Quibe de ervilha – Receita vegana
A receita de hoje é uma descoberta cheia de sabor que conheci através do lindo blog Cozinha da Matilde, a Letícia aprendeu a fazer esse quibe de ervilha vegano com a dona Arpine que é de origem Armênia e segundo ela, é uma grande cozinheira.
Depois de ler toda a história que a Letícia conta em seu post, corri para a cozinha para testar essa receita e o resultado é surpreendente, o prato tem sabor marcante e ao mesmo tempo é de uma delicadeza incrível. Só posso agradecer às duas por terem compartilhado essa receita incrível!
Quibe de ervilha
Quer outras receitas com ervilha? Então, dá uma olhada na minha pequena seleção Pasta de ervilha para servir com pães, Molho pesto de ervilha e manjericão e Penne ao molho de iogurte com ervilhas e nozes.
- 2 xícaras de ervilhas secas
- 1 xícara de trigo para quibe
- 5 xícaras de água
- 1 xícara de salsinha picada
- 2 colheres (sopa) de hortelã picada
- 2 cebolas pequenas finamente picadas
- 6 colheres (sopa) de azeite
- Pimenta preta
- Sal
- Cebola roxa fatiada para servir
- Azeite para finalizar
- Em uma frigideira coloque o azeite e a cebola bem picadinha, refogue e doure em fogo baixo até que a cebola fique com tom quase marrom, cuide para não passar desse ponto. Reserve.
- Em uma panela coloque a água, a ervilha e sal a gosto. Leve ao fogo para cozinhar com a panela semitampada até que esteja macia.
- Então, desligue o fogo, adicione o trigo para quibe, mexa e tampe a panela. Deixe hidratando por 15 minutos.
- Coloque a mistura de ervilha com trigo sobre uma peneira e pressione com uma colher para remover o excesso de água.
- Transfira a mistura para uma tigela e amasse com um garfo até obter uma pasta, então acrescente a cebola dourada, a salsinha, a hortelã, pimenta moída na hora e sal.
- Misture bem, experimente e se necessário faça ajustes de sal e pimenta.
- Acomode o quibe em um prato, faça cortes na diagonal, regue com azeite de oliva.
- Sirva com cebola fatiada, eu usei, mas acabei fotografando sem cebola.
Sirva como acompanhamento, mas também é uma delícia de entrada.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Amei esse quibe
Olá Angela!
Fico feliz por saber que você aprovou.
Beijo
Bom dia. Quero fazer esse kibe. Parece delicioso e amo coisas com ervilhas. Na foto do empratamento, o que você colocou por cima?
Oi Angela!
Tudo bem?
Na foto do empratamento só tem um bom azeite de oliva e hortelã, nada mais.
Vale fazer, é uma delícia.
Gratidão por usar sua energia para compartilhar essas receitas maravilhosas, muito obrigado. Já está nos meus favoritos!!
Oi Jhonatha!
Obrigada por confiar nas minhas receitas e por me dar retorno. Saber como os pratos ficam na casa de vocês, é muito importante para o meu trabalho.
Eline, esse quibe fica maravilhoso..Estou fazendo toda semana uma quantidade maior para mandar para minha mãe e minha tia que adoraram e me pedem toda semana…obrigada por mais essa receita deliciosa…Beijo
Maria Fernanda querida!
Fico tão feliz que as minhas receitas podem te ajudar a dar um carinho em forma de comida para a tua família, além de agradar os vizinhos.
Que bom que você aprovou mais uma receita.
Um grande beijo!
Esse quibe pode congelar? Dá pra assar tb?
Obrigada.
Oi Adriana!
Eu só fiz para consumir ele fresco, assim sem assar, mas acredito que pode ficar bem interessante depois de assado.
Quanto ao congelamento, para consumir fresco, eu não congelaria, pois ele deve criar cristais de gelo e soltar água no descongelamento, mas se for assado, acho que deve funcionar sim.