Pães e Pizzas, Salgadas, Tortas

Torta de sardinha – A famosa pizza de aniversário

A receita de hoje é tradicional no RS, mas foi sendo um pouco esquecida. A famosa pizza de aniversário, se trata de uma torta de sardinha que é composta por uma massa deliciosa e coberta por um vermelho e intenso molho feito com tomates e sardinhas.

Essa torta de sardinha, é carinhosamente chamada de pizza de aniversário. Aqui no Rio Grande do Sul ela era presença quase obrigatória no cardápio das festinhas infantis das décadas de 80 e 90. Acompanhada de alguns brigadeiros, um bolo e uns refrigerantes, a festa estava garantida, as crianças se divertiam e brincavam com muita simplicidade.

Hoje em dia essa receita não está mais tão presente, mas ela está nas memórias afetivas de todos que viveram essa época e eu estou resgatando essa torta salgada fofinha, deliciosa e fácil de fazer. Afinal de contas, ela pode ser o lanche da família a qualquer momento, não precisa estar restrita aos aniversários.

 

Torta de sardinha – A famosa pizza de aniversário

Veja outras ideias de tortas salgadas que você pode preparar em casa Quiche de damasco com queijo brieTorta de abóbora com cebola e queijo gorgonzolaTorta salgada com vegetais e bacon.

Torta de sardinha - A famosa pizza de aniversário

 

 

Torta de sardinha - A famosa pizza de aniversário
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Categoria: Tortas Salgadas
Rendimento: 12 porções
Ingredientes:
  • Massa
  • 4 xícaras de farinha de trigo (480 g)
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 g de fermento biológico seco
  • ½ xícara de óleo de girassol
  • ¾ xícara de leite integral
  • ¾ xícara de água
  • 2 ovos

  • Molho
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • 2 latas de sardinha em óleo
  • 1 e ½ lata de tomates pelados
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • Azeite de oliva
  • Pimenta preta
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Molho
  2. Ele pode ser preparado antes ou enquanto a massa cresce.
  3. Corte a cebola em rodelas, coloque em uma panela com um fio de azeite de oliva e refogue até ficar transparente.
  4. Adicione o alho, mexa e acrescente as sardinhas com o óleo.
  5. Em seguida, use um garfo para quebrar um pouco os tomates pelados e acrescente-os ao molho, adicione o extrato de tomate, sal, pimenta preta e misture.
  6. Deixe ferver em fogo baixo e com a panela destampada, mexendo com frequência. Aqui levou aproximadamente 35 minutos para obter um molho espesso e sequinho.


  7. Massa:
  8. Em uma tigela média misture a farinha e o sal.
  9. Faça um buraco no centro puxando a farinha para as laterais e coloque o açúcar, o fermento, o óleo, o leite, a água e os ovos.
  10. Usando uma colher grande, comece a misturar os ingredientes do centro para fora, integrando a farinha aos líquidos lentamente.
  11. O resultado é uma massa bem mole, mas não líquida, usando a colher ou com a mão vá movimentando a massa debaixo para cima para incorporar ar à massa. Faça isso por aproximadamente 5 minutos.
  12. Cubra a tigela com um pano ou filme plástico e leve para fermentar em local fechado por 45 minutos a uma hora.
  13. Unte uma forma ou travessa com óleo, a minha forma tem 35 cm x 22 cm, sugiro que você use uma forma um pouco maior que a minha, assim a camada de massa ficará um pouco mais baixa.
  14. Transfira a massa para a forma, alise preenchendo toda a forma e use uma espátula para deixar uniforme.
  15. Leve a massa para assar em forno preaquecido a 180°C por 20 minutos.
  16. Retire a massa do forno, espalhe rapidamente o molho e coloque novamente no fono por mais 15 a 20 minutos.
 

 

 

Respostas para dúvidas que podem surgir:

Posso fazer a pizza de sardinha sem lactose?

Com certeza! Substitua a leite por água, mesmo assim você vai obter uma torta deliciosa.

 

Posso fazer essa torta sem sardinha?

Como o nome diz, essa torta é de sardinha, mas nada impede que você faça diferente. Se você não gosta de sardinhas ou não tem em casa, pode fazer apenas um bom molho de tomates, também pode usar atum e até sobras de frango cozido e desfiado.

 

Sobre o fermento

Para obter uma massa aerada, macia e leve, é importante que se use o fermento de pão. Existem receitas desse tipo que são feitas com fermento químico, mas eu não gosto muito do resultado, acho que a massa fica pesada.

 

É essencial usar tomates pelados?

Não necessariamente, eu uso, pois costumo sempre ter várias latas de tomates pelados em casa, já que eles são feitos com tomates bem maduros, não estragam e são livres de conservantes, mas você pode fazer seu molho como preferir, use tomates, passata de tomate, algum molho orgânico, mas jamais use aqueles molhos prontos sem qualidade e ultraprocessados.

 

Torta de sardinha - A famosa pizza de aniversário

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.