Manteiga caseira e pão de buttermilk
Hoje vou ensinar a preparar Manteiga Caseira e com o soro dela vamos fazer um delicioso Pão de Buttermilk.
Estamos acostumados a comprar muitos produtos, na hora de decidir como vamos nos alimentar, muitas vezes acabamos optando pela praticidade e compramos produtos que podemos fazer em casa e um desses produtos é a manteiga.
Eu fui criada com manteiga caseira, feita com a nata extraída do leite das nossas vacas e o sabor é único e incrível.
Depois que eu passei a morar em Porto Alegre sempre comprei manteiga e de vez em quando eu trazia uma manteiga congelada da casa da mãe, mas há alguns dias parei para pensar e concluí que não faz sentido comprar manteiga se posso fazer a minha.
A inspiração veio minha querida amiga Ariana do blog A Casa Encantada, há pouco mais de um ano a Ari está presente diariamente na minha vida, por mais que eu esteja no RS e ela em SP, temos muito em comum. Nós não queremos fazer receitas complicadas ou refinadas, buscamos resgatar a simplicidade, buscamos a valorização do alimento e ficamos felizes quando inspiramos nossos leitores a mudarem pequenos hábitos de alimentação. Enfim, essa amiga é um presente que esse mundo da blogsfera me deu que quero levar para a vida.
Voltando para a manteiga… Resgate o jeito antigo de fazer as coisas e de se alimentar, pois o sabor de uma manteiga preparada em casa fica incrivelmente melhor do que da manteiga industrializada e você ainda pode fazer um pão macio, mas muito macio com o buttermilk.
O buttermilk sempre aparece em receitas gringas e nada mais é que o líquido do preparo da manteiga, aqui no Brasil ele não é usado e acaba sendo descartado.
Você pode usar essa manteiga caseira para fazer essa deliciosa manteiga temperada.
Manteiga caseira
- 1 pote de nata (400g) ou de creme de leite fresco (500ml) - Em temperatura ambiente
- Você também vai precisar de água gelada e um papel toalha
- Coloque a nata no processador ou batedeira.
- Caso você use a batedeira, a manteiga vai respingar um pouco, então se a sua batedeira tiver tampa use-a, ou coloque um pano sobre a batedeira fazer menos sujeira.
- Em seguida comece a bater em velocidade alta, em alguns minutos você perceberá que a gordura irá começar a se separar do líquido, assim que se formar uma bola da manteiga você pode parar de bater.
- Despeje o soro (buttermilk) em um recipiente e usando uma espátula de silicone ou uma colher grande, pressione a manteiga para extrair qualquer restinho de soro que ainda tenha ficado e volte a despejar no recipiente.
- Agora forme uma bola com a manteiga.
- Para aumentar a durabilidade a manteiga precisa ser bem lavada, esse processo irá eliminar todo o soro. Então prepare uma tigela com água gelada, coloque a manteiga nessa tigela e comece a lavar massageando a manteiga com as mãos.
- No início a água ficará esbranquiçada, então repita o processo até que a água fique cristalina.
- Com um bom papel toalha, seque a bolinha de manteiga que estará firme por causa da água gelada.
- Acomode-a em um recipiente e guarde na geladeira.
- Se você preferir pode temperar com sal antes de guardar.
Pão de Buttermilk
Agora é hora de aproveitar o soro da manteiga e preparar um pão delicioso.
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- ½ colher (sopa) de sal
- ¼ de xícara de buttermilk
- 200 ml de água morna
- Farinha de trigo para finalizar
- Em uma bacia grande misture as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal. Faça um buraco no centro e despeje o buttermilk e a água. Comece a misturar os ingredientes com a ponta dos dedos.
- Integre bem os ingredientes até obter uma uma bola de massa homogênea, acrescente a quantidade de farinha para que a massa desgrude das mãos.
- Coloque a massa sobre a bancada polvilhada com farinha e sove por 10 a 15 minutos.
- Coloque a massa dentro da bacia, cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora ou até dobrar de volume.
- Leve a massa de volta para a bancada, amasse para expulsar o excesso de ar, modele o pão e leve para crescer por 30 minutos coberto por um pano.
- Leve o pão ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 35 minutos a 200C. Dois minutos antes de retirar do forno, pincele manteiga na superfície do pão e coloque-de volta, ele vai ficar bem douradinho.
- Coloque o pão sobre uma grade e deixe esfriar.
- Sirva com a sua deliciosa manteiga caseira.
Você fez essa receita de manteiga caseira?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Ficou perfeita a manteiga. Estou testando o pão
Que legal Jailma!
Fico muito feliz e espero que aproveite muitas outras receitas.
Como ficou o pão?
Fiz a receita de manteiga e todos adoraram! Ficou realmente maravilhosa!
Oi Silvana!
Que bom que vocês fizeram e aprovaram a receita de manteiga.
Muito obrigada!
Gostaria de saber a validade do Buttermilk na geladeira.
Oi Anelise!
Validade é sempre um assunto delicado, pois depende das condições, temperatura e lotação da geladeira.
Mas você pode consumir em até 5 dias com tranquilidade.
Beijo
Oi Eline!
Encontrei sua receita de pão de buttermilk e estou louca pra experimentar, mas posso substituir o fermento pelo fresco? Qual a proporção?
Muito obrigada desde já!
Oi Cristiane!
Fico feliz que tenha chegado até essa receita.
Com certeza, pode sim substituir, vai ficar ainda melhor.
Pode usar 15g do fresco.
Beijo!
Bom dia para fazer no processador eu bateria com a lâmina, ou a peça que bate claras em neve
Olá
Eu nunca fiz no processador, mas sei que tem gente que faz.
Eu usaria a lâmina, mas tem que testar mesmo.
Beijo
Oi Eline,
Também tenho feito um esforço em casa para comer alimentos saudáveis e feitos por nós mesmos. Adoro seu blog! Já fiz várias receitas, todas deliciosas! Tenho uma dúvida sobre a manteiga: trouxe da fazenda (congelado) alguns litros de leite puro, cru e sem ferver. Você acha que se eu fervê-lo consigo a nata para fazer a manteiga e o pão com buttermilk? Sou novata nesse universo homemade, rsrs
Olá Maíra!
Fervendo com certeza você não irá conseguir, pois a nata para manteiga é retirada com o leite cru em descanso na geladeira , pois a gordura tende a subir e cria uma camada na superfície. Não tenho certeza de como o leite congelado vai se comportar se você descongelar, pode ser que ocorra alguma mudança nas moléculas com o congelamento. Só testando para ter certeza.
Se tiver qualquer outra dúvida é só me chamar e parabéns por estar cuidando da alimentação de vocês.
Beijo!
Ei Eline, tudo bem?
Estou sempre fazendo suas receitas e aprendendo muito. Eu não sabia que a nata era o creme reitrado do leite sem ferver. Sempre fervo o leite antes, vou retirando a nata aos poucos após ir à geladeira e depois faço a manteiga e outras receitas com essa nata e fica uma delícia também. Mas foi muito bom aprender a forma correta. Fiz ontem ainda dessa forma e vou usar o buttermilk para essa receita do pão. Espero que fique bom também. BjO.
Oi Gilmara!
Que bom que você pode aproveitar as minhas receitas na sua casa. Essa troca de informações e aprendizado são muito importantes, eu também aprendo com vocês.
Nunca testei tirando a nata depois de cozida, mas acredito que retirar a nata com o leite fresco ajuda a ter uma nata mais fresca e consequentemente a manteiga fica melhor.
Espero que você tenha gostado do resultado. Se puder me conta.
Beijo
Olá Eline, eu tentei fazer a manteiga com a nata do leite mesmo porque consumismo o leite fresco da fazenda mesmo. Mas não saiu soro algum, eu bati por uns 5 minutos na batedeira orbital é a única coisa que aconteceu foi da nata encorpar totalmente ficando com a textura da manteiga só que um pouco mais mole. Quando coloquei na água gelada ela foi meio que se soltando e continua molinha. O que será que fiz errado?
Olá Agnes,
Eu já fiz essa manteiga milhares de vezes, sempre dá certo, teve apenas uma vez, eu também estava usando nata do leite que vem da casa dos meus pais e não consegui chegar na manteiga, obtive uma espécie de creme amanteigado. Até hoje eu não sei o que aconteceu.
Eu não sei explicar o motivo. Depois disso já fiz muitas vezes com a nata lá dos meus pais e sempre deu certo.
Beijos!
Olá fiz o pao de páprica nozes e uva passa. Adorei! Obrigada por responder a minha dúvida. Essa receita de manteiga achei joia demais. Em gramas quanto rendeu a sua com 500ml de creme leite fresco? Pode ser aproximado se não tiver pesado a sua quando fez. Lindo blog parabéns!
Oi Miriam
Que bom que você gostou do pão de páprica. Aqui em casa estamos apaixonador por ele.
Eu faço a manteiga com nata que tem mais gordura do que o creme de leite, da última vez que fiz eu comprei um quilo de nata e a receita rendeu aproximadamente 500 g de manteiga.
Usando o creme de leite, o rendimento deve ser um pouco menor.
Depois me conta se gostou e muito obrigada pelo carinho.
Oi Eline boa tarde,descobri seu blog no Pinterest,onde vc ensina um sal de vinho,,por sinal charmosíssimo e deve dar um sabor especial aos alimentos..acabei me inscrevendo no seu blog de tão atraente que ele é…gosto da sua idéia de comida boa,comida de verdade… já estive no Rio Grande do Sul, é muito lindo,fiquei em Torres,e lá pude conhecer a “Nata”que até hj sonho com ela,e tbm não sei descrever que preciosidade é essa aos meus familiares(pq qdo cheguei aqui em Goiânia toda maravilhada da viagem,claro que tinha várias coisas boas pra contar,e a nata foi uma delas,Rsrs)mas agora sei que é ou pode ser substituída pelo creme de leite fresco…delícia, delícia…esse sim encontro por aqui… quero fazer essa manteiga,e tbm me arriscarei no pão… espero aprender muito com suas postagens…obrigada!
Olá Aline.
Fico muito feliz por saber que o Pinterest te trouxe para o Mel e Pimenta, que bom que você gostou da receita do sal, é tão simples e tão charmosa né.
Que bom que você se inscreveu no blog, a ideia por aqui é essa mesmo, quero simplificar a vida das pessoas, mostrar que podemos preparar o nosso alimento mesmo sem tanto tempo à disposição, a melhor dieta é feita com comida de verdade.
Sim, aqui nós temos essa maravilha que é a nata, o sabor dela é único, é difícil descrever para que não conhece. Torres é uma cidade linda!!!
Com o creme de leite fresco fica perfeito, vai render um pouquinho menos, pois tem aproximadamente 5% a menos de gordura.
Arrisque-se no pão, vale a pena, eu não consigo mais comprar pão industrializado.
Fiquei muito feliz mesmo, grata por você ter dedicado um tempo do seu dia para deixar essa mensagem linda.
Um grande beijo!
Aline, sou de Goiânia também e andei muito pra achar a famosa nata, eu a encontrei no Atacadão (Passeio das Águas) da marca Frimesa. Última vez que comprei ficou por 5,90.
Dica maravilhosa. Depois que fiz a primeira vez, não compro mais manteiga. Mas entre a nata e o creme de leite fresco acho que fica melhor com a nata. Bjs, continue a nos inspirar.
Olá Alcileide
Que bom que gostou, aqui em casa também sempre temos manteiga agora.
com certeza, nada melhor que nata, pois ela tem um percentual de gordura superior ao creme de leite, por isso rende mais e é mais saboroso.
Fico feliz que esteja gostando e espero que aproveite as receitas do blog.
Beijo
Ola Aline!! Tudo bem?
Eu gostaria muito de fazer minhas proprias manteigas, o problema é encontrar a NATA IN NATURA. Não quero fazer com creme de leite. Se for fazer, gostaria de fazer com a nata. Voce sabe quem vende a nata in natura?
Grato;
PAULO
Olá Paulo!
Tudo bem?
Aqui em Porto Alegre é fácil de encontrar nata, ela não é exatamente in natura, mas mesmo assim é de ótima qualidade.
Para comprar nata fresquíssima, somente direto de produtores de leite.
Eu compro a nata em balde de 3,5k transformo tudo em manteiga e congelo em pedaços para facilitar na hora do consumo.
Você mora em que cidade? Aqui em Porto Alegre eu encontro nata em balde em uma casa de queijos e no Atacadão.
Abraço
Fiquei na dúvida agora, tenho os dois batedores, qual eu uso? Lâmina ou a de clara em neve?
Oi
Tens que usar o batedor em formato de raquete, pois o de claras em neve pode não resistir.
Caso não tenha esse batedor, use o de claras, mas vá devagar e acompanhe, pois a manteiga é pesada.
Beijo
E eu aqui toda emocionada!
Eli vc foi presente lindo que o universo mandou pra q minha vida fosse mais feliz, minhas ideias fossem mais claras e a vontade de resgatar o amor pelo alimento se renovasse a cada dia! Obrigado por sempre! Vc mora no meu coração!
E bota fazer esta manteiga maravilhosa!!!!
Minha amiga querida, é tão bom te ter pra me iluminar.
Quero te ter por perto sempre.
Beijo!!!