Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de mandioquinha macio e delicioso

Pão caseiro é rotina aqui na cozinha do Mel e Pimenta, mas quando o assunto é sabor, ficamos bem longe da mesmice, pois estamos sempre em busca de novos sabores, de descoberta de ingredientes para fazer pães diferentes para variar o nosso cardápio. Esse pão de mandioquinha macio e delicioso é mais um dos nossos testes que vem cheio de sabor e maciez.

Prepare o nosso pão de mandioquinha na sua casa e encante-se com tanta maciez e sabor.

Pãozinho de batata-baroa

Pão de mandioquinha macio e delicioso

Confira outras receitas de pequenos e preciosos pãezinhos que já fizemos por aqui Pãezinhos de batata-doce, Pãezinhos caseiros de farinha integral e fubáPãozinho de abóbora com manteiga e mel.

Pão de mandioquinha macio

Pão de mandioquinha macio e delicioso
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Categoria: Pães
Rendimento: 20 pãezinhos
Ingredientes:
  • 300 g de mandioquinha sem casca
  • 100 ml de água morna
  • 200 ml de leite morno
  • 1 ovo ligeiramente batido
  • 30 g de manteiga derretida
  • 10 g de fermento biológico seco
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • ¾ colher (sopa) de sal
  • 1 kg farinha de trigo (aproximadamente)
  • Manteiga derretida para untar
Modo de fazer:
  1. Cozinhe a mandioquinha sem casca até que ela esteja macia, a minha foi feita no vapor.
  2. Coloque a mandioquinha ainda quente em uma bacia, amasse bem e deixe esfriar.
  3. Adicione a água, o leite, o ovo, a manteiga, o fermento e o açúcar.
  4. Use um fouet (batedor de arame) para misturar bem e dissolver os ingredientes.
  5. Aos poucos e misturando com a ponta dos dedos adicione aproximadamente uma xícara da farinha, nesse momento acrescente o sal.
  6. Continue acrescentando farinha até obter uma massa que grude ligeiramente nas mãos. A quantidade de farinha varia de acordo com a umidade da mandioquinha e tamanho do ovo.
  7. Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada e sove por 15 minutos acrescentando farinha para ajudar na sova sempre que necessário.
  8. Coloque a massa na tigela, cubra com filme plástico ou toalha e leve para crescer por 1h a 1h30. A massa precisa dobrar o seu volume.
  9. Deixe a massa crescer sempre em local fechado, microondas, forno desligado, armário. Nos dias frios eu gosto de colocar uma bolsa térmica com água quente no forno para deixar o ambiente mais quente e propício para a fermentação.
  10. Depois que a massa estiver crescida, polvilhe a bancada com farinha, coloque a massa na bancada e pressione ligeiramente para expulsar o excesso de ar.
  11. Divida a massa em pequenas bolinhas para fazer a quantidade de pães desejada. Eu fiz 20 pães e cada um tinha 75 g de massa.
  12. Modele seus pãezinhos, acomode-os em uma forma untada, cubra com um pano e leve para crescer novamente por 30 a 40 minutos.
  13. Leve os pães para assar em forno preaquecido a 200°C por 5 minutos, depois baixe a temperatura para 180°C e continue assando por aproximadamente 30 minutos.
  14. Quando os pães estiverem quase prontos e levemente dourados na superfície, retire rapidamente a forma do forno, unte os pães com a manteiga e leve novamente ao forno para finalizar e obter uma superfície corada.
  15. Retire os pãezinhos do forno e deixe esfriando sobre uma grade.
 

 

Pãezinhos modelados e prontos para crescer

 

 

Pão de mandioquinha macio

Siga o nosso perfil no Instagram.

 

Gostou dessa receita? Então salve a imagem abaixo nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.