Carnes, Hambúrgueres, Lanches e Petiscos, Salgadas

Hambúrguer de linguiça defumada | Winelands

O hambúrguer é um prato que representa a globalização, ele está presente em todos os continentes e todas as culturas. Atualmente esse lanche está ganhando mais espaço saindo das lanchonetes de fast food e fazendo parte da gastronomia com o uso de ingredientes frescos, requintados e saborosos.

Normalmente o hambúrguer é consumido acompanhado de refrigerantes e cervejas, mas um hambúrguer bem feito pode sim ser acompanhado de um vinho de qualidade e bem selecionado, por isso, hoje teremos essa harmonização muito especial com um dos vinhos da Winelands.

Nessa seleção a Winelands enviou vinhos espanhóis, o Melhog La Mancha, um tempranillo de coloração violeta com aromas frescos e frutados e o L’axelia Tempranillo Crianza, que é um vinho que harmoniza bem com carnes e defumados.

Para essa harmonização eu optei por preparar um delicioso hambúrguer defumado e totalmente caseiro para harmonizar com o vinho L’axelia Tempranillo Crianza, que é um vinho que além dos aromas frutas apresenta sabores que lembram defumados e terra molhada.

Visite o site da Winelands e confira como você pode fazer parte desse clube.

 

Hambúrguer de linguiça defumada

Ingredientes para o hambúrguer:
600 g de linguiça fresca defumada
400 g de carne bovina moída (fraldinha ou patinho)
1 cebola média picada
1 dente de alho picada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Ervas frescas (manjerona, rosmarino)
Sal e pimenta moída


Molho de picles:
1 ovo cozido
Óleo de girassol (1/2 xícara aproximadamente)
Picles a gosto (usei meio vidro)
3 picles pequenos finamente picados
Salsinha (apenas folhas)
1/4 xícara de leite bem gelado (deixe no freezer)

½ dente de alho moído

SalPara a montagem:
6 pães de hambúrguer (preparei essa receita em casa)
Queijo (mussarela ou lanche)
Tomate
AlfacePara acompanhar eu preparei batatas rústicas na air fryer.

Modo de fazer:

Molho: Coloque o leite no liquidificador e comece a bater, adicione o sal e aos poucos vá adicionando o óleo até obter uma mistura consistente, nesse momento acrescente o alho, e coloque alguns picles, a salsinha e adicione o ovo cozido (clara e gema). Bata bem até obter uma mistura lisa e bem cremosa, experimente e se necessário acrescente mais picles.

Assim que o molho estiver agradável ao seu paladar, desligue o liquidificador e adicione o restante dos picles picadinhos para dar textura ao molho.

Reserve na geladeira.

Hambúrguer: Faça um corte na pele da linguiça e retire todo o conteúdo, descarte a pele. Em uma tigela coloque misture todos os ingredientes, você vai ter que colocar a mão na massa para misturar bem os ingredientes. Assim que você chegar a uma mistura uniforme é hora de moldar os hambúrgueres.

Cada hambúrguer deve ter de 170 a 180 g. Eu uso uma forminha de 12 cm para moldá-los, mas você pode fazer isso manualmente.

Depois de moldar, coloque-os em uma travessa e leve para o freezer por 20 minutos ou para a geladeira.

Para o preparo eu optei por fazer na grelha da churrasqueira para que eles ficassem ainda mais defumados. Deixamos assando por 7 minutos em cada lado e é claro que isso vai depender de cada situação, como a linguiça é feita com carne suína, é importante que o hambúrguer fique bem cozido por dentro e ao mesmo tempo suculento.

Se você preparar na frigideira comece aquecendo-a muito bem antes de começar o preparo, o tempo de preparo é aproximadamente o mesmo da churrasqueira.

Nos últimos dois minutos de cozimento você pode colocar o queijo sobre o hambúrguer para que ele fique bem derretido.

Agora é só montar os hambúrgueres. Capriche no molho, pois fica uma delícia.