Doces, Entradas, Geleias

Geleia de nêspera com gengibre – Faça em casa

A nêspera, também é conhecida como ameixa amarela, uma fruta rústica, doce e com bastante acidez, ela possui uma concentração elevada de pectina e isso faz dela uma fruta perfeita para o preparo de geleias. E então, nós preparamos uma receita de Geleia de nêspera com gengibre que ficou deliciosa e é muito fácil de fazer.

Essa geleia é uma verdadeira delícia, que fica ótima com doces e pães, mas que também combina incrivelmente com queijos e carnes. No final do post eu vou dar dicas para preparar um canapé de carne suína com essa geleia que fica simplesmente incrível.

 

Ameixa amarela

 

Geleia de nêspera com gengibre

Quer ideias de geleias para preparar em casa? Confira a nossa seleção de deliciosas receitas Geleia de amora caseira, Geleia de laranjinha kinkanGeleia de mamão e laranja com pedaços de fruta.

Geleia de nêspera com gengibre

 

Geleia de nêspera com gengibre - Faça em casa
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Prepare essa receita deliciosa de geleia de nêspera na sua casa.
Autor:
Categoria: Geleias e Chutneys
Cozinha: Caseira
Rende: 1 vidro pequeno
Palavras-Chave:
como fazer geleia de nêspera, geleia caseira, Geleia de nêspera, Geleia de nêspera com gengibre, Gengibre, nespera, Receita de geleia de nêspera,
Ingredientes:
  • 800 g de nêsperas
  • 180 g de açúcar
  • 2 colheres (sopa) suco de limão
  • 1 pedaço de gengibre (1 cm aprox)
Modo de fazer:
  1. Descasque as nêsperas com uma faca, puxando a pele que se soltará facilmente sem desperdiçar a polpa. Descarte as cascas, mas guarde as sementes, depois explicarei o motivo.
  2. Corte as nêsperas em 4 a 6 pedaços, coloque em uma panela, adicione o açúcar e o suco de limão e leve ao fogo alto até começar a ferver.
  3. Descasque o gengibre e rale um pouco sobre os ingredientes, mexa, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo mexendo ocasionalmente, se necessário acrescente um pouco de água durante o cozimento.
  4. Deixe cozinhando até que as frutas estejam totalmente macias, desmanchando mesmo e com um tom levemente caramelizado. No meu caso ficou pranta em aproximadamente 40 minutos.
  5. Durante o preparo experimente e se necessário adicione mais gengibre para agradar ao seu paladar.
  6. Coloque a geleia ainda quente em um vidro, tampe e deixe de cabeça para baixo até esfriar.
 

Geleia nespera gengibre Baixa 4

 

Sirva com pães no café da manhã, no lanche da tarde, mas experimente também essa geleia de ameixa amarela com carnes, ela acompanha perfeitamente uma tábua de frios e pastinhas para servir como entrada.

 

Como utilizar os caroços? 

Lave-os, coloque em uma vidro com vodka ou álcool de de cereais e guarde. Depois uns três meses você terá um delicioso extrato para usar nas suas receitas doces e também uma base para preparar um licor.

Geleia de nêspera com gengibre

 

Aprenda a fazer deliciosos canapés usando a geleia

Utilize uma carne suína assada, pode ser filé, lombo, sobrepaleta e outros cortes, deixe na geladeira para que ela fique firme para ser cortada. Fatie finamente, coloque uma porção de geleia sobre cada fatia, acomode folhinhas de mini agrião sobre a geleia e sirva em temperatura ambiente.

Canapés de porco com geleia agridoce e agrião

 

Esses canapés também combinam muito com uma Geleia de pimenta biquinho com abacaxi. Experimente, essa receita com geleias cítricas, com toque picante, seja do gengibre ou de pimenta.

Canapés de porco com geleia agridoce e agrião

 

Gostou dessa receita? Então salve a imagem abaixo nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.

Geleia nespera 2

 

 

 

Geleia nespera 1 Canapes carne geleia nespera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: