Bolinhos, Bovina, Carnes, Lanches e Petiscos, Salgadas

Bolinho de carne assada

Sempre que assamos carnes ficamos com aquelas sobras que vão para o feijão, mas existe um jeitinho bem mais divertido de aproveitar essas carnes. Você pode transformar essas sobras em deliciosos bolinhos que podem ser congelados e preparados na hora que você quiser.

Além da carne bovina, eu também gosto de acrescentar carne suína, linguiça assada, é só usar a criatividade e preparar esse bolinho que é um dos meus preferidos.

Conheci essa receita há alguns anos no blog Brisando na Cozinha da minha querida amiga Carla, desde então sempre faço essa receita.

 

Bolinho de carne assada

Ingredientes:
300 g de sobras de carne assada, de panela ou churrasco
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
5 azeitonas sem caroço picadas
2 colheres (chá) de mostarda
6 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 tomate pequeno picado (sem sementes)
1/2 xícara de leite

Salsinha
Cebolinha
Sal e pimenta
Azeite de olivaPara empanar:
2 ovos
Farinha de rosca
Farinha de trigoModo de fazer:
Desfie manualmente ou passe a carne no processador até ficar com aspecto de carne desfiada e reserve.Em uma xícara, misture o leite com a farinha, dissolva bem, a ideia é obter uma mistura espessa e reserve.

Em uma panela refogue a cebola, o alho com um fio de azeite de oliva, em seguida adicione a carne e o tomate e continue refogando, adicione a mostarda e acrescente a mistura de leite com farinha, misture bem, mexendo sem parar até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela.

Desligue o fogo, adicione a salsinha, a cebolinha e as azeitonas. Ajuste o sal, apimenta e deixe esfriar.

Molde os bolinhos no formato que desejar, empane passando na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Você pode congelar ou preparar em seguida.

Da primeira vez eu fiz fritos e depois que comprei a minha fritadeira sem óleo passei a fazer nela e também podem ser assados. Sirva com uma boa pimenta.

Esses bolinhos ficam perfeitos acompanhados de uma boa cerveja, aqui eu escolhi a cerveja holandesa Op & Top Amarillo que recebi no meu kit mensal da OhMyBeer.