Doces, Sobremesas

Duo de queijos com molho de frutas vermelhas

Há algumas semanas eu falei por aqui que iria ministrar duas oficinas na cidade de Vacaria / RS, essas aulas aconteceram durante a feira que promove as frutas vermelhas que são produzidas na região. Foi a minha primeira vez dando aula de culinária e eu saí de lá realizada pela oportunidade de poder compartilhar e aprender.

Hoje quero compartilhar com vocês uma das receitas que preparei na aula, esse doce é uma espécie de mousse, delicado, aveludado, doce na medida certa e simplesmente delicioso.

O molho de frutas fica lindo, pois como tem tempo de cozimento muito curto, as frutas mantêm a cor vibrante e o frescor das frutas vermelhas.

Na lista de ingredientes tem o queijo mascarpone, que é muito caro, mas eu coloquei o link com a receita, pois você pode fazer esse queijo em casa. Fica perfeito!!!

 

Duo de queijos com molho de frutas vermelhas

Ingredientes para o molho:
2 xícaras de frutas vermelhas (usei amora e morango)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de água

Ingredientes para o duo:
100 g de cream cheese
100 g de queijo mascarpone (usei caseiro)
100 g de açúcar de confeiteiro
150 ml de creme de leite fresco

Modo de fazer:
Para fazer o molho: Corte as frutas vermelhas ao meio, coloque em uma panela com o açúcar e água e leve ao fogo baixo. Assim que começar a ferver conte 5 minutos, desligue o fogo e deixe esfriar.

As frutas ficarão macias, mas ainda inteiras. Coloque a mistura no liquidificador e pressione pulsar ou bater duas vezes e pare imediatamente. A ideia é dar uma quebrada nas frutas, mas mantendo seus pedaços. Leve para a geladeira.


Para fazer o duo: Em uma tigela alta coloque o cream cheese, o queijo mascarpone, e o açúcar confeiteiro. Misture delicadamente até que todos os ingredientes estejam bem integrados e sem grumos de açúcar. Coloque na geladeira.

Coloque o creme de leite fresco na tigela da batedeira até que fique firme. Não bata demais, pois pode virar manteiga.

Usando uma espátula e com muita delicadeza, misture o creme de leite batido com o creme de queijos e açúcar confeiteiro.

Montagem: Em taças ou travessas alterne camadas do duo de queijos e o molho de frutas, finalizando com o molho. Você pode decorar com frutas vermelhas, hortelã.

Conheci essa receita no blog Alquimia dos Tachos e fiz as minhas adaptações.

 

 

Duo de queijos e frutas vermelhas

Duo de queijos e frutas vermelhas