Doces, Sobremesas

Sobremesa de laranjinha kinkan em calda

A receita de hoje é essa deliciosa sobremesa de laranjinha kinkan, preparo é simples e o resultado maravilhoso, mas antes vou contar um pouco do que aprendi sobre essa fruta.

As laranjinhas kinkan são originárias da China e se espalharam por toda a Ásia, elas são muito populares no Japão, são consumidas em sobremesa e in natura. Pesquisas indicam que a chegou ao Brasil com os primeiro imigrantes japoneses, por isso, é muito cultivada em São Paulo.

Sobremesa-laranjinha-kinkan 3 baixa

Seu nome kinkan significa “laranja de ouro” e os japoneses acreditam que cultivo e o consumo dessa laranjinha tragam felicidade plena. Como felicidade nunca é demais vamos aproveitar e preparar essa compota deliciosa, cheia de cor, luz e muito sabor.

As frutas dessa sobremesa se mantém íntegras e sem sementes, logo abaixo eu ensino como fazer isso, assim você terá uma sobremesa linda, muito saborosa e sem aquele amargor excessivo. 

Sobremesa-laranjinha-kinkan 4 Baixa

Sobremesa de laranjinha kinkan

Ingredientes:

500 g de laranjinhas kinkan
2 xícaras de açúcar
3 fatias de gengibre sem casca (1/2 cm)
2 e 1/2 xícaras de água

 

Modo de fazer:

Leve ao fogo uma panela com água até ferver.

Enquanto isso, lave e seque as laranjinhas. Agora vamos fazer um processo importante para obter uma compota bonita, com frutas inteiras, mas sem sementes.

Usando uma faca afiada, faça de 5 a 8 cortes verticais em cada fruta. Veja a foto abaixo.

Sobremesa-laranjinha-kinkan Baixa

Coloque as laranjinhas na água fervente, ferva por 3 minutos, em seguida escorra e coloque-as as uma tigela de água gelada. Escorra muito bem as frutas, sem pressionar para não deformar.

Agora pegue cada laranjinha, pressione levemente para abrir um pouco e assim conseguir a extrair as sementes usando um palito ou faca pequena.

Laranjinha Kinkan

Leve ao fogo uma panela larga, de preferência com fundo grosso com 2 e 1/2 xícaras de água e o açúcar, assim que o açúcar estiver dissolvido, acrescente as laranjinhas e o gengibre.

Assim que começar a ferver você pode baixar o fogo, sempre que se formar uma espuma na superfície use uma colher para retirar. Deixe ferver assim até que as laranjinhas estejam macias e brilhantes, a calda também ficará bem brilhosa, mas ainda líquida. No meu caso a compota ficou pronta com 25 minutos de fogo.

Coloque a sobremesa em uma compoteira ou vidros esterilizados e guarde na geladeira.

Experimente servir essa delícia com queijo cottage, queijo branco. Também fica incrível com um sorvete com sabores suaves.

A receita vem do La Fuji /mama