Acompanhamentos, Massas, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Penne ao molho de iogurte com ervilhas e nozes

Estamos acostumados a preparar massas com os clássicos e deliciosos molhos da culinária italiana, mas podemos nos aventurar por outros caminhos e descobrir novos sabores.

A dica que estou trazendo hoje é inspirada em uma receita palestina que vi no livro Jerusalém Sabores e Receitas. Usei a ideia como base e preparei a minha versão, usando ingredientes fáceis de encontrar por aqui. O resultado é uma massa com molho delicado, leve e incrivelmente saboroso. Eu fiquei encantada com o resultado.

 

Penne ao molho de iogurte com ervilhas e nozes

Ingredientes:
200 g de penne (usei o mini)
1 pote de iogurte natural ou grego (170 g)
1 xícara de ervilha congelada
1 dente de alho
1 colher de azeite de oliva
Queijo ralado
Nozes quebradas
Sal e pimenta
Noz-moscada

Modo de fazer:
Leve ao fogo uma panela com água e sal.

Coloque a ervilha em uma peneira, passe por água corrente para retirar os cristais de gelo que se formam e deixe escorrendo na peneira.

No liquidificador coloque o iogurte, o dente de alho, 1/2 xícara de ervilhas, o azeite de oliva, uma pitada de sal e bata até obter uma mistura totalmente homogênea.

Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem.

Enquanto isso, leve ao fogo uma pequena panela com o restante das ervilhas e ferva por 3 minutos e escorra.

Assim que a massa estiver pronta escorra, coloque-a de volta na panela (não ligue o fogo novamente para não talhar o iogurte).  Adicione o molho de iogurte, as ervilhas, um pouco de queijo parmesão ralado, rale noz-moscada e misture bem. Experimente, ajuste o sal, adicione pimenta moída na hora, polvilhe nozes quebradas e folhas de manjericão rasgadas.

Pronto, agora é só servir.