Salgadas, Faça em casa, Molhos, Saudáveis

Tomates pelados caseiros – Fácil e Saudável

Tomates pelados são muito versáteis e uma ótima opção para facilitar a nossa vida na cozinha. O melhor de tudo, é que podemos fazer tomate pelado em casa. Eles são uma opção fácil de conservar tomate e muito saudável.

Tomate pelado é um tipo de conserva que normalmente é encontrada nas prateleiras dos supermercados, mas você pode comprar tomates bem vermelhinhos e fazer em casa. O preparo é muito simples, com poucas etapas você terá tomates deliciosos em casa para usar em seu molhos e nas mais variadas receitas.

Se possível, use tomates orgânicos, livres de agrotóxicos e de um produtor pertinho de você, pois quanto mais nós soubermos sobre o caminho que o alimento fez até chegar à nossa mesa, maior será o controle que temos sobre a nossa alimentação.

Outra forma prática de conservar tomates é fazendo Passata de Tomates, que nada mais é que um purê feito com o fruto, sem conservantes e temperos. Depois de fazer a passata, você pode aproveitar as sementes para fazer um ketchup maravilhoso.

 

Tomates pelados caseiros

Tomates pelados caseiros

 

5.0 from 1 reviews
Tomates pelados caseiros
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Aprenda a fazer tomates pelados caseiros
Autor:
Categoria: Conservas
Cozinha: Econômica
Rende: 5 vidros
Palavras-Chave:
como fazer tomates pelados, tomate pelado feito em casa, Tomates pelados, tomates pelados caseiros,
Ingredientes:
  • 2 kg de tomates italianos bem maduros
  • Água e gelo
Modo de fazer:
  1. Comece higienizando os tomates. Coloque-os em uma tigela e coloque a quantidade de água suficiente para cobri-los, para cada litro de água adicione 1 colher (sopa) de água sanitária e deixe descansando por 15 minutos.
  2. Depois dos 15 minutos, descarte o líquido e lave cada tomate em água corrente.
  3. Leve ao fogo uma panela grande com água e tampe até ferver.
  4. Enquanto isso faça um corte em cruz na base de cada tomate.
  5. Prepare uma tigela grande com água e bastante gelo.
  6. Assim que a água da panela estiver fervendo, adicione os tomates, no máximo 6 unidades por vez. Deixe-os na água fervente por aproximadamente 2 minutos, retire-os da água usando uma escumadeira e coloque imediatamente na água gelada. Esse choque térmico fará com que a pele solte.
  7. Em seguida retire a pele dos tomates.
  8. Agora vamos preparar os vidros, o ideal é que você opte por vidros e tampas nunca usados, como eu não tinha vidros novos acabei escolhendo os melhores. Coloque os vidros e as tampas dentro de uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo uma panela com os vidros que você irá usar e deixe ferver por cinco minutos.
  9. Retire os vidros com cuidado e deixe escorrer e secar naturalmente, sem contato com pano.
  10. Agora acomode os tomates dentro do vidro pressionando para que fiquem bem encaixados. Se necessário, esmague com um garfo algum tomate para completar os vidros com suco e a polpa para completar o vidro, deixando a cerca de 1 cm da borda. Feche bem os vidros.
  11. Coloque um pano de prato dentro da panela com água que você esterilizou os vidros, em seguida acomode os vidros com os tomates pelados. Esse processo evitará que os vidros quebrem em função da temperatura. Deixe ferver em fogo baixo por 30 minutos.
  12. Retire os vidros da água e acomode-os sobre uma tábua de carne ou alguma outra superfície para evitar o choque térmico. Deixe esfriar naturalmente.
  13. Quando os tomates estiverem totalmente frios, ao dar batidinhas na tampa você deve ouvir um som oco. Isso significa que não há mais oxigênio dentro do vidro e por isso, seus tomates vão durar por muito tempo.
 

Tomate pelado em imagens

Tomates pelados caseiros

 

Tomates pelados 2 Baixa 2

 

Tomates pelados 3 baixa 2

 

Tomate pelado em casa

 

Tomates pelados caseiros

 

Conservação e rendimento

Eles podem ser guardados fora da geladeira por até seis meses.

A receita rendeu 3 vidros médios e 2 pequenos. Eles estão guardados em um armário há dois meses, dos cinco vidros um apresentou bolhas de ar dentro depois de algumas semanas e os outros estão perfeitos.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Tomate pelado em casa – Fácil e Saudável

 

Tomates Pelados 1

 

 

9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: