Pães e Pizzas, Salgadas

Receita de Brioche da Chef Paola Carosella

Brioche, esse é um tipo de pão que eu ainda não havia preparado, afinal de contas esse pão amanteigado não está entre as receitas mais fáceis de se preparar, mas há alguns dias eu comprei o livro Todas as Sextas e decidir me arriscar na receita de brioche da Chef Paola Carosella.

O processo não é complicado, mas enquanto a batedeira preparava a massa eu achava que não iria dar certo, coloquei para descansar na geladeira e quando acomodei a massa na forma para crescer eu tinha certeza que não iria dar certo, pois a massa fica com uma aparência pesada, mas eu estava completamente enganada. Meu primeiro brioche ficou maravilhoso!

Depois de um tempo no forno, ele começou a crescer e uma linda e dourada crosta se formou na superfície e quando ficou pronto fomos presenteados com um brioche macio, muito amanteigado e com uma deliciosa crostinha.

Arrisque-se também e prepare essa receita maravilhosa, que pode ser servida com geleias, mas que fica maravilhosa para montagem de sanduíches.

Confira também as nossas receitas de cuca que podem te inspirar Cuca alemã de banana e doce de leite e Cuca de coco – Um receita tradicional e deliciosa.

Receita de Brioche da Chef Paola Carosella

Receita de Brioche da Chef Paola Carosella

 

Receita de Brioche da Chef Paola Carosella

 

Receita de Brioche da Chef Paola Carosella
 
Para fazer essa receita você precisa de uma batedeira com gancho para massas pesadas. Ela até pode ser feita a mão, mas você vai precisar de braço trabalhar a massa.
Autor:
Ingredientes:
  • 500 g de farinha de trigo
  • 60 g de açúcar
  • 15 g de fermento biológico seco
  • 25 ml de leite
  • 10g de sal fino
  • 5 ovos
  • 350 g de manteiga fria
  • 1 gema para pincelar
  • 3 colheres de leite e farinha para preparar a forma
Modo de fazer:
  1. Na tigela de batedeira coloque a farinha, o açúcar, o fermento e misture com uma colher.
  2. Adicione o leite e bata em velocidade baixa por 30 segundos em baixa velocidade.
  3. Batendo em velocidade baixa, comece a adicionar um ovo por vez, acrescente o sal sem parar de bater até obter uma massa homogênea e grudenta.
  4. Corte a manteiga em lascas e acrescente aos poucos sem parar de bater e sempre em baixa velocidade
  5. Bata até que a manteiga esteja totalmente integrada à massa.
  6. Assim que a massa estiver homogênea e com liga, cubra com um pano úmido e coloque na geladeira por no mínimo 4 horas, se possível faça de noite e deixe descansando para assar de manhã.
  7. Unte com manteiga e polvilhe farinha em uma forma de 10cmx30cm com 10cm de altura. Como eu não tinha o tamanho indicado usei duas formas menores.
  8. Coloque o brioche na forma e pressione para modelar e deixar a superfície uniforme.
  9. Cubra com um pano e deixe em local fechado para crescer por 2 horas.
  10. Em uma tigela pequena coloque a gema e as 3 colheres de leite e bata ligeiramente, pincele seu brioche.
  11. Leve para assar no forno preaquecido a 170C por aproximadamente 30 minutos.
 

Receita de Brioche da Chef Paola Carosella

 

Receita de Brioche da Chef Paola Carosella - Prepare na sua casa esse pão delicioso e amanteigado. O pão de brioche vai bem com geleias, para um sanduíche. Combina com café da manhã, lanche da tarde e piquenique. Confira a receita desse brioche maravilhoso e faça em casa.Receita de Brioche da Chef Paola Carosella - Prepare na sua casa esse pão delicioso e amanteigado. O pão de brioche vai bem com geleias, para um sanduíche. Combina com café da manhã, lanche da tarde e piquenique. Confira a receita desse brioche maravilhoso e faça em casa.