Bolos, Doces, Saudáveis, Sem Glúten, sem Lactose

Bolo de bergamota sem farinha e delicioso

É inverno, é tempo de bergamotas e essa é a minha época do ano preferida. A “berga” como chamamos carinhosamente aqui no Sul do Brasil, também é conhecida como tangerina, mexerica, laranja-cravo e outros nomes, dependendo de cada região. Versátil, cítrica e cheia de sabor, ela é o ingrediente principal da receita de hoje, esse Bolo de bergamota sem farinha delicioso e fácil de fazer.

O resultado dessa receita é um bolo úmido, leve, com toda a delicadeza das amêndoas, mas que carrega a potência de sabor da bergamota e sua casca. Faça essa receita na sua casa sem glúten, sem lactose, mas deliciosa!

Como eu falei antes, a bergamota é uma fruta versátil e você pode usá-la em muitos preparos, como essa Geleia de bergamota deliciosa e fácil de fazer, também tem essa Tempero de casca de bergamota perfeito para temperar carnes suínas com muito sabor e esse Bolo de bergamota e coco simplesmente apaixonante.

Bolo de bergamota sem farinha, receita sem glúten, sem lactose e deliciosa.

Bolo de bergamota sem farinha

Essa receita é da maravilhosa cozinheira Nigella Lawson.

Bolo de bergamota sem farinha, receita sem glúten, sem lactose e deliciosa.

Bolo de bergamota sem farinha e delicioso
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um bolo fácil de fazer, sem glúten e delicioso.
Autor:
Categoria: Bolos
Rende: 10 porções
Ingredientes:
  • 375 g de bergamotas com casca
  • 6 ovos
  • 225 g de açúcar
  • 250 g de farinha de amêndoas
  • 1 colher (chá) de fermento
Modo de fazer:
  1. A única etapa um pouco demorada desse bolo é o cozimento das bergamotas, mas você pode fazer isso na véspera e deixá-las na geladeira. Você pode optar por cozinhar no fogão ou no microondas. As minhas foram cozidas de forma convencional.
  2. No panela: Coloque as bergamotas inteiras e com casca em uma panela, cubra com água e cozinhe até que elas estejam macias. Leva aproximadamente 1h 30. Descarte a água e deixe as frutas sobre uma peneira até que estejam completamente frias.
  3. No microondas: Coloque as bergamotas em uma tigela que possa ir ao microondas, cubra com as frutas com água fervente e leve ao microondas por 10 minutos. Ao abrir tenha cuidado para tocar nas frutas e movimentar a tigela para evitar queimaduras. Elas devem estar macias, se precisar de mais tempo, faça aos poucos.
  4. Prepare uma forma redonda de 20 cm, de preferência de fundo removível, unte com manteiga ou outra gordura.
  5. Depois que as frutas estiverem completamente frias, corte ao meio e retire todas as sementes.
  6. Coloque as bergamotas com casca no processador e bata até obter uma pasta, mas que ainda tenha alguns pedaços pequenos.
  7. Em uma tigela coloque os ovos e o açúcar, bata com um fouet, se preferir use a batedeira, até obter um creme espumoso e esbranquiçado.
  8. Adicione o purê de bergamota aos ovos, use uma espátula para misturar bem e acrescente a farinha de amêndoas.
  9. Depois que os ingredientes estiverem bem misturados, coloque o fermento, mexa com a espátula e transfira a massa para a forma preparada.
  10. Leve para assar em forno preaquecido a 190C por 35 a 40 minutos.
  11. Faça o teste do palito, ele deve sair limpo, sem massa.
  12. Deixe o bolo amornar e retire da forma.
 

As bergamotas cozidas ficam assim, completamente macias. Lembre-se que elas dever estar completamente frias para começar a preparar o bolo.

Tangerina cozida

 

Dica:

Prepare uma calda para servir com o bolo, esprema 3 ou 4 bergamotas, coloque o suco em uma panela, adicione suco de meio limão, um pouco de água, coloque açúcar a gosto e ferva em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos, até reduzir um pouco. Na hora de servir regue com essa calda.

Bolo de bergamota sem farinha, receita sem glúten, sem lactose e deliciosa.

 

Gostou dessa receita? Então salve a imagem abaixo nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.