Café da Manhã, Entradas, Faça em casa, Fermentados

Coalhada seca caseira – Um “supérfluo” essencial

Já faz uns dois anos que coalhada seca caseira passou a fazer parte da nossa rotina diária. Ela está na nossa mesa todos os dias, em cada café da manhã, a coalhada vai bem com geleias e com salgados.

Desde que a coalhada passou a ser essencial na nossa rotina alimentar, nós deixamos de consumir queijos, só compramos algum queijo especial para situações específicas, mas nosso dia a dia é bem mais saudável consumindo esse alimento fresco e feito em casa e delicioso.

Pão, com mel e coalhada é uma das minhas preferências no café da manhã, ela carrega a acidez do iogurte e o resultado é simplesmente delicioso.

A coalhada seca é super versátil, ela também vai para a mesa para acompanhar algumas carnes, pratos da culinária árabe e muito mais. Fica perfeita com ervas para servir com pães e é uma ótima base para uma pasta de queijo gorgonzola.

Para fazer a coalhada seca nós só precisamos de iogurte natural e um tempo para extrair seu soro. Para que obtenhamos uma boa quantidade de coalhada é preciso ter bastante iogurte natural, por isso, vamos fazer começar fazendo o iogurte caseiro.

O processo é muito simples, enquanto vamos dormir o leite se transforma em iogurte e depois é só extrair o soro e esse líquido precioso conhecido como Whey Protein ainda pode se transformar em um pão incrível. Veja a receita do Pão de soro de leite.

 

Coalhada seca caseira

Receita de coalhada seca caseira

 

Receita de coalhada seca caseira

 

Coalhada seca caseira
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Palavras-Chave:
coalhada, coalhada caseira, Coalhada seca, Como fazer coalhada de iogurte, Iogurte, Receita de coalhada,
Ingredientes:
  • 2 litros de leite integral pasteurizado (de saquinho)
  • 1 pote de iogurte natural
  • Pano de algodão (novo e limpo)
Modo de fazer:
  1. Coloque o leite em uma panela, leve ao fogo até ferver, desligue o fogo e deixe o leite esfriando até que fique morno.
  2. O leite estará na temperatura correta quando atingir 38°, se você não tem termômetro, vai ter que conseguir manter o dedo mergulhado no leite por 10 segundos sem se queimar.
  3. Nesse momento adicione o iogurte e misture bem, tampe a panela, envolva bem com uma toalha de mesa e coloque em um forno (desligado) por 8 a 12 horas.
  4. Retire do forno e desembrulhe a panela.
  5. Acomode uma peneira sobre uma panela ou tigela, coloque o pano de prato sobre a peneira, despeje o iogurte. É importante que o soro não tenha contato com o fundo da peneira para que o queijo escorra bem, então escolha uma panela ou recipiente alto.
  6. Cubra e leve para a geladeira e deixe dessorando por 4h a 15h dependendo de quanto de cremosidade que você deseja.
  7. Retire a coalhada da peneira, lave o pano, guarde o soro na geladeira.
  8. Coloque a coalhada em recipientes bem lavados e secos. Se puder colocar em vários potes de vidro esterilizados será ainda melhor.
  9. Para aumentar a durabilidade use sempre talheres limpos para servir a coalhada e evitar contaminação.

 

Dicas para manter a temperatura e ajudar na fermentação do iogurte:

A boa fermentação depende de ingredientes de qualidade e um ambiente propício para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no iogurte: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus

  • Você tem uma bolsa térmica para água quente? Coloque água quase fervendo na bolsa e coloque-a dentro do forno, microondas ou armário que você deixará o seu iogurte descansando.
  • Você tem uma caixa de isopor grande? Coloque o recipiente envolvido na toalha dentro da caixa de isopor fechada, isso ajudará a manter a temperatura.
  • Você tem uma boa garrafa térmica sem odores  (que não seja usada café)? Coloque o leite com o iogurte dentro dela e guarde em um armário. Ela manterá a temperatura e ajudará no processo.

 

Rendimento da coalhada seca

Essa receita rende aproximadamente 1k de coalhada e a validade vai depender dos cuidados que você vai ter ao armazenar tendo cuidado para esterilizar os vidros e guardando em vários potes para que parte da sua coalhada se mantenha intacta para ser aberta só na hora de consumir.

Como fazer coalhada seca caseira

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

 

Receita de coalhada caseira - Confira todas as dicas para fazer coalhada na sua casa, ela é feita a partir do iogurte natural que tem o seu soro retirado. Faça esse queijo cremoso saudável, leve e simplesmente delicioso.