Entradas, Faça em casa, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Pasta indiana de lentilha e ervilha

Essa pasta de origem indiana é daquelas que tem o poder de deixar todos que a experimentam com muita dúvida, é totalmente intrigante, é difícil de identificar os sabores. Por mais que leve uma grande quantidade de coentro ele se mistura aos outros ingredientes e vira um delicado coadjuvante.

O sabor marcante da lentilha e ervilha com todos os outros temperos deixa essa pastinha com sabor único e diferenciado. Ela é perfeita para servir de entrada com pão sírio, em sanduíches e assim por diante.

 

Pasta indiana de lentilha e ervilha

Ingredientes:
1 xícara (chá) de ervilhas partidas
1 xícara (chá) de lentilhas
1/3 xícara (chá) de óleo de oliva

1 xícara (chá) de cebola roxa picada
2 colheres (sopa) de alho picado
2 colheres (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de noz-moscada
1 xícara (chá) de coentro fresco (somente as folhas)
5 colheres (sopa) de suco de limão siciliano ou 4 do limão thaiti
1 pimenta dedo-de-moça picada (a gosto)
1 pitada de sal e pimenta do reino, a gosto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Modo de fazer:
Leve ao fogo uma panela grande com a lentilha e as ervilhas cobertas por água, coloque um pouco de sal e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora, até que fiquem macias.
Escorra os grãos, lembre-se de evitar o desperdício. Eu aproveitei o rico líquido do cozimento para fazer uma sopa no dia seguinte.
Aqueça bem uma frigideira grande, coloque o 1/3 de azeite de oliva e a cebola e refogue por três minutos, até a cebola ficar transparente, acrescente o alho e refogue por mais um minuto, coloque o cominho e a noz-moscada e deixe no fogo mais um minuto.
Assim que os grãos e a cebola já estiverem mornos, coloque-os no processador e bata com o coentro, o limão, o restante do azeite e a pimenta. Bata até obter uma mistura lisa e homogênea, ajuste o sal e a pimenta moída na nora, se achar necessário acrescente um pouco mais de limão e pronto.

Guarde na geladeira e retire uma hora antes de servir.A receita é da Rita Lobo.