Nhoque de batata-doce com abóbora
Aqui em casa adoramos preparar nhoque e nem precisa ser no dia do nhoque da sorte, esse tipo de massa combina com os mais variados molhos e ainda podemos criar vários sabores. Hoje quero compartilhar com vocês o meu nhoque de batata-doce com abóbora japonesa.
Os nhoques foram preparados no sábado e servimos no almoço de domingo com um delicioso molho de carne de panela que ficou cozinhando lentamente até desmanchar completamente.
Você pode congelar os nhoques para ter essa opção prontinha sempre que quiser preparar, eles ficam perfeitos!!
Confira também outras receitas de nhoque que já foram feitas na cozinha do Mel e Pimenta Nhoque de batata-doce com espinafre, Nhoque de grão-de-bico, Nhoque de castanha portuguesa e batata e Nhoque de aipim.
O nhoque de batata-doce com abóbora tem essa linda cor, combina com vários tipos de molho, tem um sabor simplesmente incrível e ainda é rico em nutrientes. Prepare na sua casa também!
Nhoque de batata-doce com abóbora
- 500g de batata-doce cozida
- 500g de abóbora cabotiá (moranga) cozida
- 350g de farinha de trigo (aproximadamente)
- 2 gemas
- Noz-moscada
- Sal
- Em uma tigela coloque a batata-doce e a abóbora (ambas sem casca) e amasse muito bem usando um amassador de batatas ou garfo. Reserve até esfriar.
- Coloque as gemas, sal e noz-moscada a gosto e evolva bem os ingredientes usando uma espátula.
- Comece a adicionar a farinha aos poucos sempre usando uma espátula ou colher de pau para trabalhar a massa.
- Adicione a quantidade de farinha necessária para obter uma massa homogênea e que ainda grude levemente nas mãos, evite o excesso de farinha para o nhoque ficar leve.
- Polvilhe levemente uma bancada com farinha, peque um pequeno pedaço da massa e role sobre a bancada para obter um "rolinho" de aproximadamente 1,5 cm de espessura.
- Corte os nhoques no tamanho desejado e repita o processo até ter modelado todos os nhoques.
- Coloque-os em uma forma levemente enfarinhada e sem sobrepor o nhoques.
- Para congelar os nhoques, basta levar essa forma ao freezer e assim que eles estiverem congelados coloque-os em um saco e leve de volta imediatamente.
- Para prepará-los, leve ao fogo uma panela grande com água e sal. Assim que começar a ferve coloque os nhoques (10 a 15 por vez).
- Usando uma escumadeira retire o nhoque da água assim que ele subir para a superfície. Reserve até cozinhar todos os nhoques.
- Misture-os ao molho de sua preferência e sirva imediatamente.
Dicas para um nhoque perfeito:
- Para que o nhoque fique leve é importante usar a quantidade certa de farinha, o suficiente para dar liga e modelar.
- Use as mãos somente para modelar os nhoques, pois elas fazem com que os ingredientes liberem água que é inimiga de um bom nhoque.
- Escolha a forma ideal de cozinhar os vegetais para fazer a massa, opte por assar ou preparar no microondas para que eles fiquem menos úmidos. Deixe a abóbora sobre um papel toalha por alguns minutos para que ela fique mais seca.
Como assar batata-doce e abóbora no micro-ondas?
Batata-doce no micro-ondas: Lave bem as batatas mantendo a casca e escove bem. Envolva completamente as cada batata com papel toalha, molhe bem o papel, coloque em um prato e leve ao micro-ondas por 10 minutos, mas abra para vira na metade do tempo.
Abóbora no micro-ondas: Lave bem a casca da abóbora, corte a moranga ao meio, retire as sementes, envolva completamente uma metade da abóbora cortada com papel toalha e umedeça. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Se quiser preparar a outra metade é só repetir o processo.
O tempo necessário para os dois preparos pode variar de acordo com o modelo do seu equipamento e também pelas características do produto. Durante o cozimento abra o micro-ondas verifique se os vegetais estão macios.
E o molho?
O meu molho foi feito com uma tradicional carne de panela que ficou cozinhando até poder ser desfiada, ficou simplesmente delicioso, mas você pode usar o molho que mais gosta. Que tal com um bom molho pesto ou molho de queijo com nozes?
Fiz e amei! Muito bom mesmo! Mais uma receita testada e aprovada! Eline, você arrasa!
Oi Valquiria!
Você não imagina como receber teu retorno me deixa feliz!
Muito obrigada por confiar nas minhas receitas.
Beijo
Olá, esta receita me deu água na boca.
Sabe se há substituição da farinha de trigo? Por integral, de arroz, aveia…?
Muito obrigada por compartilhar esta receita.
Oi Paola!
Eu não fiz o teste com essa receita especificamente, mas já fiz um nhoque com farinha de arroz e deu super certo. A quantidade de farinha deve ser um pouco menor, mas tem que ir acrescentando e vendo.
Acho que com farinha de aveia também deve funcionar.
Beijo
Boa noite vc sugeriu molho de queijo e nozes que me deixou mega curiosa .
Vc poderia publicar esta receita desde ja agradeço tambem por essa receita mara de nhoque .
Olá Tatiane
Fico feliz que você tenha gostado da receita do nhoque.
Quando eu conseguir vou postar sim a receita do molho, mas é bem simples, então vou adiantar e explicar rapidamente como eu faço.
Em uma frigideira aqueço nata ou creme de leite, quando começa a ferver adiciono parmesão, também fica ótimo com gorgonzola, ajusto o sal, coloco pimenta preta e noz-moscada. Depois de derreter, misturo com o nhoque e nozes picadas.
Super simples e uma delícia.
Que fome!!