Massas, Molhos, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Molho de cenoura e beterraba

Há um tempo atrás, circulando pela internet, encontrei uma receita de molho de cenoura com beterraba para usar em massas, achei poderia ficar gostoso, mas não dei muita atenção. Eu já tinha até esquecido e esses dias dei de cara com essa receita novamente, então fui para a cozinha testar o tal molho da Bela Gil.

Gostamos muito do resultado, é um molho rico, espesso e com um sabor delicioso. Usei de duas formas, da primeira vez eu finalizei o cozimento da massa dentro do molho, a massa ficou bem saborosa e tingida pelas cores dos vegetais. No segundo teste eu coloquei o molho sobre a massa para não ter alteração de cores. As duas versões ficaram uma delícia!
Esse molho também é uma ótima opção para as mães que têm dificuldade de inserir vegetais na alimentação da criançada.

 

 

Molho de cenoura e beterraba

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 cenouras
½ beterraba grande
½ cebola picada
2 dentes de alho picado
1 colher (chá) de vinagre de maçã
2 colheres (sopa) de shoyu
3 copos de água
1 colher (sobremesa) de orégano seco
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
Sal

½ xícara manjericão fresco picado
Manjericão fresco para finalizar
Modo de fazer:
Descasque as cenouras e a beterraba e corte em cubos médios.
Aqueça uma frigideira com azeite de oliva, coloque a cebola e refogue até ficar transparente, adicione o alho, a cenoura e a beterraba, refogue rapidamente.
Acrescente a água, o louro, o orégano, o vinagre, o shoyu, um pouco de sal, o manjericão e tampe a panela. Cozinhe em fogo baixo até que a cenoura e a beterraba estejam macias, leva aproximadamente 30 minutos. Se necessário acrescente mais água.
Bata a mistura no liquidificador ou processador até obter um molho encorpado. Coloque o molho em uma panela, volte ao fogo por 5 minutos, ajuste o sal, coloque a noz-moscada e pronto.
Na hora de servir a massa, rasgue o restante do manjericão e misture com o molho.