Risoto de linguiça fresca com salsão
Hoje é dia de compartilhar um clássico da culinária italiana, o risoto faz parte da história da gastronomia da Itália e a versão de hoje é especial, esse Risoto de linguiça fresca com salsão tem sabor marcante e é um prato completo.
Para preparar um bom risoto basta seguir alguns passos importantes que se aplicam a qualquer receita, sempre utilize vinho branco seco ou vermute assim que colocar o arroz na panela para ajudar a liberar o amido dos grãos de arroz. Sempre utilize o caldo fervente, ele deve ser adicionado aos poucos e mexendo, finalize seu risoto com um generoso pedaço de manteiga gelada, esse processo confere um toque aveludado ao seu risoto.
Separamos uma pequena seleção de risotos deliciosos que fazem sucesso aqui na cozinha do Mel e Pimenta, Risoto de figo turco com queijo gorgonzola, Risoto de gorgonzola, pera e nozes e Risoto de abobrinha.
Risoto de linguiça fresca com salsão
- 250 g de arroz arbóreo
- 500 g de linguiça suína fresca
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 150 g de talos de salsão finamente picado
- 1 cebola média picada
- ½ colher (chá) de açafrão em pó
- ¾ de xícara de vinho branco seco
- 1,5 l de caldo de vegetais ou de carne fervente
- 5 colheres (sopa) de passata de tomate
- 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão
- Pimenta moída na hora
- Sal
- Retire a pele da linguiça e coloque sobre uma tábua, com uma faca pique a linguiça para que ela fique fina, se preferir coloque no processador e pulse algumas vezes.
- Aqueça uma panela de fundo largo adicione o azeite e a linguiça fresca e refogue bem, até que ela comece a grudar no funda da panela.
- Então adicione a cebola e o salsão e refogue para deixar a cebola transparente e soltar o sabor do refogado de linguiça que grudou no fundo.
- Adicione o arroz arbóreo, o açafrão, a passata de tomate e o vinho branco, deixe cozinhando até evaporar completamente o vinho, mexendo ocasionalmente.
- Regue com duas conchas de caldo fervente e mexa até evaporar, repita o processo, adicionando o caldo aos poucos e mexendo até que o arroz esteja no ponto "al dente".
- Quando o arroz estiver no ponto, é importante que ele esteja úmido, pois vai secar depois de descansar um pouco, então se necessário, acrescente mais uma concha de cado.
- Adicione a manteiga gelada e o queijo parmesão, misture e ajuste o sal, acrescente pimenta moída na hora e sirva.
- Na hora de servir decore com salsão, finalize com azeite e pronto.