Arroz e Risotos, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Risoto de abobrinha

Como de costume, boa parte do meu tempo livre é dedicado à pesquisas relacionadas à gastronomia, em uma dessas andanças entre sites e livros encontrei essa receita que me chamou atenção e lá fui eu para a cozinha colocar em prática.

E o resultado? Confesso que esse risoto entrou para a lista dos meus queridinhos, é simplesmente maravilhoso, cremoso e com um sabor que arrancou suspiros. Não deixe de experimentar.

 

Ingredientes:
2 xícaras de arroz arbóreo (usei o carnaroli)
1/2 cebola branca bem picada – para o arroz
3 colheres (sopa) de manteiga
1 abobrinha italiana média picada em cubos
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1,5 litro de caldo de legumes (aproximadamente)
1 1/2 xícara de vinho branco seco
sal a gosto
Queijo parmesão ralado
Salsa picadinha para finalizar

Modo de fazer: 
Em uma frigideira doure a cebola e o alho com um pouco de azeite de oliva, adicione a abobrinha e cozinhe até ficar bem macia, ajuste o sal. Bata no liquidificador ou com o mixer até obter um purê e reserve.
Para o arroz, coloque 2 colheres de manteiga e a cebola para dourar, adicione o arroz e doure, em seguida coloque vinho branco e deixe evaporar mexendo, em seguida acrescente o purê de abobrinha. A partir desse momento você começará a acrescentar conchas de caldo fervente aos poucos mexendo sempre, lembre-se que o segredo de um risoto cremoso mexer sempre. Repita o processo com o caldo até obter o ponto ideal, ajuste o sal.
Desligue o fogo, acrescente a outra colher de manteiga, polvilhe o parmesão e a salsinha e sirva.

Se desejar, não coloque salsinha e rasgue algumas folhas de manjericão e espalhe sobre o arroz na hora de servir.A receita veio do blog Caldeirao da bruxa solar