Acompanhamentos, Bovina, Carnes, Salgadas, Tortas

Moussaka

Moussaka é um prato tradicional da culinária grega, mas como o nome é de origem árabe acredita-se que a origem dele da Turquia.

Conheci essa receita no livro Larrousse Cozinhas do Mundo – Mediterrâneo com algumas alterações, mas falando no resultado, só posso dizer que se você não conhece essa delícia deve providenciar já, pois é maravilhosa. Experimente!

Ingredientes:
700g de berinjela

1 cebola grande
1 lata de tomates pelados
500g de carne moída (bovina ou carneiro)
4 colheres (sopa) de farinha de rosca
100g de queijo parmesão ralado
Canela em pó
Noz-moscada
Azeite de oliva 
Pimenta
Sal

Para o molho béchamel
500ml de leite
35g de manteiga
35g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de creme de ricota
Noz-moscada
Canela em pó
Pimenta
Sal

Modo de fazer:
Tire o talo da berinjela e corte em rodelas de aproximadamente 0,5cm, tempere com sal e deixe em uma peneira por uma hora.

Recheio de carne:
Em uma frigideira coloque um pouco de azeite de oliva e adicione a cebola cortada em rodelas finas e refogue até ficar transparentes, adicione a carne moída e refogue muito bem, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e a canela em pó. Em seguida adicione os tomates pelados, misture bem e cozinhe com tampa e em fogo baixo por 40 minutos mexendo regularmente, caso seja necessário adicione um pouco de água durante o cozimento. Quando a carne estiver úmida mas sem líquidos, desligue o fogo e reserve.

Molho béchamel:
Coloque o leite para ferver. Em outra panela derreta a manteiga e adicione a farinha, deixe cozinhar por 4 minutos sem tostar, em seguidar adicione o leite mexendo bem com um fouet. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e desligue o fogo. Acrescente o creme de ricota misture bem e reserve.

Berinjela:
Aqueça o forno em temperatura alta e unte generosamente uma ou duas formas com azeite de oliva. Passe a berinjela rapidamente em água corrente, enxugue as rodelas com papel toalha e disponha-as organizadamente na forma, regue com mais um pouco de azeite de oliva e leve para o forno para gratinar. Assim que elas estiverem com os dois lados levemene dourados você poder retirar do forno.

Eu optei por fazer no forno para evitar frituras, mas se preferir você pode fritar a berinjela em óleo quente e seguir as mesmas intruções para montagem.

Para a montagem:
Unte um refratário, espalhe duas colheres de farinha de rosca, em seguida faça uma camada usando metade da berinjela, cubra com o molho de carne e polvilhe com parte do queijo ralado, disponha o restante das rodelas de berinjela, espalhe o molho béchamel e polvilhe o restante do queijo ralado misturado com o restante da farinha de rosca.

Leve ao forno em 150 graus por aproximadamente 1 hora, a superfície ficará levemente dourada.