Acompanhamentos, Salgadas, Vegetarianas

Berinjela assada com tomate – Saudável e Fácil

Berinjela é saudável, é gostosa e versátil. Aqui em casa esse vegetal está sempre presente na nossa mesa nas mais variadas receitas como a deliciosa Berinjela recheada com carne moída, os vegetarianos Rolinhos de berinjela com ricota e a famosa Pasta de berinjela tostada | Babaganoush. Essas são algumas das receitas que gostamos muito e agora essa Berinjela assada com tomate entra para essa lista especial.

 

Para fazer essa receita você precisa de poucos ingredientes, com berinjela, tomate, alho, um bom azeite e temperos básicos, você faz um prato saboroso, cheio de cor e personalidade. A berinjela é cortada ao comprido mantendo o talo e depois, ela recebe rodelas de tomate que são intercaladas entre as lâminas. O resultado é um prato lindo e delicioso! Se possível, sirva com coalhada, a combinação de sabores vai ficar ainda melhor.

 Berinjela assada com tomate

Berinjela assada com tomate

 Berinjela assada com tomate

Berinjela assada com tomate
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Categoria: Vegetarianos
Rende: 2 porções
Ingredientes:
  • 1 berinjela média
  • 2 tomates médios
  • 2 dentes de alho (amassado)
  • Azeite de oliva
  • Manjericão
  • Pimenta preta
  • Sal
  • Coalhada para servir (opcional)
Modo de fazer:
  1. Corte a berinjela em finas lâminas no sentido do comprimento, mas mantenha as fatias presas ao caule.
  2. Polvilhe sal por todas as faces das fatias de berinjela, coloque-a em uma travessa forrada com papel toalha e deixe descansando por 1h a 1h30. Vire de vez em quando e movimente para que o líquido escorra. Troque o papel uma ou duas vezes durante o descanso.
  3. Lave a berinjela em água corrente e seque muito bem.
  4. Então tempere a berinjela, polvilhe sal, espalhe o alho amassado e regue com azeite te oliva, massageando delicadamente para que todas lâminas da berinjela fiquem temperadas.
  5. Acomode a berinjela em uma travessa que possa ir ao forno.
  6. Corte o tomate em fatias de espessura média, tempere com sal, encaixe aproximadamente duas fatias de tomate e folhas de manjericão entre cada lâmina, arrume para deixar a berinjela em formato de flor para assar igualmente.
  7. Nas minhas fotos não tem manjericão, pois eu não tinha em casa.
  8. Regue com um fio de azeite, polvilhe pimenta moída na hora e leve para assar em forno aquecido a 200°C por aproximadamente 40 minutos.
  9. O tempo pode variar um pouco.
  10. Sirva com coalhada.
 

berinjela saudável

 

 

Berinjela é saudável!

Leve esse vegetal para a sua mesa, pois ele é nutritivo, saboroso e fácil de fazer.

 

 

Eu conheci essa receita nesse lindo blog.

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.