Bovina, Carnes, Salgadas

Iscas de filé com molho cremoso no pão

Hoje é dia de receita especial, é um prato preparado com todo o carinho para brindar à vida com os vinhos espetaculares enviados pela Winelands. Esta seleção me chamou a atenção, pois recebi dois vinhos croatas, eu como aprendiz no mundo dos vinhos não sabia da tradição vitivinícola da Croácia.

Os dois vinhos da seleção são tintos sendo que o Mercks Krauthaker é composto pelas castas Cabernet e Merlot e o vinho Paralela Red Cuvée uma mistura de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir.

Para esta harmonização escolhi o Mercks Krauthaker, vinho que ficou por 16 meses em barricas de carvalho, com coloração rubi e escuro profundo, apresenta notas de café, couro e especiarias. Devido a essas e outras características é um vinho indicado para ser servido com carnes que podem conter um pouco de gordura. Com essas informações decidi criar um prato usando a carne magra do filé mignon, mas inserindo ingredientes que conferem um pouco de untuosidade e resultando em um molho aveludado e delicioso.

 

Iscas de filé com molho cremoso no pão

Ingredientes:
4 pães cervejinha ou italiano redondos (10 cm)
500 g de file mignon em iscas
70 g de bacon em cubinhos
1 cebola grande picada
2 dentes de alho
60 ml de vinho tinto seco
3 ramos de manjerona
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de passata de tomate
2 e 1/2 xícaras de caldo de carne (prefira sempre o caldo caseiro)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de fazer:
Em uma panela ou frigideira de fundo grosso coloque o bacon e frite-o na própria gordura até ficar douradinho. Adicione a cebola, a manjerona e o alho e refogue rapidamente, adicione a carne e refogue até secar os líquidos da panela. Nesse momento regue com o vinho e cozinhe até evaporar completamente.

Assim que a panela estiver sem líquidos e os ingredientes começando a grudar, com o fogo baixo adicione a passata, a manteiga e a farinha mexendo vigorosamente por aproximadamente três minutos. A farinha vai começar a grudar no fundo, é assim mesmo esse processo se chama roux.

Em seguida adicione metade do caldo mexendo para incorporar os ingredientes e aos poucos vá adicionando o caldo até chegar à consistência desejada.

A minha sugestão é que se obtenha um molho aveludado e levemente espesso, pois se ficar muito líquido pode encharcar e deformar o pão.

Assim que obtiver a textura ideal adicione o creme de leite e desligue em seguida. Descarte os galhos de manjerona.

Retire a “tampa” superior dos pães, usando uma colher e delicadeza retire o miolo sem romper as laterais ou fundo. Coloque a carne dentro dos pães, polvilhe pimenta moída na hora, decore com folhinhas de manjerona e sirva com um bom vinho tinto.