durar mutos meses, levam muito mais açúcar, mas bem fechada com o processo de vácuo, essa geleia dura 2 meses. Você também pode congelar e consumir em até 6 meses.
  • Durante o processo, você também pode colocar mais gengibre, se quiser ter uma picância um pouco mais presente. Para descascar, use uma colher de chá e raspe, é a forma mais prática e sem desperdício.
  • No meu caso, não foi preciso adicionar água, mas de acordo com as características da fruta pode ser necessário. Então, se for preciso adicione aos poucos até chegar ao ponto.
  • Na hora de encher os vidros, coloque-os sobre uma tábua de madeira ou sobre um pano. Nunca coloque sobre mármore ou qualquer superfície que possa gerar choque térmico.

 

Geleia de pera com laranja e gengibre

 

Se você preparou a minha geleia de pera, vou adorar saber o que você achou do resultado. Então deixe o teu comentário!

 

Gostou da receita de geleia de pera? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.