Café da Manhã, Doces, Faça em casa, Geleias

Geleia de abóbora caseira e deliciosa

Geleia de abóbora caseira é sinônimo de afeto, é o tipo de receita que simboliza comida de mãe e de vó, daquelas que são feitas no fogão a lenha lentamente.

A abóbora de pescoço é um ingrediente incrível para o preparo de doces, dentre eles existem alguns clássicos como o Doce de abóbora em cubos, aqueles que ficam mergulhados em calda e são durinhos por fora e macios por dentro, outra famosa combinação é a do Doce de abóbora com coco.

Normalmente as abóboras de pescoço são vendidas em pedaços por serem muito grandes, então você pode comprar um grande e preparar uma das receitas acima e essa geleia deliciosa.

Há alguns dias eu postei no instagram que estava fazendo essa geleia e percebi que essa receita não é tão comum quanto os clássicos acima, porém essa receita fez parte da minha infância, a minha mãe sempre fazia e por isso, fazer uma geleia de abóbora caseira só me traz boas lembranças.

Geleia de abóbora caseira

Geleia de abóbora caseira

 

Geleia de abóbora caseira e deliciosa
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Rendimento: 6 vidros
Ingredientes:
  • 1,5 k de abóbora de pescoço
  • 3 xícaras de água aproximadamente
  • 700 g de açúcar
  • 2 paus de canela
  • 2 cravos
Modo de fazer:
  1. Descasque a abóbora de pescoço, corte em cubos de aproximadamente 1,5cm.
  2. Coloque os cubos na panela, acrescente a água, o açúcar, o cravo e a canela.
  3. Leve a panela ao fogo tampada e cozinhe até que os cubos estejam bem macios, desmanchando mesmo.
  4. Se necessário você pode acrescentar mais água aos poucos para o cozimento.
  5. Com a abóbora completamente macia, deixe amornar, retire os cravos e a canela e reserve-os. Coloque no liquidificador e bata, a fim de obter um creme delicado e totalmente liso.
  6. Então, lave a panela, coloque o creme de abóbora, adicione o cravo e a canela reservados e leve ao fogo para ferver e apurar os sabores e evaporar qualquer excesso de líquidos e ficar com a consistência de geleia.
  7. Coloque a geleia bem quente em vidros esterilizados, tampe imediatamente e vire os vidros de cabeça para baixo. Deixe-os nessa posição até que eles esfriem totalmente, assim eles ficarão lacrados e a geleia vai durar mais.
  8. Guarde em local escuro.
  9. Lembre-se para que o vácuo funcione é indicado usar sempre tampas novas, caso não vá consumir com brevidade.
 

Receita de Geleia de abóbora caseira

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.